Nota de pesar: faleceu o ator e servidor técnico-administrativo da UFSC, Edson Abreu, ator-funcionário lotado no DAC – Departamento Artístico Cultural

15/10/2014 00:21

No dia 4 de outubro de 2014, sábado, faleceu nosso amigo e colega de trabalho,  Edson Abreu, servidor Técnico-Administrativo da UFSC, lotado no Departamento Artístico Cultural (DAC), da Secretaria de Cultura (SeCult), aposentado em 2013. Catarinense, nascido em Urubici, Edson completaria 55 anos em 6 de dezembro deste ano.

Edson Abreu

Ensaio de Hamlet

Querido colega, estimado por todos, Edson deixou muitas saudades e afetuosas lembranças. Valorizava muito a convivência familiar, tinha especial encantamento pela sua tão amada filha Camila, a quem dedicava a sua maior atenção.

Em 10 de outubro de 2014, a família do Edson mandou celebrar uma Missa de Sétimo Dia no Bairro do Estreito, local de sua residência, e, por iniciativa dos colegas do DAC/SeCult, foi realizada outra Missa, no mesmo dia, na Igreja da Santíssima Trindade, junto da Praça Santos Dumont, localizada em frente à sede do DAC, no bairro da Trindade, em Florianópolis.

O artista-funcionário

O cargo de Edson Abreu na UFSC era Assistente em Administração, mas sempre entremeado com as Artes Cênicas, tanto no DAC quanto na sua vida particular. No DAC, teve participações como instrutor de oficinas de teatro para crianças. Coordenou, com o poeta Alzemiro Lídio Vieira, também funcionário da UFSC, um Grupo de Teatro e Poesia, nos anos 80. No início de sua carreira nas Artes Cênicas, Edson atuava, em parceria com seu irmão, em espetáculos da dupla de palhaços “Pimpolho e Repolho”.

Trabalhou na Galeria de Arte da UFSC (DAC) desde a sua criação, em agosto de 1989, permanecendo ali até 2010, quando a Galeria teve as exposições suspensas, para a reforma do prédio do Centro de Convivência, onde está localizada.

Montagem das exposições era sua atividade favorita na Galeria, o que fazia com a colaboração de colegas da Galeria e do DAC, e trabalhava também junto com os artistas expositores, quando estes participavam das montagens. Os segredos do seu trabalho ele aprendeu na prática, no exercício do ofício, e suas soluções em expografia eram muito bem aceitas pelos artistas. Além do trabalho na Galeria, Edson atuava em comerciais de televisão e mantinha seu interesse pelo Teatro.

Mais recentemente, há aproximadamente 4 anos, participou de apresentações das peças do Grupo Pesquisa Teatro Novo (DAC) em “As Luas de Galileu Galilei”, na terceira temporada da peça, quando o grupo foi ao Chile e o espetáculo participou de um Encontro de Teatro Latino Americano, apresentando-se em Santiago e El Monte.

Após, integrou o espetáculo “Hamlet”, com o mesmo grupo, encenando a personagem “Corambis”, peça esta dirigida por Carmen Fossari, profissional do Departamento Artístico Cultural.

Por estar em período de tratamento de sua saúde, Edson não participou da última temporada de “Hamlet”, na qual o grupo lhe dedicou as apresentações, homenageando-o como grande ator, amigo e colega muito querido.

Participou de muitos projetos de cinema e vídeo e, há pouco tempo, participou também de um documentário dirigido pelo cineasta catarinense Zeca Pires, também funcionário da UFSC.

__________

Texto-homenagem de colegas do DAC.

Veja fotos de alguns momentos do ator.

Edson Abreu 2

.Edson Abreu 4Edson Abreu 5Edson Abreu 3