Departamento Artístico Cultural realiza Concerto de Encerramento do Curso de Violino, nesta terça, 5/12

05/12/2017 00:08

Acontece nesta terça-feira, dia 5 de dezembro, às 19h30, o “Concerto de Encerramento do Curso de Violino” com a participação de alunos do Curso e com a Orquestra de Câmara da UFSC.

O repertório inclui peças de autores brasileiros e internacionais; peças eruditas e populares. Haverá peças que serão executadas, juntamente, pelos alunos do Curso de Violino e pela Orquestra de Câmara, e haverá outras que serão executadas somente pela Orquestra.

O concerto acontece no Anfiteatro do Espaço Físico Integrado (EFI)* da UFSC, Campus Florianópolis (Trindade), é gratuito e aberto à comunidade.

Oficina de Instrumentos de Cordas

O projeto Oficina de Instrumentos de Cordas (Violino e Violoncelo), parceria entre a UFSC e a UDESC, é coordenado pela regente musical Miriam Moritz, do Departamento Artístico Cultural (DAC), da Secretaria de Cultura e Arte da UFSC, juntamente com o professor João Titton, do Curso de Bacharelado em Música do Centro de Artes da UDESC.

O objetivo do projeto é proporcionar aulas de instrumento em grupo para jovens e adolescentes interessados em aprender ou aprimorar-se no instrumento, bem como uma formação continuada aos participantes e bolsistas da Orquestra de Câmara da UFSC.

O projeto é realizado durante o ano, com aulas semanais, gratuitas, mas os candidatos já devem possuir o seu próprio instrumento musical. O projeto também oportuniza a capacitação dos bacharelandos do Curso de Música da UDESC na carreira de professor, já que esses são os ministrantes das oficinas, orientados pelo professor Titton.

Orquestra de Câmara da UFSC

O projeto cultural permanente Orquestra de Câmara da UFSC têm por objetivo fomentar e difundir a música instrumental, proporcionando aos músicos em potencial, que compõem o corpo estudantil desta Universidade, espaço para desenvolverem seus potenciais artístico-musicais. O projeto também visa divulgar a música erudita e popular, através de apresentações, e com isso incentivar a formação e a cultura local; incentivar sua participação no processo de interação entre Universidade e Sociedade; aprimorar o processo de ensino-aprendizagem através do envolvimento de estudantes em atividades de extensão.

A Orquestra de Câmara da UFSC, vinculada ao Departamento Artístico Cultural  da Secretaria de Cultura e Arte, tem a coordenação e regência de Miriam Moritz. O grupo iniciou os ensaios em junho de 2009. Podem fazer parte da orquestra pessoas da comunidade universitária e da comunidade em geral. Para participar, os interessados devem ter instrumento e nível médio do instrumento. Os estudantes da UFSC podem receber mensalmente uma Bolsa Cultura direcionada a alunos de graduação. Os ensaios gerais acontecem no Anfiteatro do Espaço Físico Integrado.

A chamada para participação nas atividades costuma ser feita no início de cada semestre letivo.

O QUÊ: Concerto de Encerramento do Curso de Violino, com alunos do curso e com a Orquestra de Câmara da UFSC

QUANDO: dia 5 de dezembro de 2017, terça-feira, às 19h30

ONDE: Anfiteatro do Espaço Físico Integrado (EFI)* da UFSC, bairro da Trindade, Florianópolis.

QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade.

Visite www.dac.ufsc.br

(*) O Espaço Físico Integrado 1 (EFI-1), é um prédio de seis andares, localizado no Campus Reitor João David Ferreira Lima (UFSC/Trindade), atrás do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas (CFM), centro esse que dá acesso à entrada principal do EFI.

[CW] DAC: SeCArte: UFSC, com informações dos coordenadores do projeto.