Projeto “Igrejinha Musical” apresenta Duo Baobá, nesta quinta-feira, 15/09

13/09/2022 12:01

O projeto “Igrejinha Musical”, nova ação do Departamento Artístico Cultural  (DAC/SeCArtE), da Universidade Federal de Santa Catarina, apresenta na próxima quinta-feira, 15 de setembro, o Duo Baobá, uma parceria musical entre o violinista David Cardona e a flautista Mayara Araújo, que explora a sonoridade da música brasileira e latina.

A apresentação está programada para às 19h, na Igrejinha da UFSC. O evento é gratuito e aberto à comunidade, com entrada liberada por ordem de chegada.

A pesquisa musical do “Duo Baobá”, formado em 2022 em Florianópolis, parte do Chorinho, gênero musical permeado pela interculturalidade característica do Brasil, que dialoga com as músicas de salão europeias, e a música afro-brasileira, em especial, dos ritmos e danças afro-religiosos. O repertório atual do duo integra os diversos subgêneros do choro, como maxixe, tango brasileiro, polca e Scottish, tocados tanto em sua forma tradicional, como em arranjos próprios e que exploram a sonoridade dos instrumentos.

Projeto Igrejinha Musical

Apresentando recitais gratuitos quinzenalmente durante o período letivo da Universidade, a ação busca incentivar e valorizar a música instrumental e autoral no espaço da Igrejinha da UFSC, promovendo acesso e difusão da cultura musical para toda a comunidade.

Os músicos

David Cardona (Colômbia)

Brasileiro naturalizado. David Cardona é bacharel em violão pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Radicado em Florianópolis, trabalha como instrumentista e professor de música desde 2008. Participou dos grupos de violão erudito: Camerata de Violões de Lages, Camerata Vento Sul, Duo Ponteio. Integrou o conjunto de música instrumental Trio Ribeira atuando como violonista e compositor. Atualmente integra a Orquestra de Choro Campeche. Realiza trabalho em duo com a cantora Patricia Goulart, com repertório focado em sambas, maxixes e choros. Também atua no conjunto de música instrumental Duo Baobá com a flautista Mayara Araújo.

Mayara Araújo (Brasil)

Natural de São Paulo, estudou música na Escola Livre de Música Edmundo Ramos Barbosa (Arujá-SP), Projeto Guri e Escola de Música Municipal de São Paulo entre os anos 2011 e 2013. Integrou, neste período, as Bandas Sinfônicas das cidades de Arujá e Itapevi. É bacharela em música – flauta transversal pela Universidade Federal de Pelotas e mestra pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Desde 2013 vem atuando em recitais solo e de câmara. Foi solista do “Flashmob na Pinacoteca” com a obra “Bolero” do compositor Maurice Ravel, projeto executado por uma parceria entre o Conservatório de Paris, EMESP e Guri Santa Marcelina; integrou o Trio Arakime com a soprano Fernanda Miki e o pianista Patrick Menuzzi; o Duo Arsis com o pianista Patrick Menuzzi; e o Duo Baobá com o violonista David Cardona. Durante sua vivência musical, participou de diversos Master Classes com flautistas nacionais e internacionais, podendo citar Vicent Luca e Anna Besson (França), Adriana Ferreira (Portugal), Christine Beard, James Hall (EUA) e os brasileiros Artur Elias (OSPA), Rogério Wolff, Fernando Pacífico e Claudia Nascimento (OSESP). Atualmente é doutoranda em Educação Musical na Universidade do Estado de Santa Catarina.

O quê: Apresentação do Duo Baobá
Quando: 15/09/2022 | quinta-feira | 19h
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: gratuito e aberto à comunidade, com a entrada liberada por ordem de chegada