Oficina Permanente de Teatro apresenta “Cenas do Cotidiano II”, dia 3/7

01/07/2013 04:34

Momento de ensaio da OPT

Oficina Permanente de Teatro encerra semestre com apresentação do espetáculo “Cenas do Cotidiano II”

O Teatro da UFSC recebe a peça “Cenas do Cotidiano II”, produzida pela Oficina Permanente de Teatro (OPT) do Departamento Artístico Cultural (DAC), no dia 3, às 20h. O espetáculo, um jogo teatral com cenas variadas, terá entrada gratuita. O espetáculo reúne peças curtas do dramaturgo Ivo Bender.

A OPT já realizou uma grande montagem da obra de Ivo Bender, que denominou “Cenas do Cotidiano”, na época com a direção de Carmen Fossari. Agora o grupo volta com uma apresentação mais breve, uma experimentação do jogo dramático que ocorreu  sob a orientação e direção de Sérgio Bessa no transcorrer deste primeiro semestre de2013. Amontagem conta  com a  supervisão de Carmen Fossari

A dramaturgia de Ivo Bender nestes textos consegue, através de cenas curtas, trazer personagens aos quais nos identificamos. As situações repetem-se e beiram uma aproximação com a dramaturgia do Teatro do Absurdo, porém sem a mesma intensidade da repetição dramatúrgica ou mesmo do desenvolvimento da trama que se repete.

Em virtude das dificuldades de manutenção das Oficinas de Arte do DAC, neste primeiro semestre, foram mantidas na OPT apenas duas turmas de Teatro de Rua e outra de Improvisação e Montagem reunindo alunos de semestres passados e alguns alunos novos.

A Oficina Permanente de Teatro (OPT) integra o Departamento Artístico Cultural (DAC), da Secretaria de Cultura (SeCult) da UFSC.

 

Sinopse

A montagem conta com quatro peças breves: Crime na biblioteca; Bye, bye, sweet home; Casinha pequenina e Nas barras do tribunal. Na primeira, um chá misterioso e uma investigação de um crime. Em Bye, bye sweet home, casal de namorados adolescentes apaixonados foge de casa enquanto a mãe, através do telefone, revela um casamento em crise. Casinha pequenina mostra o cotidiano de um casal anestesiado pela rotina e com uma filha rebelde. Por último, Nas barras do tribunal uma cena com um desfecho inesperado em uma audiência no tribunal sobre separação de um casal.

Elenco: Laís Piazza, Fernanda Talheder, Gustavo F. Valente, Antonieta Mercês,  Uziel Santana, Cristiano Simões, Sylvain Fournier, Loris Gruginski, Tamiris Rodrigues, Simão Gruber, Daniel Barreto Berger, Silmara Gruber.                          

Ficha Técnica: Iluminação: Luciano Bueno, Sérgio Bessa / Figurino: O Grupo, Suélen Benicá, Carmen Fossari / Sonoplastia: Sérgio Bessa / Operador de Som: Adriano Ferlin / Cenário: Carmen Fossari, O Grupo.

 

A Oficina Permanente de Teatro (OPT)

A Oficina Permanente de Teatro – OPT tem por objetivo uma vivência na área das Artes Cênicas compreendendo o estudo teórico e a vivência teatral. Possui uma grade disciplinar básica denominada “de como ser para representar ou ser”. A cada turma, dependendo da vocação do grupo aí formado, ela realiza o processo de montagem seguindo a tendência natural do grupo. Esta vivência poderá ser de Teatro de Rua,  Mímica,Teatro de Animação, Montagem dos Clássicos , Ciclos de Leituras Dramáticas e mais recente Circo. Depois desta etapa, os alunos, que de fato sintonizam sua vocação, podem integrar o elenco do Grupo Pesquisa Teatro Novo da UFSC.

Desde1982, aOficina Permanente de Teatro, vinculada ao Departamento Artístico Cultural (DAC), realiza suas atividades na formação do ator/cidadão. Do ano de1977 a1981, o então Setor de Teatro da UFSC, oferecia o Curso Livre de Formação de Ator, com disciplinas inter-relacionadas (corpo, voz, história do teatro) ministradas por Carmen Fossari, que desde então formulou o método “de como ser para representar outro ser”.

A partir de 1982, com a inclusão de outros profissionais da área teatral, o curso foi transformado em OPT – Oficina Permanente de Teatro.

 

SERVIÇO:

O QUÊ: espetáculo Cenas do Cotidiano II, Textos Ivo Bender. Direção Sérgio Bessa.

QUANDO: dia 3 de julho de 2013, às 20 horas

ONDE: Teatro da UFSC, ao lado da Igrejinha. Praça Santos Dumonnt, Trindade, Florianópolis.

QUANTO: Gratuito. Retirar os ingressos no local, meia-hora antes do início da peça.

DURAÇÃO: Cerca de 50 minutos. CLASSIFICAÇÃO: Livre

CONTATO: DAC / Teatro da UFSC: (48) 3721-9348 – www.dac.ufsc.br

Fonte: Bruna Andrade – Acadêmica de Jornalismo, Estagiária no DAC: SECULT: UFSC, com textos e fotos da OPT.

Atualizado em 01.07.12 – 18h35