Cursos e Oficinas de Arte

.

Inscrições abertas para o Workshop de Cenografia que acontecerá de 14 a 17 de maio.

Ministrante: Neno Brazil

(Veja mais informações sobre esse workshop na área de notícias deste site.)

___________________________

Inscrições para oficina de História do Teatro, até 11 de abril.

Ministrante: Carmen Fossari.

___________________________

Ainda há vagas para a Oficina de Teatro para Adolescentes. Inscrições no dia 5 de abril de 2018

Ministrante: Andréa Padilha.

___________________________

Estão abertas as inscrições para a Oficina de Curadoria em Artes Visuais, até dia 29 de março de 2018.

Ministante: Kamilla Nunes

OFICINAS DE TEATRO – 2018-1

O Departamento Artístico Cultural (DAC), da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte), da UFSC está com inscrições abertas para a Oficina de Curadoria em Artes Visuais, para este semestre.  A oficina será ministrada pela curadora e crítica de arte Kamilla Nunes e tem início no mês de abril. As inscrições estão abertas para toda a comunidade (interna e externa da Universidade) até o dia 29 de março. O pagamento é em taxa única de inscrição, sem mensalidade.
OFICINAS DE TEATRO (ADULTO E ADOLESCENTE)

PRIMEIRO SEMESTRE DE 2018

Para o primeiro semestre de 2018, o Departamento Artístico Cultural (DAC), da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte), da UFSC oferece a Oficina Permanente de Teatro (adulto, em três turmas) e a Oficina de Teatro para Adolescentes (uma turma), que são abertas à participação de alunos, servidores técnico-administrativos e docentes da UFSC, e pessoas da comunidade.

OFICINA PERMANENTE DE TEATRO (OPT)

Inscrição: Teatro da UFSC, dia 20/03/2018, às 20 horas

A Oficina Permanente de Teatro (OPT), vinculada ao Departamento Artístico Cultural da UFSC, vem sendo realizada há mais de três décadas e tem por objetivo uma vivência na área das Artes Cênicas compreendendo o estudo teórico e a vivência teatral. Possui uma grade disciplinar básica em que se desenvolve a metodologia “de como ser para representar outro ser”. A cada turma, dependendo da vocação do grupo aí formado, realiza o processo de montagem seguindo a tendência natural do grupo e vivências. Depois desta etapa, os alunos, que de fato sintonizam sua vocação, podem integrar o elenco do Grupo Pesquisa Teatro Novo da UFSC. A Oficina e o Grupo são coordenados por Carmen Fossari.

Neste semestre, a Oficina Permanente de Teatro (OPT) oferece três turmas:

Turma I (veja: ementas e ministrantes) com as disciplinas (oficinas) de História do Teatro, com Carmem Fossari, e Máscara Neutra Expressiva– Confecção e Uso, com Nei Perin, nas segundas e quartas-feiras das 19:30 às 22:00 horas.

Turma II (veja: ementas e ministrantes)  com as disciplinas (oficinas): Improvisação Teatral, com Mhirley Lopes, e Caminhos para o Jogo e a Cena, com Everton Lampe, nas terças e quintas–feiras das 19:30 às 22:00 horas.

Turma III (veja: ementas e ministrantes)  com a disciplina (oficina) de Expressão Corporal, com Mhirley Lopes, nas quartas-feiras das 09:00 às 12:00 horas.

A Oficina Permanente de Teatro realiza suas atividades na formação do ator/cidadão e possibilita o registro do ator/atriz.

Inscrições:

As inscrições acontecem no Teatro da UFSC, no dia 20/03/2018, às 20:00 horas, onde ocorrerá a apresentação do projeto e a atividade prática.

Requisito: Somente candidatos com idade igual ou superior a 18 anos.

Havendo saldo de vagas as inscrições poderão ser realizadas até o início das atividades.

Procedimentos para matrícula:

Preencher a Ficha de Inscrição  e entregá-la (em dias e horários de realização da oficina), na Coordenação do Projeto Cursos e Oficinas Livres de Arte do DAC, quando será emitido Boleto Bancário para o pagamento da taxa de inscrição. Após o pagamento apresentar o comprovante na Coordenação para efetivar a inscrição.

Duração da Oficina: de 26/03/2017 a 07/06/2017

Requisitos: Maiores de 18 anos

Vagas (por turma da OPT): 35 – mínimo 20

Inscrições no dia 20/03/2018 às 20:00 horas no Teatro da UFSC.

Valores das Oficinas (OPT)  (taxa única, sem mensalidade):

Turma I (OPT)   –  R$ 250,00

Turma II (OPT)  –  R$ 400,00

Turma III (OPT) –  R$ 250,00

OFICINA DE TEATRO PARA ADOLESCENTES (OTA)

Inscrição: Teatro da UFSC, dia 20/03/2018, às 14 horas

Para jovens da comunidade, na faixa etária de 13 a 20 anos. Na Oficina de Teatro para Adolescentes, as aulas são focadas principalmente em jogos teatrais e jogos de integração grupal para desinibir os alunos e, assim, trabalhar em conjunto a consciência corporal e espacial cênica. Para que o trabalho tenha um bom resultado é preciso que os alunos se sintam à vontade para se expressarem e, assim, as experimentações poderem ser exploradas a partir da realidade e especificidades de cada participante. A Oficina tem a coordenação didática de Zélia Sabino.

Ministrante: Andréa Padilha (veja: ministrante e coordenadora)

Inscrições:

Os interessados deverão comparecer no Teatro da UFSC, Praça Santos Dumont, Trindade, no dia 20/03/2018, terça-feira às 14 horas para realizar as inscrições.

Procedimentos para matrícula:

Preencher a Ficha de Inscrição e entregá-la (em dias e horários de realização da oficina), na Coordenação do Projeto Cursos e Oficinas Livres de Arte do DAC, quando será emitido Boleto Bancário para o pagamento da taxa de inscrição. Após o pagamento apresentar o comprovante na Coordenação para efetivar a inscrição.

Duração da Oficina: de 29/03 a 07/06/2018

Horário: Quintas-feiras das 14:00 às 17:00h.

Carga Horária: 30 horas

Número de alunos: 20 vagas – mínimo 12.

Requisitos: Somente candidatos na faixa etária de 13 a 20 anos.

Valor da Oficina (OTA) (taxa única, sem mensalidade):

Teatro para Adolescentes – R$ 250,00

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx