OPT Turma II – 2018-1

Turma II – Oficina Permanente de Teatro

Oficina de Improvisação Teatral, e Oficina Caminhos para o jogo e a cena.

Oficina de Improvisação Teatral

Ministrante: Mhirley Lopes

A oficina de improvisação tem como objetivo trabalhar a espacialidade do jogo teatral buscando uma construção de sentido através do uso primordial do corpo. Os exercícios são uma adequação dos tradicionais jogos de improvisação de Viola Spolin, Augusto Boal e outros, tendo o corpo como seu principal veículo de comunicação. A restrição do uso da fala é um dispositivo para que o praticante consiga compreender quais os mecanismos necessários para aflorar e expressar pensamentos e sentimentos através da sua postura e conduta corporal.

Oficina Caminhos para o jogo e a cena.

Ministrante: Everton Lampe de Araújo

A Oficina busca desenvolver experimentações práticas de criação teatral, abordando princípios de improvisação e encenação em que se busca, a partir de diferentes metodologias, traçar um panorama do corpo ao espaço, passando pela relação com objetos, propiciando ao participante um conjunto de técnicas e vivências voltadas para a improvisação teatral.

Através de uma metodologia diversa – descontraída e convidativa para interessados com ou sem experiência na área de improvisação teatral – os princípios metodológicos preveem exercícios coletivos até a experimentação individual, sempre compartilhados com o coletivo.

Período de realização da oficina (OPT Turma II): 27/03 a 07/06/2018

Carga Horária: 60 horas

Horários: Terças e quintas-feiras das 19:30 às 22:00 horas

Requisito: Somente candidatos com idade igual ou superior a 18 anos.

Valor (em taxa única): R$ 400,00

Sobre os ministrantes

Mhirley Lopes é mestra em Teatro pelo PPGT da Universidade do Estado de Santa Catarina (2005) e também possui graduação em Teatro pela mesma Universidade; Curso Avançado de Mimo Corporal pela International School of Corporeal Mime de Londres, 2007. Participou de vários curtas e atuou em peças de teatro, além de organizar mostra de filmes e outros eventos culturais. Dá aulas de teatro e da técnica do mimo corporal para atores e público interessado desde 2009, na Lituânia, Inglaterra e no Brasil.

Everton Lampe de Araújo possui Mestrado em Teatro pelo PPGT da Universidade do Estado de Santa Catarina (2017) e Graduação em Artes Cênicas e Dança pela Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP e Université Lille III – França. No México aprendeu sobre palhaçaria com Jef Johnson e possui experiências com diversos coletivos e eventos realizados em Minas Gerais com ênfase no trabalho de bufonaria. Aborda a liminaridade entre improvisação e performance a partir de práticas de intervenção urbana.