Projeto Sessão Sênior de Cinema encerra nesta quinta-feira, 23 de novembro, com ‘Anauê!’, de Zeca Pires

20/11/2017 16:58

.

O Projeto chega ao fim com a exibição do documentário “Anauê! – O Integralismo e o Nazismo na Região de Blumenau”, de Zeca Pires, e conta com a presença do diretor na condução do debate com o público.

O Núcleo de Estudos da Terceira Idade (NETI)/ProEX e o Departamento Artístico Cultural (DAC)/SeCArte da UFSC, em parceria com a Marte Inovação Cultural, realizam até o final deste mês de novembro, no Teatro da UFSC, sessões de cinema gratuitas e abertas à comunidade. Nesta quinta-feira, dia 23 de novembro, a programação do Projeto Sessão Sênior de Cinema chega ao fim com a exibição do filme ‘Anauê’, do cineasta catarinense Zeca Nunes Pires. A sessão tem início às 9 horas e encerra com a participação do diretor em um debate com o público, com térmio previsto para às 12 horas.

Foram realizadas ao longo do semestre um total de 12 sessões. Todos os filmes foram selecionados pela professora Mônica Joesting Siedler (socióloga e coordenadora do Cinedebate em Gerontologia do NETI), com o objetivo de contemplar temas sobre o envelhecimento e sobre o processo do viver. As dinâmicas de debate buscam, também, conduzir o público a interpretar e compreender a linguagem cinematográfica que é utilizada para enfatizar as mensagens presentes nas obras, “a gente tem que aprender a ler filmes”, diz a professora.

Como forma de mostrar a maneira com que esses temas são abordados em outras culturas e sociedades, foram selecionados filmes de diferentes países, “nenhum filme repetiu a nacionalidade, o envelhecimento é para todos, mas, conforme o filtro que a gente tem da cultura, muda a forma de se perceber as coisas”.

‘Anauê’, o 12º e último filme da programação, é nacional. Dirigido pelo cineasta e atual coordenador do DAC/UFSC, Zeca Nunes Pires, o filme aborda o tema sobre o nazismo e o integralismo na região de Blumenau. Ao tratar da história passada, o filme visita enfaticamente o momento atual no Brasil e no mundo, “Quando não se discute e se passa por cima da história, deixamos de entender por que certas reações no mundo contemporâneo acontecem, e isso aumenta o racismo, a intolerância.”, comenta o cineasta em entrevista para o FAM 2017.

Nunes Pires, que tem participado de outros debates em projetos de cinema do NETI, comenta sobre proposta para ampliar a divulgação de  Anauê: “A ideia é mais tarde ter um site com o material na íntegra, mesmo as entrevistas que não entraram. Essa é a função do filme, proporcionar reflexão sobre esse período e estimular outros trabalhos”.

Assista ao trailer do filme

 

O Projeto Sessão Sênior de Cinema

O Projeto Sessão Sênior de Cinema iniciou em 2016, com a percepção da falta de atividades culturais voltadas para o cinema focando no público idoso. Este projeto é patrocinado através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Florianópolis, com Apoio Cultural do Floripa Shopping e idealização da Marte Inovação Cultural, cujo projeto garante os direitos de exibição dos filmes para serem apresentados na modalidade “sessão aberta”.

O Núcleo de Estudos da Terceira Idade (NETI) com enfoque na educação permanente, oferece cursos, grupos, oficinas e projetos voltados para alunos idosos, objetivando a sua atualização e inserção social. O Núcleo também presta assessoria e consultoria à comunidade, através de parcerias com entidades governamentais e não governamentais. A realização do projeto na UFSC é uma parceria entre o Núcleo de Estudos da Terceira Idade (NETI)/Proex e o Departamento Artístico Cultural (DAC)/SeCArte da UFSC, com a Marte Inovação Cultural.

 

SERVIÇO:
O QUÊ: Sessão Sênior de Cinema com o filme ‘Anauê!’

QUANDO: quinta-feira, 23 de novembro de 2017, das 9 às 12h.

ONDE: Teatro da UFSC (ao lado da Igrejinha) – Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis (SC). Capacidade do teatro: 108 lugares.

QUANTO: gratuito e aberto à comunidade.

CONTATO:

DAC/UFSC: (48) 3721-3853 – (48) 3721-6493

/www.dac.ufsc.br
NETI: (48) 3721-6198
  / www.neti.ufsc.br
MARTE INOVAÇÃO CULTURAL: (48) 3717-5397

/www.marte.art.br

 

Sessão Sênior de Cinema – www.sessaoseniordecinema.com.br

 

 

Paulo Marcos de Assis/Estagiário de Jornalismo/DAC/SeCArte/UFSC