Projeto “Igrejinha Musical” apresenta Patricia Goulart e David Cardona na programação do Experimenta 2022

21/11/2022 16:31

O projeto “Igrejinha Musical”, ação do Departamento Artístico Cultural (DAC/SeCArte), da Universidade Federal de Santa Catarina, apresenta na próxima terça-feira, dia 22 de novembro, a atriz e musicista Patricia Goulart e o violinista David Cardona, que exploram a sonoridade da música brasileira. A apresentação integra a programação da 7ª edição do Experimenta – Diversidade, que acontecerá de 20 a 26 de novembro de 2022. O evento está programado para às 19h, na Igrejinha da UFSC, é gratuito e aberto à comunidade, com entrada liberada por ordem de chegada.

O atual trabalho de Patricia Goulart e David Cardona, que prometem fazer uma viagem musical, visita diferentes épocas da produção artística brasileira, tendo como principal condutor o samba, sua origem e transformações. Composto essencialmente por música brasileira, o repertório do duo percorre do Estácio à Mangueira, visita os morros do Rio de Janeiro, a boemia paulistana, passa pelas rádios de 1930 e traz poesia em forma de canção através de compositores consagrados como, Noel Rosa, Adoniram Barbosa, D. Ivone Lara, Jacob do Bandolim, Chico Buarque e Eduardo Gudin e traz músicas imortalizadas por intérpretes como Carmen Miranda, Aracy de Almeida, Elizeth Cardoso, Elis Regina e Clara Nunes.

Os músicos

Patrícia Goulart (atriz e musicista)

Patricia Goulart é atriz formada pela Faculdade de Artes do Paraná, pós graduada em Literatura e Teatro pela UTFPR e cantora, tendo estudado no Conservatório de MPB de Curitiba e na Escola Portátil no Rio de Janeiro. Há 20 anos atua como cantora e atriz em espetáculos de teatro e como cantora em grupos em Curitiba, Rio de Janeiro e Florianópolis. Residente em Florianópolis desde 2019, passou a trabalhar com diversos músicos da cidade e a fazer parte da equipe de professores da EPM Floripa, além de participar da equipe de produção do Festival de Choro da Primavera de Florianópolis, juntamente com o bandolinista e professor Geraldo Vargas. Atualmente é professora de canto na EPM Floripa, cantora em parceria com o violinista David Cardona, além de realizar trabalho com outros músicos e em diversos locais na cidade de Florianópolis.

David Cardona (Colômbia)

Brasileiro naturalizado. David Cardona é bacharel em violão pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Radicado em Florianópolis, trabalha como instrumentista e professor de música desde 2008. Participou dos grupos de violão erudito: Camerata de Violões de Lages, Camerata Vento Sul, Duo Ponteio. Integrou o conjunto de música instrumental Trio Ribeira atuando como violonista e compositor. Atualmente integra a Orquestra de Choro Campeche. Realiza trabalho em duo com a cantora Patricia Goulart, com repertório focado em sambas, maxixes e choros. Também atua no conjunto de música instrumental Duo Baobá com a flautista Mayara Araújo.

Projeto Igrejinha Musical

Apresentando recitais gratuitos quinzenalmente durante o período letivo da Universidade, a ação busca incentivar e valorizar a música instrumental e autoral no espaço da Igrejinha da UFSC, promovendo acesso e difusão da cultura musical para toda a comunidade.

Experimenta 2022

Com objetivo de incentivar a participação e o envolvimento de estudantes, servidores e técnicos-administrativos e professores em atividades artístico-culturais desenvolvidas pela UFSC, o Experimenta selecionou propostas artísticas e culturais, nas mais diversas linguagens, para apresentações em locais da UFSC durante a 7ª edição. Entre os dias 20 e 26 de novembro de 2022, acontecerão diversas atividades espalhadas pela universidade como teatro, música, dança, literatura, audiovisual, artes visuais, bem como oficinas, palestras, exposições, rodas de conversas, entre outros. O evento é aberto à comunidade.

Serviço:

O quê: Apresentação do duo, com Patricia Goulart e David Cardona
Quando: Dia 22 de novembro de 2022, terça-feira, às 19h.
Onde: Igrejinha da UFSC, Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis.
Quanto: Gratuito e aberto à comunidade, com entrada liberada por ordem de chegada.

Texto: Matheus Bonfim/Estagiário de Jornalismo/DAC/SeCArtE/UFSC, com informações do músicos

Tags: DACExprimentaIgrejinha da UFSCSeCArteUFSC