Seleção de Instrutores para Oficinas de Arte do DAC

05/02/2016 13:20

Seleção Instrutores Oficinas 2016.1, WEBChamada Pública para Seleção de Instrutores para Oficinas de Arte – DAC/UFSC, 1º semestre de 2016

 

Projeto Cursos e Oficinas Livres de Arte do DAC

 

 

O Departamento Artístico Cultural (DAC), da Secretaria de Cultura (SeCult), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) abre Chamada Pública para Seleção de Instrutores para ministrarem Oficinas de Arte do Projeto Cursos e Oficinas Livres de Arte do DAC e Workshops, para o primeiro semestre do ano de 2016, na modalidade de prestação de serviço por tempo determinado, para as áreas de: Improvisação Teatral Adultos e Improvisação Teatral Adolescentes, Voz para o Teatro,  Fotografia Digital, Documentário, Cerâmica Artística, Violão, Artes Visuais, História da Arte e Curadoria, Danças Circulares.

Os interessados devem apresentar Curriculum Lattes (preferencialmente) ou Curriculum Vitae (comprovado), juntamente com proposta para a oficina, que deve conter:

  1. Plano de Ensino (em caráter provisório) com Ementa;
  2. Conteúdo Programático;
  3. Objetivos Gerais e Específicos;
  4. Conteúdo e Metodologia;
  5. Cronograma (horário );
  6. Relação mínima de materiais, equipamentos, etc., necessários para realização dos Cursos e Oficinas, compatíveis com a infraestrutura e o horário disponível nos espaços físicos do DAC;
  7. Fotocópia da Carteira de Identidade e do CPF.

 

A proposta deverá ser entregue em envelope fechado e identificado, no Departamento Artístico Cultural (DAC), localizado na Igrejinha da UFSC, Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis-SC, de 22 a 24 de fevereiro de 2016, de segunda a quarta-feira, das 10 às 16 horas (atendimento especial no horário de verão).

Propostas apresentadas fora do solicitado serão desconsideradas.

O Departamento Artístico Cultural reserva-se o direito de solicitar a comprovação curricular (Currículo Lates) a qualquer tempo.

Para as Oficinas de Improvisação Teatral – Adultos e Improvisação Teatral – Adolescentes, Fotografia Digital, Cerâmica Artística, Artes Visuais, História da Arte e Curadoria, a carga horária é de 30 horas, para a Oficina de Documentário a carga horária é de 40 horas, para as Oficina de Violão e Oficina de Voz para o Teatro a carga horária é de 15 horas, com, no mínimo, 10 dias de atividade e no máximo 15.

Os Cursos e Oficinas Livres são ofertados, conforme a demanda da Comunidade Interna e Externa da UFSC, a cada semestre, nos períodos matutino e vespertino para Improvisação Teatral – Adolescentes, Fotografia Digital, Cerâmica Artística, Violão, Artes Visuais e Danças Circulares e no horário noturno para de Improvisação Teatral – Adultos, História da Arte e Curadoria.

Os Cursos e Oficinas Livres poderão ser ofertados em mais de uma turma por semestre.

As Propostas para os Cursos e Oficinas Livres de Arte deverão permitir ajustes conforme a necessidade do projeto e abordar, sempre que possível, o máximo das Diretrizes Metodológicas para os Cursos e Oficinas Livres de Arte do DAC. (As Diretrizes Metodológicas estão listadas mais abaixo).

As propostas para os Workshops devem prever a carga horária de, no mínimo, de 04 horas e, no máximo, de 20 horas de atividade; Devem estar relacionas com as áreas de atuação do DAC, que são: Arte-Educação, Artes Visuais, Cinema, Dança, Música e Teatro. As propostas para os Workshops poderão contemplar as possibilidades de serem oferecidas pelo DAC à comunidade, conforme a demanda, em horários e dias distintos dos Cursos e Oficinas Livres de Arte durante o primeiro semestre do ano de 2016.

A seleção de instrutores para as Oficinas de Arte para o primeiro semestre de 2016 terá prioridade sobre a seleção de instrutores para Workshops.

 

Análise do Curriculum e Avaliação da Proposta; Entrevista

A Seleção constará de 2 (duas) etapas eliminatórias:

1- Análise de Curriculum e Avaliação da Proposta;

2- Entrevista.

A Análise do Curriculum e Avaliação da Proposta, e a Entrevista para os Cursos e Oficinas Livres de Arte deverá ser realizada por profissionais do Departamento Artístico Cultural da UFSC, que atuam como coordenadores de Cursos e Oficinas Livres de Arte do DAC, e por profissionais das áreas específicas, lotados no DAC ou convidados de outros setores da UFSC ou externos à instituição.

