Estão abertas as vagas para o Madrigal e a Orquestra de Câmara da UFSC

13/08/2015 03:07

O Madrigal e a Orquestra de Câmara da UFSC, projetos musicais do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Universidade, estão com inscrições abertas para preenchimento de vagas. Os interessados em participar devem enviar um e-mail para e agendar entrevista com a regente e coordenadora Miriam Moritz. Os ensaios acontecem na Igrejinha da UFSC.

Recepção-aos-calouros-2015.2-Noite-Foto-Henrique-Almeida-8

Madrigal da UFSC. Foto: Henrique Almeida

O Madrigal da UFSC é um pequeno grupo vocal que canta músicas à capela (em média com 12 vozes), que desenvolve e divulga a música vocal, erudita e popular. Todos os integrantes ainda participam do Coral da UFSC, que ensaia às terças e quintas-feiras no período noturno, e realizam ensaios de naipe. Estudantes de graduação da Universidade recebem uma Bolsa Cultura. Os ensaios acontecem às segundas-feiras das 15h30 às 17h30 e às quintas das 17h30 às 19h30.

Os testes para quem quiser participar do Madrigal (os interessados devem ter domínio da técnica do canto e ter participado de grupos vocais.) constituem-se da apresentação de duas peças (deve-se levar partituras) – uma erudita, cantada à capela, e outra de livre escolha, que pode ser acompanhada por instrumento harmônico trazido pelo candidato, mais uma leitura à primeira vista.

A Orquestra de Câmara da UFSC é aberta a pessoas que possuem algum vínculo com a UFSC e à comunidade externa em geral. É requisito ter instrumento e nível de conhecimento médio do instrumento. Os estudantes da UFSC podem receber mensalmente uma Bolsa Cultura direcionada aos alunos da graduação. Os ensaios gerais acontecem às segundas e quartas-feiras, das 13h30 às 16h, na Igrejinha da UFSC, além dos ensaios de naipe.

Orquestra de Câmara da UFSC, Recepção aos calouros 2015.2 Noite - Foto Henrique Almeida-13

Orquestra de Câmara da UFSC. Foto: Henrique Almeida

A Orquestra de Câmara da UFSC executa obras variadas, que incluem peças dos repertórios brasileiro e estrangeiro, e os testes aos interessados compõem-se da execução de duas músicas de livre escolha (deve-se levar as partituras) e uma leitura à primeira vista.

Madrigal e Orquestra de Câmara da UFSC

Criados em 2009, os projetos têm por objetivo fomentar e difundir a música vocal e instrumental, proporcionando aos músicos em potencial, que fazem parte dos cursos de graduação da Universidade, um espaço para desenvolverem seus potenciais artístico-musicais. Os projetos também visam divulgar a música erudita e popular, através de apresentações, e com isso incentivar a formação e a cultura local. Os alunos de graduação da UFSC que participam dos projetos contam com o auxílio de uma Bolsa Cultura. Esses projetos são atividades permanentes do Departamento Artístico Cultural (DAC), da Secretaria de Cultura (SeCult), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e são coordenados pela regente Miriam Moritz.

O QUÊ: inscrições para o Madrigal e a Orquestra de Câmara da UFSC.

QUANDO: Inscrições abertas, enquanto houver vagas.

ONDE: Agendamento de teste de seleção pelo e-mail . Local dos ensaios: Departamento Artístico Cultural (DAC), Igrejinha da UFSC, Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis-SC.

QUANTO: gratuito e aberto à comunidade.

INFORMAÇÕES: DAC – (48) 3721-4437 e 3721-9447 – www.dac.ufsc.br

Joelson Cardoso/Estagiário de Jornalismo/DAC/SeCult/UFSC