Adiada para dia 25/3 a reabertura de inscrições para o Coral da UFSC. [Nesta quarta e quinta-feira, reabrem as inscrições para Coral, Madrigal e Orquestra de Câmara da UFSC]

17/03/2014 23:01

Coral da UFSC na Igrejinha, local dos ensaios.

Os projetos musicais do Departamento Artístico Cultural (DAC) da UFSC reabrem inscrições nesta semana  (e na semana que vem, adiado para o dia 25, exclusivamente para o Coral), com audições na Igrejinha da UFSC, para o preenchimento das vagas.

O Madrigal da UFSC é um pequeno grupo vocal (em média com 12 vozes), constituído somente por alunos da UFSC, que desenvolve e divulga a música vocal, erudita e popular. Os ensaios são às segundas-feiras, das 15h às 17h30min. Todos os integrantes ainda participam do Coral da UFSC e realizam ensaios de naipe.

Os testes para quem quiser participar do Madrigal constituem-se da apresentação de duas peças (deve-se levar partituras) – uma erudita, cantada a capela, e outra de livre escolha, que pode ser acompanhada por instrumento harmônico trazido pelo candidato – e serão realizados no dia 19 de março, das 14h30 às 17h, por ordem de chegada.

A Orquestra de Câmara da UFSC executa obras variadas, que incluem peças dos repertórios brasileiro e estrangeiro, e os testes aos interessados – também no dia 19 de março, das 14h30 às 17h, por ordem de chegada – compõem-se da execução de duas músicas de livre escolha (deve-se levar as partituras) e uma leitura à primeira vista.

Pessoas que possuem algum vínculo com a UFSC, e também membros da comunidade em geral, podem fazer parte da orquestra – é requisito ter instrumento e nível de conhecimento médio do instrumento. Os estudantes da UFSC recebem mensalmente uma bolsa de extensão direcionada aos alunos da graduação.

O Coral da UFSC – que mantém suas atividades desde 1963, com repertório voltado à música brasileira e expressiva atuação no movimento coral catarinense e brasileiro – reabre inscrições no dia 25 (anteriormente seria no dia 20), das 16h às 18h30, por ordem de chegada. Os candidatos devem ter alguma experiência com corais ou grupos vocais. Neste ano, o Coral – hoje com cerca de 50 componentes – apresentará um repertório comemorativo aos 100 anos do nascimento de Dorival Caymmi, e também ao septuagésimo aniversário de Chico Buarque.

Os ensaios ocorrem às terças e quintas-feiras das 20h às 22h, na Igrejinha da UFSC.

Todas as atividades desses grupos musicais iniciam-se no dia 18 de março.

O Coral, o Madrigal e a Orquestra de Câmara da UFSC

Os projetos Orquestra de Câmara, Madrigal e Coral da UFSC têm por objetivo proporcionar aos músicos em potencial, que compõem o corpo estudantil da UFSC, espaço para desenvolver seus potenciais artístico-musicais, ajudando a fomentar e difundir a música instrumental e vocal. Além disso, também visam divulgar a música erudita e popular; incentivar a formação e a cultura local; estimular a participação da comunidade no processo de interação universidade/sociedade; e aprimorar o processo de ensino-aprendizagem por meio do envolvimento de estudantes em atividades de extensão.

Esses projetos são atividades permanentes do Departamento Artístico-Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura (SeCult) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e são coordenados pela regente Miriam Moritz.

Serviço:

O quê: Reabertura de inscrições para Coral, Madrigal e Orquestra de Câmara da UFSC.

Quando: dias 19 e 25 (para o Coral da UFSC, que seria dia 20), conforme o grupo.

Onde: Departamento Artístico Cultural (DAC), Igrejinha da UFSC, Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis-SC.

Quanto: gratuito e aberto à comunidade.

Informações: DAC – (48) 3721-9447 e 3721-3853 / www.dac.ufsc.br

[CW] Departamento Artístico Cultural (DAC)/SeCult/UFSC