Arte na Escola – Polo UFSC

Veja a listagem da DVDteca do Arte na Escola – Polo UFSC com títulos que, além de serem utilizados em cursos e grupos de estudo do Polo UFSC, podem ser emprestados, preferencialmente, para professores, pesquisadores e estudantes de Arte cadastrados no Polo UFSC.  Para fazer o seu cadastro e obter mais informações, entre em contato através do e-mail

Oficina de História em Quadrinhos

Sobre o programa

O Programa Arte na Escola – Polo UFSC faz parte da Rede Arte na Escola, uma organização que articula instituições brasileiras de Ensino Superior (IES), culturais e educacionais com o Instituto Arte na Escola, cujo objetivo é qualificar o professor de artes por meio de parcerias locais. Reúne esforços a fim de disponibilizar meios e materiais múltiplos ao ensino de arte. Propicia também condições para formação continuada do professor do ensino básico da rede oficial de ensino. A Rede Arte na Escola está presente em mais de 20 estados brasileiros, desenvolvendo suas ações através dos programas Educação Continuada, Midiateca e Prêmio Escola Cidadã.

O Polo UFSC atualmente é coordenado pelo Colégio de Aplicação e Departamento Artístico Cultural da UFSC. A parceria entre essas duas unidades da Universidade, que atuam com ensino, pesquisa e extensão artística aumenta as possibilidades de ações para os professores da rede pública de ensino.

O programa Arte na Escola tem a participação do Colégio de Aplicação desde 1992, com pesquisas, relatos de experiências, produção de materiais pedagógicos e publicações, utilizando a sala de aula como espaço de investigação e aprendizagem para professores e alunos. Desde 1993 aUFSC vinha atuando em parceira com o Polo UDESC, mas a partir de 2004, com a aprovação do projeto encaminhado pela Universidade Federal, foi assinado um convênio com o Instituto Arte na Escola, e Santa Catarina desde então passa a contar também com o Polo UFSC.

A seguir, programas realizados pelo Arte na Escola, conforme divulga o site do Instituto. Para saber mais sobre cada ação do programa, visite o site www.artenaescola.org.br:

Educação Continuada

Os programas de Educação Continuada são realizados tanto na sede do Instituto Arte na Escola,em São Paulo, quanto por meio de universidades conveniadas que constituem a Rede Arte na Escola, que por sua ação atingem os sistemas públicos de ensino. Enquanto estratégia de trabalho, valorizamos a incubação de projetos a partir de resultados advindos da avaliação dos mesmos, sua disseminação por meio de parcerias em rede.

. Grupos de Estudo

. Cursos

. Seminários

. Congressos e Jornadas

Midiateca

Produz e distribui materiais educacionais que subsidiam o professor na sua prática docente. Estes materiais podem ser encontrados nos Polos da Rede Arte na Escola.

– DVDteca Arte na Escola, acompanhada de Materiais Educacionais.

– Cadernos de apoio ao professor

– Kits educacionais

– Banco de Imagens e Ludotecas

Prêmio Arte na Escola Cidadã

O Prêmio Arte na Escola Cidadã reconhece e evidencia nacionalmente projetos educativos de qualidade no ensino da arte, valorizando professores de arte do ensino Infantil, Fundamental e Médio em todo o Brasil. Os projetos são escolhidos entre os membros da Rede arte na Escola.

Consultoria

Desenvolve projetos e realiza assessoria em educação para institutos culturais e museus na formação de professores e na elaboração de ações educativas.

POLO UFSC – ARTE NA ESCOLA

PARCERIA:

INSTITUTO ARTE NA ESCOLA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

SECRETARIA DE CULTURA

DEPARTAMENTO ARTÍSTICO CULTURAL

COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UFSC – CED

ENDEREÇO:

POLO UFSC – ARTE NA ESCOLA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

COLÉGIO DE APLICAÇÃO

88040-900 – Campus Universitário – Trindade