Professor de universidade da Irlanda do Norte realiza workshop de teatro na UFSC

18/09/2015 17:32

Durante uma semana, alunos de teatro e pesquisadores da área tiveram a oportunidade de aprofundar seus estudos sobre interpretação com o workshop “Corpo e Voz”, ministrado pelo professor, ator e diretor artístico italiano Giuliano Campo, que atualmente leciona na Universidade de Ulster, na Irlanda do Norte. A oficina, realizada de 14 a 18 de agosto no Teatro da UFSC, foi promovida pelo Grupo de Pesquisa Poéticas da Voz, do Curso de Artes Cênicas da UFSC, sob coordenação da professora Janaina Martins, com o apoio do Departamento Artístico Cultural (DAC/SeCult).

Oficina Corpo e Voz no Teatro da UFSC, Foto - Teresa Pesenti (1)

Oficina Corpo e Voz no Teatro da UFSC. Foto: Teresa Pesenti

As aulas são inspiradas no “Alfabeto Corporal” desenvolvidas pelo ator, diretor e pedagogo polonês Zygmunt Molik (1930-2010) e no trabalho sobre rito e improvisação da atriz Rena Mirecka. Em 2008, Giuliano Campo realizou uma série de entrevistas com Molik, as quais compuseram o livro: “Trabalho de voz e corpo de Zygmunt Molik”. Sua técnica consiste em uma gramática física, pré-expressiva, com o objetivo de, através do movimento do corpo e da voz, liberar as energias criativas do ator. Molik foi um dos co-fundadores e principais atores da famosa companhia de teatro polonês “Teatr Laboratorium” dirigida por Jerzy Grotowski, onde cuidava do treinamento vocal dos integrantes. Rena Mirecka participou do mesmo grupo de 1959 a 1984 como atriz e responsável pela arte do movimento na época. Desde 2000, ela tem atuado no Instituto Grotowski em Wrocław, na Polônia. Campo também trabalhou com Rena Mirecka entre 2006 e 2009.

Com base nestes artistas, o professor propõe a oficina de “Corpo e Voz”, onde ele une as duas abordagens. Inicialmente os participantes aprenderam o “Alfabeto Corporal” de Zygmunt Molik e nesta parte da vivência o foco esteve no trabalho de abertura do corpo e das ressonâncias da voz. Em um segundo momento os participantes realizaram o processo de criação a partir dos movimentos desenhados pela gramática física do “alfabeto do corpo” e as canções e textos/poesias trazidas por cada participante. E por fim, foi composta uma performance artística, tendo como palco a Igrejinha da UFSC.

A proposta de realização desta oficina em Florianópolis surgiu quando Janaina Martins esteve realizando seu pós-doutorado no Reino Unido, onde contou com a colaboração do professor italiano. “O workshop propiciou aos estudantes de teatro e a comunidade a prática de abordagens vocais advindas da Europa. Esta atividade de extensão é uma ação educativa e cultural que promoveu o aprofundamento dos estudos dos alunos de teatro da UFSC e dos pesquisadores da área da voz nas Artes Cênicas” destaca Janaina.

Mais sobre os pesquisadores

Participantes realizam performance na Igrejinha da UFSC, Foto - Teresa Pesenti (1)

Participantes realizam performance na Igrejinha da UFSC. Foto: Teresa Pesenti

Giuliano Campo é professor da Irlanda do Norte, diretor do Curso de Teatro na Universidade de Ulster, pesquisador associado ao British Grotowski Project e autor do livro “Trabalho de Voz e Corpo de Zygmunt Molik: o legado de Jerzy Grotowski”, publicado no Brasil pela Routledge em 2010. E escreveu um capitulo no livro “Grotowski e estados alterados de consciência” organizado por Joice Aglae Brondani.Realizou seu doutorado na Universidade de Roma 3 e Paris 8.

Janaina Martins tem experiência na área de Artes Cênicas, com ênfase na preparação e na direção de processos de criação corpóreo-vocais. Doutora em Artes Cênicas, pela Universidade Federal da Bahia, Mestre em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Graduada em Fonoaudiologia, com Especialização em Voz. É Professora do Curso de Artes Cênicas da UFSC. Em 2015 concluiu seu Pós-Doutorado tendo como professor colaborador o Giuliano Campo, University of Ulster, Irlanda do Norte.

 

Joelson Cardoso/Estagiário de Jornalismo/DAC/SeCult/UFSC com a colaboração da coordenadora do evento