Teatro da UFSC

__.  

Sobre o Teatro da UFSC

Fachada DAC - WEB800

Teatro da UFSC, ao lado da Igrejinha

 

Além das oficinas e de outros projetos culturais permanentes, o Teatro da UFSC (ao lado da Igrejinha) é utilizado por grupos da UFSC e por grupos da comunidade, quando participantes do Projeto Cena Aberta, realizado pelo DAC.

 

Projeto Cena Aberta

Como nas três últimas décadas, o Teatro da UFSC, do Departamento Artístico Cultural (DAC), da Secretaria de Cultura (Secult), continua abrindo suas portas para as produções teatrais de Florianópolis e de Santa Catarina. O Projeto Cena Aberta vem reforçar o caráter de socialização do espaço do teatro com a classe artística da cidade, como vem promovendo em mais de trinta anos, o intercâmbio artístico e cultural entre a Universidade e a comunidade.

O projeto visa estimular e incentivar a produção teatral e artística catarinense, bem como tornar a produção cultural local acessível à comunidade.

Os grupos são selecionados por uma equipe de profissionais de teatro do Departamento Artístico Cultural. Os critérios de seleção dos grupos contemplam a sua trajetória na área da produção teatral, o caráter investigativo da pesquisa cênica e o reconhecimento de seus espetáculos pela comunidade e público em geral. A escolha dos grupos visa mostrar as diferentes formas da linguagem espetacular, como o circo, o drama, a performance, a comédia, o teatro de animação e outras. As apresentações acontecem ao de cada ano.

A equipe técnica de Teatro da UFSC acompanha, junto ao movimento teatral, as montagens que resultam de processos de pesquisas de linguagens que venham contribuir na formação de uma plateia teatral.

 

Características do Teatro

Com 108 lugares e equipamentos cênicos, o Teatro da UFSC, ao lado da Igrejinha, é usado, preferencialmente, para atividades de teatro. Em fins da década de 1980 e meados da de 1990, o teatro recebeu algumas reformas estruturais, como a ampliação do palco, inclinação da platéia com rampas para acesso de deficientes e a troca da cobertura. Desde 2005, outras benfeitorias vêm sendo realizadas gradativamente no teatro, como a instalação de novas poltronas na platéia, pintura interna, troca de carpet e do piso dos camarins, que em 2008 receberam novas bancadas com espelhos. As cortinas foram trocadas e foram adquiridos novos refletores para o palco. A platéia do Teatro é climatizada com equipamentos de ar-condicionado split.

O conjunto da Igrejinha da UFSC, que abriga o Teatro, o auditório da Igrejinha e outros espaços administrativos e de oficinas, é formado por edifícios históricos que fazem parte da paisagem cultural do bairro da Trindade.

Para saber mais sobre o Teatro da UFSC veja os dois textos históricos no blog www.teatrodaufsc30anos.blogspot.com

 

Relação de materiais e equipamentos de luz, som e adiovisual do Teatro da UFSC (ver Nota no rodapé)

Descrição e  Quantidade:

Descrição Qde
REFLETOR PC TELEN 1000 W 13
REFLETOR ELIPSOIDAL 36° 750W MAX / 575 W MAX CE (SEMELHANTE AO ETC) – com lâmpada de 575 W 05
REFLETOR PAR 64 FOCO 51000 W 10
PORTA GEL PARA REFLETOR PAR 12
BANDEIRA (BARN DOOR) PARA REFLETOR PC DE 1000 W 16
MESA DE ÁUDIO 12 CANAIS WATTSON, MXS PROFESSIONALAUDIO MIXER 01
MESA DE LUZ ANALÓGICA 24 CANAIS, DITEL Om series 300 01
DIMMER BOX (OU RACK DE LUZ) DE 12 CANAIS, DITEL MX SÉRIES 800 01
CAIXA DE SOM CA 500 MARK 02
CAIXA DE SOM RETORNO FRAHM RF 800100 WRMS, 8 OHMS 01
VARA DE LUZ COM 15 PONTOS CADA 04
PONTOS DE SAÍDA DIMERIZÁVEL NAS PAREDESLATERAIS DO PALCO (NÍVEL BAIXO) 08
PAINEL DE PLUGAGEM PARA 12 CANAIS COM 4 SAÍDAS POR CANAL – alimentados através do dimmer box, por sua vez protegido por um disjuntor trifásico de 40 A, ligado a um disjuntor de 100 A 01
PAINEL DE TOMADAS COM 06 SAÍDAS DIRETAS EM 220 V (cada). Localizado na cabine de som e luz, para plugagem de mesas e auxiliares 01
TELA PARA PROJEÇÃO COM ENROLAMENTO AUTOMÁTICO E COM CONTROLE REMOTO (instalada sobre o palco) 01
PROJETOR DATA SHOW, DE 4500 ANSI LUMENS (instalado na estrutura superior da plateia, com cabo de sinal no palco e na cabine de operação) 01

___________

Nota: Esta é a relação de equipamentos e instalações elétricas averiguados em levantamento atualizado em 08 de junho de 2017. Estão contidos nessa lista os equipamentos em condições de uso e excluídos aqueles que necessitam reposição de lâmpadas e/ou lentes, ou apresentem outros defeitos. A disponibilidade e as condições de uso de cada um desses itens/equipamentos devem ser verificadas quando da solicitação de pauta do Teatro.

 

Medidas do palco do Teatro da UFSC

(Estas medidas complementam e/ou corrigem a planta baixa do Teatro)

Largura de boca de cena: 9,50m

Largura parte posterior do palco: 8,75m

Largura entre colunas no centro do palco (estreitamento no centro do palco): 6,00m

Profundidade (total):    8,00m

 

Profundidade dividida em:

•          Antes da coluna: 4,00m

•          Da coluna ao fundo: 3,55m

•          Espessura da coluna: 0,45m

 

Largura do palco dividida em:

•          Largura da coluna central lado esquerdo, na visão da plateia:

1.         Frente: 1,80m

2.         Lado interno (voltado ao fundo do palco): 1,50m

 

•          Largura da coluna central lado direito, na visão da plateia:

1.         Frente: 1,72m

2.         Lado interno (voltado ao fundo do palco): 1,25m

Largura escadas (uma em cada lateral no fundo do palco): 0,80m

 

Veja a planta baixa do teatro:

 

Planta Teatro da UFSC

Planta Teatro da UFSC

 

Caso você queira a imagem com qualidade de impressão, acesse aqui a planta em formato maior.