Teatro da UFSC recebe o espetáculo ‘La Mandragola’, de Maquiavel, no dia 19, às 20 horas

14/09/2016 23:33

O projeto “Teatro italiano: da história à cena” apresenta o espetáculo “La Mandragola”, de Maquiavel, no dia 19 de setembro, às 20 horas, no Teatro da UFSC. A peça, da qual participam alunos de Artes Cênicas, Letras Italiano e Fonoaudiologia da Universidade Federal de Santa Catarina é baseada em grande parte do texto dramatúrgico de Maquiavel. A apresentação é gratuita, aberta à comunidade e as senhas serão distribuídas a partir das 18h30 na bilheteria do Teatro da UFSC.

elenco do espetáculo La Mandragola alunos de artes cênicas letra WEB800

Elenco do espetáculo La Mandragola, alunos de Artes Cênicas e de Letras. Italiano.

Durante cerca de 1h10min. La Mandragola traz à tona temas como o papel da mulher na sociedade, a fertilidade, corrupção e fidelidade. O elenco é formado por Arthur Dobler, Luciáh Tavares, Nilo Corrêa, Nataly Delacour, Patrícia Linhares e Ugo Garcia. A direção é de Luciáh Tavares, a operação de luz é de Amanda Moreira e o projeto conta com a coordenação do professor Sergio Romanelli.

O espetáculo faz parte da programação do II Colóquio Maquiavel e I Encontro Maquiavel: Política e Literatura, que acontece entre os dias 19 e 21 de setembro, na UFSC, e conta com a participação de diversos estudiosos do autor. O Colóquio tem o intuito de propiciar uma discussão ampla sobre Maquiavel, tanto para o campo da filosofia política quanto para a literatura.

Sinopse

A ação se passa na Florença do ano de 1504, onde Calímaco, após viver vários anos em Paris, decide retornar a Florença com o único objetivo de conhecer Lucrécia, a mulher que lhe disseram ser a mais bela do mundo. No entanto, Lucrécia está casada há seis anos, com um homem velho e rico. A esperança de Calímaco de encontrar com a amada, apoia-se no fato de que ela ainda não tem filhos. Maquiavelicamente, Calímaco fica nas mãos de Ligúrio, que trama toda a intriga que, segundo ele, será infalível e buscará o apoio do Santo Ofício.

O Projeto

O projeto de extensão “Teatro Italiano: da história à cena” busca aproximar os alunos do curso de Letras Italiano a um panorama da história do teatro italiano da Antiguidade ao Renascimento. Para isso realizam leituras dramáticas, com técnicas de expressão vocal, corporal e de interpretação teatral e desenvolvem espetáculos. Inicialmente tinha como objetivo encenar apenas espetáculos em língua italiana, mas ao surgir a oportunidade de fazer apresentação em Colóquio, onde o público é mais diversificado, a montagem de La Mandragola foi realizada em português. Este ano, além de La Mandragola, o grupo está trabalhando na montagem de cenas de La Locandiera, que será apresentada em Língua Italiana. O projeto tem a coordenação do doutor e professor do Departamento de Língua e Literatura Estrangeira da UFSC Sergio Romanelli.

O QUÊ: Espetáculo La Mandragola

QUANDO: 19 de setembro de 2016, segunda-feira, às 20 horas

ONDE: Teatro da UFSC, ao lado da Igrejinha, Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis-SC.

QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade

O Teatro da UFSC integra o Departamento Artístico Cultural (DAC), da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Clara Comandolli de Souza /Estagiária de Jornalismo/DAC/SeCArte/UFSC