Exposição do fotógrafo Tasso Scherer integra o Projeto Experimenta e segue no Hall da Reitoria da UFSC, até o dia 10/11

03/11/2017 00:16

A exposição “Imagens & Textos”, do fotógrafo Tasso Scherer, integra a programação do Projeto Experimenta, realização da Secretaria de Cultura e Arte da UFSC, e segue aberta à visitação do público no Hall da Reitoria da Universidade, de segunda a sexta-feira, das 7 às 20 horas, até o dia 10 de novembro.

A exposição apresenta 32 fotos, na sua grande maioria coloridas, em tamanho de (40×60)cm, cada uma contendo um texto, uma leitura-depoimento de pessoas de várias áreas de atuação, reconhecidas do cenário local, como professor, médico, engenheiro, artista plástico e de teatro, cineasta, jornalista; enfim, profissionais e amadores da fotografia que escreveram as suas impressões sobre as fotos do artista.

As fotos mostram aspectos da cultura de Florianópolis — cidade onde o artista nasceu, foi criado e ainda vive —, revelando paisagens, barcos, casarios, pessoas, momentos do cotidiano. Também há imagens de outras cidades do estado, mas sem serem identificadas; pois, para o artista, essas fotos ganham um caráter universal, uma vez que a beleza pode ser encontrada em qualquer lugar. As fotos não possuem título. Segundo o artista, isso foi proposital, deixando a liberdade para que cada espectador elabore a sua legenda, o seu texto para cada foto, conforme as percepções de cada um. Para esta mostra, cada foto foi apreciada por uma pessoa, que externou a sua relação com a imagem, e essa impressão foi registrada nos textos que acompanham as fotos.

O fotógrafo intensificou o seu trabalho com a fotografia há seis anos, após adquirir mais conhecimento das técnicas dessa arte, e desde então realiza as suas “saídas fotográficas” com a intenção de retratar e conhecer melhor a sua terra. “Apaixonado pela fotografia e pela terra catarinense, uni essas duas paixões para meu deleite e para deixar um pequeno registro de suas belezas arquitetônicas, naturais e da gente que aqui vive” completa o artista.

Com imagens selecionadas dentre centenas de fotos, a exposição tem curadoria da professora e artista plástica Ju Crispe e do cineasta Zeca Pires e é uma promoção do Departamento Artístico Cultural (DAC), da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Sobre o fotógrafo

Tasso Scherer nasceu no dia 17 de abril, de 1960, em Florianópolis. Cursou o Ginasial e o Colegial no Colégio de Aplicação da UFSC.

Foi aprovado no vestibular da UFSC, em 1978, para o curso de Economia, o qual cursou por 4 anos, sem concluir.

Começou a fotografar por volta de 2011, com o objetivo de fotografar o nascimento e o crescimento do seu último filho. Gostou da empreitada e não largou mais a câmera, que passou a ser o seu próprio olho.

Buscando novos conhecimentos, ingressou no Curso Técnico do SENAC, em maio de 2013, finalizando-o em julho do mesmo ano.

Em 2017 ingressou no Curso de Graduação em Fotografia da UNIVALI.

Atualmente o fotógrafo dedica-se exclusivamente à fotografia.

No Hall da Reitoria da UFSC, está realizando a sua primeira exposição.

Projeto Experimenta

O Experimenta retorna à cena da UFSC de 06 a 10 de novembro. O evento que incentiva as variadas formas de arte dentro do meio universitário oferece uma semana repleta de atrações de teatro, dança, cinema, música, exposições, performances e workshops.

Em sua segunda edição, o Experimenta traz mais de 18 atrações gratuitas que serão apresentadas em diversos espaços da UFSC Campus Florianópolis e Blumenau. A programação foi concebida de forma conjunta entre Secretaria de Cultura e Arte da UFSC, com os cursos de Artes Cênicas, Cinema, Museu Universitário e Centro de Desportos, além da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Realizado pela Secretaria de Cultura e Arte da UFSC o Experimenta visa divulgar a produção cultural concebida na UFSC, baseada na pesquisa em arte, através das expressões artísticas, propiciar o acesso a diferentes linguagens e espaços culturais, bem como a formação de um público interno e externo à Universidade.

Para a Prof.ª Maria de Lourdes Alves Borges, Secretária de Cultura e Arte da UFSC, “num momento em que as expressões artísticas estão sendo atacadas e censuradas, num momento em que não podemos mais dizer que vivemos num pleno Estado de Direito, fazer ARTE É RESISTIR. Que a arte seja a nossa forma de protesto!”.

Confira a programação completa do Experimenta em:

O quê: Exposição “Imagens & Textos” do fotógrafo Tasso Scherer.

Quando: até o dia 10 de novembro de 2017. Visitação: de segunda a sexta-feira, das 7 às 20 horas.

Onde: Hall da Reitoria da UFSC, Praça da Cidadania, Campus da UFSC, Trindade, Florianópolis (SC).

Quanto: gratuito e aberto à comunidade.

Contato: Experimenta: UFSC Florianópolis: www.secarte.ufsc.br | Evento no Facebook (https://www.facebook.com/events/139876323316936)| (48) 3721-2376 /// Departamento Artístico-Cultural (DAC) / Igrejinha da UFSC, Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis (SC) / 3721-3853 / 3721-9447 – www.dac.ufsc.br

[CW] DAC/SeCArte/UFSC, com informações dos organizadores