As propostas para os Workshops serão analisadas por Comissão Interna do Departamento constituída por profissionais do Departamento Artístico Cultural da UFSC, que atuam como coordenadores de Cursos e Oficinas Livres de Arte do DAC, e por profissionais das áreas específicas, lotados no DAC.

Os critérios para a Análise do Curriculum e Avaliação da Proposta, e para a Entrevista são:

  1. Formação acadêmica em Nível Médio, equivalente ou superior, preferencialmente, com ênfase na área da oficina que pretende atuar como instrutor;
  2. Curso de formação e/ou capacitação (em nível médio, profissionalizante ou superior) na área da oficina que pretende atuar como instrutor;
  3. Atuação, com ênfase como instrutor/ministrante, na área artística da oficina pretendida, por período de um ano ou mais;
  4. Proposta em acordo com as Diretrizes  Metodológicas do Projeto Cursos e Oficinas Livres de Arte do DAC.
  5. As questões da entrevista terão como base a relação entre os cursos de formação e a atuação profissional constante do currículo (valendo de um a cinco pontos) e a relação entre os cursos de formação e o plano de ensino apresentado (valendo de um a cinco pontos). Para obter o credenciamento, o candidato a instrutor deverá obter somatório de pontuação na entrevista igual ou superior 7,5 (sete vírgula cinco).
  6. Para as Oficinas de Improvisação e para a Oficina de Voz para o Teatro, será solicitada demonstração de atividades propostas.

Somente participarão de Entrevista os candidatos que tiverem o Curriculum e a Proposta selecionados pela comissão estabelecida pelo Departamento Artístico Cultural (as avaliações serão realizadas nos dias 25 e 26 de fevereiro de 2016); as Entrevistas serão agendadas, pela comissão, para os dias 29 de fevereiro, 1º e 02 de março de 2016, no período vespertino.

Os resultados finais serão divulgados no dia 04 de março de 2016, no site do DAC (www.dac.ufsc.br).

Cronograma:

 

22 a 24/02/2016 Das 10:00  às 16:00h Entrega de Curriculum e Proposta
25 e 26/02/2016 Seleção de Curriculum e Proposta
29/02, 1º e 02 /03/2016 Das 14:00h às 18:00h Entrevistas
04/03/2016 Divulgação dos Resultados Finais

 

Diretrizes Metodológicas para os Cursos e Oficinas Livres de Arte do DAC

 

Improvisação Teatral:

A Oficina pretende preparar o aluno para iniciação ao teatro e criação e interpretação em peças e espetáculos:

Conteúdos:

Técnicas básicas de improvisação teatral e jogos dramáticos nas áreas de corpo, voz, improvisação, integração de grupo;

Foco no desenvolvimento da prontidão, atenção, espírito lúdico e disponibilidade para o jogo teatral;

Criação das condições necessárias para o trabalho grupal;

Apresentar uma breve visão sobre o teatro, com o intuito de introduzir o participante ao universo teatral;

Montagem de peças e apresentação de peças.

 

Voz para Teatro (Técnica Vocal):

Nesta Oficina são desenvolvidas técnicas de voz para o Teatro, com conteúdos práticos e teóricos que abrangem:

Conteúdos:

Apoio vocal: possibilidades de uso do diafragma;

Noções sobre o funcionamento da laringe: cordas vocais e golpe de glote;

Articulação: vogais e consoantes; dinâmicas de altura e de intensidade;

Consciência do uso dos ressonadores: registros e timbres;

Consciência das especificidades da voz falada e da voz cantada e suas aplicações em textos teatrais e canções;

Percepção do ideal vocal de cada indivíduo;

Exercícios respiratórios e vocais simples;

 

Fotografia Digital:

A Oficina de Fotografia Digital tem por objetivo oportunizar o conhecimento básico da técnica, da história e da estética fotográfica conjugado a exercícios práticos de produção de imagens.

Conteúdos:

Apontamentos históricos e estéticos;

Noções de composição: plano, linhas, cores, perspectiva, volumes/luz; Conceitos fotográficos, a percepção visual;

A câmera fotográfica (corpo, obturador, diafragma, filme, foco, fotometria, distância focal/objetivas);

Os conceitos digitais;

A fotografia contemporânea;

Ensaio temático.

 

Documentário:

Esta Oficina tem como objetivo estimular o olhar para leitura e realização de imagens cinematográficas documentais, por meio da análise de obras de diferentes cinematografias, de reflexões teóricas e exercícios práticos, dotando, portanto, o aluno de uma base de conhecimento referente à gênese e ao desenvolvimento do Documentário na História do Cinema e preparando-o para a produção de imagens.

