Teatro da UFSC abre 2014 com La Bella Polenta, dias 7, 8 e 9/3, às 18 horas.

27/02/2014 22:23

Projeto Cena Aberta do DAC inicia as apresentações de 2014 no Teatro da UFSC

Grupo Círculo Artístico Teodora traz a tradição italiana para o palco com La Bella Polenta

Embora as aulas na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) ainda não tenham iniciado, o Teatro da UFSC abre suas portas para a primeira apresentação teatral do ano. A companhia Círculo Artístico Teodora apresenta nos dias 7, 8 e 9 de março a peçaLa Bella Polenta, às 18 horas. O espetáculo dirigido por Margarida Baird é a primeira montagem que o Projeto Cena Aberta, do Departamento Artístico Cultural da UFSC, recebe neste ano.

A peça encena o encontro entre o passado e o presente através da história de uma imigrante italiana que parte em busca de uma nova vida e de uma descendente de italianos que volta de uma viagem ao país de suas origens. As personagens interpretadas por Claudia Venturi e Cristina Lopes têm suas histórias cruzadas em um cenário de tradição, entre a história e a ficção.

La Bella Polentaé um espetáculo teatral bilíngue (português / italiano), de narrativas orais da cultura popular ítalo-brasileira, acompanhada de cantigas e danças tradicionais. No processo criativo, o grupo teatral inspirou-se em fábulas populares coletadas por Ítalo Calvino em seu livro Fábulas Italianas.

A escolha do tema da montagem veio da busca pelas raízes italianas em conjunto com a paixão pela tradição oral. O desafio do grupo consistiu em montar em espetáculo que apresentasse uma sonoridade diferenciada, na contraposição das duas línguas, e uma colcha de retalhos composta por diversas linguagens, como contos, danças e elementos da cultura popular.

Projeto Cena Aberta

Como nas três últimas décadas, o Teatro da UFSC, do Departamento Artístico Cultural (DAC), da Secretaria de Cultura (Secult), continua abrindo suas portas para as produções teatrais de Florianópolis e de Santa Catarina. O Projeto Cena Aberta vem reforçar o caráter de socialização do espaço do teatro com a classe artística da cidade, como vem promovendo nos últimos trinta e quatro anos, o intercâmbio artístico e cultural entre a universidade e a comunidade.

O projeto visa estimular e incentivar a produção teatral e artística catarinense, bem como tornar a produção cultural local acessível à comunidade, com a cobrança de um valor de bilheteria simbólico.

“O Cena Aberta no ano de 2013 fez com que um dos importantes aparatos de Cultura da Universidade Federal de Santa Catarina, o Teatro do UFSC, mantivesse um diálogo da UFSC com a comunidade, com a apresentação de peças produzidas tanto na UFSC quanto pelos grupos e companhias da comunidade catarinense”, relembra a coordenadora do projeto, Carmen Fossari.

Os grupos são selecionados por uma equipe de profissionais de teatro do Departamento Artístico Cultural. Os critérios de seleção dos grupos contemplam a sua trajetória na área da produção teatral, o caráter investigativo da pesquisa cênica e o reconhecimento de seus espetáculos pela comunidade e público em geral. Aescolha dos grupos visa mostrar as diferentes formas da linguagem espetacular, como o circo, o drama, a performance, a comédia, o teatro de animação e outras. As apresentações acontecem ao longo deste ano.

“Cena Aberta tem o caráter de abrir as portas da UFSC para si mesma e sua comunidade através da Arte”, defende Fossari.

A equipe técnica de Teatro da UFSC acompanha, junto ao movimento teatral, as montagens que resultam de processos de pesquisas de linguagens que venham contribuir na formação de uma plateia teatral.

A companhia teatral Círculo Artístico Teodora

A associação cultural iniciou as suas atividades, informalmente, em 1990, realizando oficinas, eventos culturais, leituras dramáticas, espetáculos e parcerias.

Em 2004, saiu da informalidade, registrando-se com o nome de Quinta dos Abacates, que, mais tarde passou a se chamar ÁGAPE – Espaço de Artes. No final de 2012, o grupo assumiu então o nome de Círculo Artístico Teodora.

Entre os trabalhos mais importantes estão “Quem Conta um Conto” (1999) e “O Feitiço Andaluz” (2005), ambos com Margarida Baird, além dos recentes “Beatriz” (2011), “Urano quer Mudar” (2013) e “La Bella Polenta” (2013).

Sinopse

Espetáculo de teatro e narrativas orais reúne duas culturas, dois idiomas, dois períodos históricos distintos, música e dança. A peça se passa a bordo de um navio que parte da Itália para o Brasil. Duas personagens que se encontram e trocam contos e experiências encantando e divertindo os participantes dessa viagem lúdica.

O QUÊ: Peça “La Bella Polenta”

QUANDO: dias 7, 8 e 9 de março de 2014, às 18 horas

ONDE: Teatro da UFSC (ao lado da Igrejinha),  Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis.

QUANTO: R$10. Estudantes e idosos tem direito à meia-entrada (R$5)

DURAÇÃO: 50 minutos

CONTATO: Claudia Venturi –   (48) 9113-1002