Coral e Madrigal da UFSC participam do V Encontro de Corais da Associação Coral Hospital Florianópolis, dia 8/7

06/07/2018 00:00

O Coral e o Madrigal da UFSC — projetos musicais permanentes do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte) da UFSC — apresentam-se no domingo, 8 de julho, às 16h, na Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), participando do V Encontro de Corais da Associação Coral Hospital Florianópolis. O encontro reunirá nove corais das cidades de Florianópolis, São José, Agrolândia e Alfredo Wagner. O ingresso para o evento pode ser trocado por um quilo (1Kg) de alimento não perecível na recepção da FIESC em horário comercial ou reservado pelo telefone (48) 3231-4100

O Madrigal se apresenta com repertório de músicas internacionais de compositores como Hugo de La Veja, John Lennon e Paul MacCartney e tradicional Spiritual; o Coral apresenta um repertório de músicas da Bossa Nova, de compositores como Tom Jobim e Vinícius de Moraes.

Coros da UFSC

O Coral da UFSC mantém as suas atividades desde 1963 com expressiva atuação no movimento coral catarinense e brasileiro, realizando um repertório voltado para a música nacional. Tem como objetivo principal promover e difundir o canto coral, bem como contribuir com a integração e a extensão cultural da Universidade. Pretende também levar a seus coralistas conhecimento teórico e prático, num processo de aprendizagem e valorização da arte musical através do canto. Atualmente o Coral possui cerca de 45 componentes e é formado por alunos, docentes e técnico-administrativos da UFSC, bem como por pessoas da comunidade externa.

O Madrigal da UFSC foi criado em 2009; o projeto tem por objetivo fomentar e difundir a música vocal e instrumental, proporcionando aos músicos em potencial, que fazem parte dos cursos de graduação da Universidade, um espaço para desenvolverem seus potenciais artístico-musicais. Os projetos também visam divulgar a música erudita e popular, através de apresentações, e com isso incentivar a formação e a cultura local. Os alunos de graduação da UFSC que participam do projeto podem contar com o auxílio de uma Bolsa Cultura.

Esses grupos musicais são atividades permanentes do Departamento Artístico Cultural (DAC), da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e são coordenados pela regente Miriam Moritz.

Sobre a Regente

Miriam Moritz é natural de Florianópolis (SC), formou-se em música pela UDESC, em 1987; em 2003 finalizou seu curso de especialização em musicoterapia pela UNISUL; em 2014 concluiu o curso de mestrado pela UFSC com pesquisa sobre Música Brasileira. Antes de ingressar na UFSC, permaneceu por cinco anos na Europa, onde atuou como flautista em diversos locais de Portugal e Espanha. Aprovada em concurso público, é regente do Coral da UFSC desde 2004.

Repertórios

MADRIGAL

Alfonsina y el mar – Compositor/Arranjador: Hugo de La Vega

Penny Lane – Compositor/Arranjador: Jonh Lennon e Paul McCartney. Arr: Bob Chilcott

Elijah Rock – Compositor/Arranjador: Tradicional Spiritual. Arr: Moses Hogan

CORAL

Insensatez – Compositor/Arranjador: Tom Jobim. Arr: Poty Fontenelle

Água de Beber – Compositor/Arranjador: Tom Jobim e Vinícius de Moraes. Adaptação: Rafael Vargas e Marcio Buzatto

Este seu Olhar – Compositor/Arranjador: Tom Jobim/Islêne Leite

Associação Coral Hospital Florianópolis

O grupo foi fundado em 03 de agosto de 1996 com o nome de Coral Hospital Florianópolis. Em 2004, passou a ser chamado de Associação Coral Hospital Florianópolis. Desde a sua fundação, o coral tem procurado promover, através da música, a integração dos servidores daquela unidade hospitalar administrada pela Secretaria de Estado da Saúde. Sob a regência do maestro Fernando De Carli, o coral hoje tem cerca de 40 cantores, começou com funcionários do hospital e hoje está aberto a toda comunidade.

Visite: https://www.facebook.com/pg/AssociacaoCoralHospitalFlorianopolis/about/?ref=page_internal

SERVIÇO

O QUÊ: Participação do Coral e do Madrigal da UFSC no V Encontro de Corais da Associação Coral Hospital Florianópolis

ONDE: Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), Rodovia Admar Gonzaga 2765, Itacorubi, Florianópolis (SC)