Conteúdos:

Breve introdução sobre a História do Cinema Documental;

Tendências do Documentário Contemporâneo;

Desenvolvimento de projeto.

 

Artes Visuais:

A Oficina tem por objetivo permitir ao aluno o desenvolvimento de diversas técnicas da Pintura e das Técnicas Mistas, explorando também os seus possíveis entrelaçamentos.

Conteúdos:

Questões conceituais no pensamento moderno contemporâneo;

As possibilidades de linguagem pictórica como veículo artístico;

Desenho à mão livre;

Técnicas de criação gráfica;

Teoria da cor;

Técnicas de desenho e desenho de representação;

Pintura;

Prática em suportes alternativos, além de telas, papel e madeira;

Proposição de projetos que envolvam a linguagem da pintura e interfaces.

 

Cerâmica Artística:

A Oficina como um espaço para o estudo e a prática Cerâmica com ênfase em suas principais técnicas de construção e acabamentos, tais como acordelado, modelagem manual, torno, placas, moldes, engobes, terras sigillatas, esmaltação. Com o objetivo de estimular os participantes ao reconhecimento de suas poéticas, o curso pretende abordar diversas aplicações das técnicas estudadas.

Conteúdos:

Introdução ao conhecimento cerâmico;

História da Cerâmica;

Conceitos básicos; modelagens e acabamentos manuais;

Introdução às técnicas de torno e confecção de moldes de gesso; Desenvolvimento de pastas cerâmicas para usos específicos a partir dos processos desenvolvidos.

Elaboração de peças cerâmicas;

 

Violão:

A Oficina de Violão tem como objetivo capacitar o aluno através de conteúdos teóricos e práticos para acompanhar musicas populares e eruditas, executar solos, desenvolver sua percepção, ritmo, leitura musical, harmonia, improvisação e composição, em nível iniciante e para turma em nível intermediário.

Conteúdos:

Elementos infra-estruturais da técnica violonística;

Posturas do corpo, dos membros e das mãos;

Elementos de fisiologia;

Elementos de cinesiologia;

Exercícios de aquecimento;

Leitura musical violonística;

Símbolos e convenções específicos do violão;

Exercícios de escalas, arpejos, ligados e acordes.

 

História da Arte – Do Moderno ao Contemporâneo:

A Oficina propõe oferecer noções básicas sobre determinados movimentos de ruptura da História da Arte no Brasil e em Santa Catarina, ressaltando as características principais de cada período, em que as trocas e reflexões pelo viés da História da Arte, produzindo conhecimento em arte e que venham a contribuir na elaboração de critérios próprios sobres os estilos visuais.

Conteúdos:

Abordar a transição da arte moderna e contemporânea;

Criar repertório de artistas contemporâneos do Brasil;

Abordar os processos artísticos contemporâneos por meio de obras e artistas que se destacam no cenário nacional.

Modernismo Brasileiro;

Concretismo e Neoconcretismo;

O que é o contemporâneo;

Arte Contemporânea no Brasil e em Santa Catarina;

Arte fora do museu e da galeria;

Arte e tecnologia;

O artista como propositor.

Curadoria:

A Oficina busca formar o público para o entendimento da História da Arte, incluindo a arte contemporânea, bem como fornecer os pressupostos para exercícios de curadoria.

Conteúdos:

Debates sobre Arte Contemporânea;

Apresentação de referencial teórico e processos de artistas contemporâneos;

Estudos de casos;

Exercícios práticos de curadoria;

Planejamento de publicações e a elaboração de projetos curatoriais.

 

As Danças Circulares:

Nesta Oficina busca-se trabalhar as Danças Circulares, que fazem parte da vida social humana desde a mais remota data e que contemplem o homem como um todo, abrangendo os aspectos físicos emocionais, mentais e transcendentais.

Conteúdos:

O estudo sobre a simbologia do círculo;

Propriedades simbólicas do círculo; a perfeição e a ausência de distinção ou divisão;

Coreografias;

Danças de Roda; a Música; o Canto;

História e os mitos universais das diferentes tradições culturais;

Exercícios corporais;

Dinâmicas de grupo e de relações interpessoais.

 

SERVIÇO

O quê: chamada para seleção de instrutores para oficinas de arte – DAC/UFSC

Quando: recebimento das propostas: de 22 a 24 de fevereiro, de segunda a quarta-feira, das 10 às 16 horas (atendimento especial em horário de verão).

Onde: DAC, Igrejinha da UFSC, praça Santos Dumont, bairro Trindade, Florianópolis.

Contato: Telefone (48) 3721–2498 e E-mail:

Visite www.dac.ufsc.br.

 

Fonte: [CW] DAC/SeCult/UFSC, com informações da coordenação das oficinas de arte

.