10º FITA: Confira as atrações do festival para esta quinta-feira, 19/5

18/05/2016 00:00

A décima edição do Festival Internacional de Teatro de Animação – FITA 2016 chega ao seu sexto dia de apresentações nesta quinta-feira, 19 de maio, com espetáculos no Teatro Álvaro de Carvalho, Centro Integrado de Cultura e SESC Prainha. Confira abaixo a programação do dia.

O BURACO DO MUNDO

O Buraco do Muro_foto-Lume Santiago WEB800 (2)

“O Buraco do Muro”. Foto – Lume Santiago

Local: Teatro Ademir Rosa do Centro Integrado de Cultura (CIC) – Florianópolis

Horário: às 10h e às 15 horas (reapresentação)

Quanto: R$20,00 inteira e R$10,00 meia* entrada

Três crianças vidradas em internet (e completamente avessas à leitura) de repente começam a receber misteriosas mensagens em seus celulares. Elas falam de um tesouro perdido, escondido atrás de um muro. Curiosos e dispostos a encontrar as riquezas prometidas, os meninos resolvem atravessar “o buraco do muro” e se deparam com um monte de objetos velhos, roupas, bonecos, adereços empoeirados, e diversos livros! As pistas enviadas via celular continuam chegando e vão convencendo as crianças de que, para encontrarem o tão sonhado tesouro elas devem ler diversos clássicos da literatura, como Moby Dick, Alice no País das Maravilhas e Dom Quixote.

Grupo: Maracujá Laboratório de Artes (São Paulo-SP)

Direção: Sidnei Caria

Duração: 55 minutos

Classificação: Livre

Técnica: Manipulação direta, bonecos infláveis, teatro de sombras

TECNÓPOLIS – SEM LIVRO PRA CONTAR HISTÓRIA

Tecnópolis-Sem livro pra contar história_Foto Maria Creuza_WEB800 (1)

“Tecnópolis – Sem livro pra contar história”. Foto – Maria Creuza

Local: Teatro Álvaro de Carvalho (TAC) – Florianópolis

Horário: às 15 horas (reapresentação)

Quanto: R$20,00 inteira e R$10,00 meia* entrada

Maurinho só pensa em tecnologias, e como habitante de Tecnópolis, nunca abriu um livro na vida. Preocupados, os pais lhe mandam passar as férias no sítio da avó. O menino fica aterrorizado. Será que ele vai suportar um mês “olhando pro teto”? Embarque nessa história e conheça a Ana, o Pássaro Azul e a D. Aranha Viúva, vivendo junto deles toda a aventura do caminho.

Grupo: Teatrando Por Aí (Florianópolis-SC)

Direção: Aline Maya

Duração: 50 minutos

Faixa Etária: De 5 a 11 anos

Técnica: Manipulação a vista do público

CLOWNTI

Clownti_Foto-Jacobo Libreros Duque WEB800

“Clownti”. Foto – Jacobo Libreros Duque

Local: Teatro SESC Prainha

Horário: às 10h e às 15 horas

Quanto: Gratuito e aberto à comunidade

Nesta peça, cinco quadros narram a história de um menino órfão, que as únicas pistas que conhece de seu passado estão dentro de uma maleta que pertencia ao seu pai.

Grupo: Jabrú Teatro de Títeres (Bogotá/Colômbia)

Direção: Jorge Andres Libreros

Duração: 42 minutos

Classificação: Livre

Técnica: Títere de mesa

OBS.: VALORES DOS INGRESSOS

Gratuito: Espetáculos no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, Teatro da UFSC, SESC Prainha e os que compõem a itinerância – ingressos deverão ser retirados uma hora antes dos espetáculos.

R$20,00 e R$10,00 (meia*): Espetáculos no Teatro Ademir Rosa (CIC) e Teatro Álvaro de Carvalho.

*Meia-entrada é destinada a estudantes, pessoas acima de 60 anos, classe artística (com apresentação de DRT), funcionários e clientes da CAIXA (mediante apresentação de cartão).

Mais informações no WWW.fitafloripa.com.br

Lembretes:

– Os caixas das bilheterias darão prioridade a aposentados, portadores de necessidades especiais e gestantes;

– Não aceitamos cheques e cartões de débito/crédito;

– Não realizamos trocas nem devoluções de ingressos;

– Não realizamos reservas de ingressos;

– Proibida a entrada nos teatros com alimentos e bebidas.

Confira mais informações e a programação completa no site do FITA 2016 www.fitafloripa.com.br. Horários sujeitos a alterações.

Capa Site 10 FITA 2016 WEB800FITA 2016

O festival tem o objetivo principal de disseminar a linguagem do Teatro de Animação em Santa Catarina, para o público em geral, e possibilitar o intercâmbio cultural entre artistas, teóricos e estudantes das Artes Cênicas, permitindo o contato com as inúmeras técnicas de manipulação de bonecos, objetos, sombras, máscaras, gestos, movimentos corporais e imagens que compõem o universo da animação.

Serão ao todo 36 apresentações de 11 espetáculos de grupos catarinenses (5), nacionais (3) e internacionais (3). As apresentações acontecerão na UFSC (Concha Acústica, Varandão do CCE, Centro de Cultura e Eventos e Teatro da UFSC), no Teatro Ademir Rosa (Centro Integrado de Cultura), no Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), no Teatro do SESC Prainha e na Casa de Repouso Asilo Irmão Joaquim (Centro).

O FITA é organizado pela professora Sassá Moretti do Curso de Artes Cênicas (DALi/CCE) da UFSC, responsável pela coordenação geral do festival, em parceria com a cenógrafa Zélia Sabino do Departamento Artístico Cultural (DAC/SeCult) da UFSC, responsável pela coordenação executiva do evento. Na coordenação, ao lado de Sassá e Zélia, está ainda o produtor Gustavo Bieberbach.

Clara Comandolli de Souza /Estagiária de Jornalismo/DAC/SeCult/UFSC