Instrumentista Bruno Garcia realiza Concerto Didático de Sitar, nesta quinta-feira, na Igrejinha da UFSC

13/04/2015 23:39

O instrumentista e compositor mineiro Bruno Garcia realizará uma apresentação musical e didática nesta quinta-feira, dia 16, às 19 horas, na Igrejinha da UFSC. No concerto, o artista traz composições próprias de músicas tocadas com sitar, um instrumento musical de origem indiana, além de apresentações ao lado do pianista Sylvain Fournier e da flautista Miriam Moritz. Um número solo da Orquestra de Câmara da UFSC, promotora do evento, encerro o concerto.

Bruno Garcia com Sitar, foto de Joelson Cardoso, WEB800 02677 B

Bruno Garcia com Sitar, foto de Joelson Cardoso

Entre uma música e outra, Bruno conta um pouco de sua experiência de vida, apresentando seu instrumento sitar e falando sobre a cultura e a música da Índia.

 

Bruno Garcia

Nascido em Belo Horizonte, Bruno Garcia teve seus primeiros contatos com a música aos 14 anos, quando começou a tocar baixo elétrico. Alguns anos depois, entrou para a Orquestra Jovem SESI Minas, onde tocou baixo acústico. Depois, criou o duo Ecplipse ao lado do violonista Rafael Guerra, e Cursou Música e Produção Sonora na UFPR de Curitiba.

Bruno Garcia conheceu o sitar ao assistir a uma apresentação de Ravi Shankar pela televisão e ficou encantado pelo instrumento musical indiano. Um dia, um sitar literalmente caiu no seu colo. Ele ganhou um de presente de uma amiga que esteve na Índia e, a partir daí, iniciou seus estudos e aprendeu a tocá-lo de forma autodidata. Passou boa parte de 2011 viajando pela Europa, tocando sitar e se apresentando como artista de rua. No início de 2012, foi para a Índia estudar a música hindu com o mestre Debashish Sanial. Em Belo Horizonte, fez parte da Orquestra Raga, um projeto de música indiana de Helder Araújo, artista que pesquisa e trabalha com a música clássica indiana no Brasil. Fez sua primeira apresentação solo no evento Noite Branca, realizado no Parque Municipal da capital mineira em 2013.

Bruno Garcia vive em Florianópolis há aproximadamente dois anos. Aqui criou o Mosaiko Fluído, um projeto musical itinerante a bordo do veleiro Goihá, que pretende reunir diferentes músicos em diferentes locais na busca de uma nova linguagem.

O sitar

O sitar é um instrumento de corda usado principalmente na música clássica hindu. Ele é da família do alaúde e é um símbolo da música na Índia. Sua particularidade é que ele apresenta um grande número de cordas, em geral dezoito. Sendo que as mesmas são subdivididas em três categorias: as cordas de execução, as cordas de bordão ou pontuação, e as cordas simpáticas. Bruno Garcia toca um sitar estilo Ravi Shankar de 19 cordas.

Sua origem é persa, lugar do qual este instrumento migrou através das invasões culturais que se deram na Índia. Acredita-se que o sitar tenha sido desenvolvido por Amir Kushrou, sendo um derivado do instrumento indiano veena com o persa setar, que significa “três cordas”. O indiano gostou tanto do instrumento que, além das suas três cordas de origem, acrescentou outras quinze.

Usado em todo o subcontinente indiano, especialmente no norte, o sitar tornou-se conhecido no mundo ocidental através do trabalho de Ravi Shankar no final dos anos 1950, especialmente após o músico George Harrison (Beatles) ter aulas com Shankar e Das Shambhu utilizando este instrumento em canções como ” Norwegian Wood” (O pássaro tem voado).

 

Orquestra de Câmara da UFSC

Criada em 2009, a Orquestra de Câmara da UFSC têm por objetivo fomentar e difundir a música vocal e instrumental, proporcionando aos músicos em potencial, que fazem parte dos cursos de graduação da UFSC, um espaço para desenvolverem seus potenciais artístico-musicais. O projeto também visa divulgar a música erudita e popular, através de apresentações, e com isso incentivar a formação e a cultura local. Essa atividade permanente é coordenada pela regente Miriam Moritz e  faz parte do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura (SeCult) da Universidade.

 

SERVIÇO:

O QUÊ: Concerto Didático de Sitar com o instrumentista e compositor Bruno Garcia e apresentação da Orquestra de Câmara da UFSC.

QUANDO: 16 de abril de 2015, quinta-feira, às 19 horas

ONDE: Igrejinha da UFSC, Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis-SC.

QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade.

 

Visite www.dac.ufsc.br

Fonte: Joelson Cardoso – Acadêmico de Jornalismo, Estagiário no DAC: SECULT: UFSC