Galeria de Arte da UFSC faz digitalização de documentos do seu acervo arquivístico

28/06/2022 14:22

Convites para digitalização – Foto: Amícia P. Martins

A Galeria de Arte da UFSC está criando acervo digital da documentação antiga e analógica de arquivos administrativos, portfólios de artistas, informações sobre o acervo artístico e exposições realizadas.

A Galeria de Arte da UFSC (DAC/SeCArte/(UFSC) está realizando a digitalização e organização digital do acervo documental referente aos artistas, ao acervo de obras de arte da UFSC e as relações entre eles, incluindo documentação sobre seleções de propostas e exposições realizadas na Galeria de Arte e no Hall da Reitoria 1 da UFSC, além de outros espaços utilizados para as exposições. Os trabalhos são coordenados pela Coordenadora da Galeria, Amícia P. Martins, com a participação de um estagiário de graduação da UFSC.

O objetivo é a digitalização de documentos (captura digital de imagem de documentos administrativos; portfólios de artistas contendo textos, documentos planos e encadernados, impressos, manuscritos, formulários, listagens, fotos, convites, cartazes, etc.; materiais de exposições, salões de arte e eventos realizados) da Galeria de Arte da UFSC/DAC/SeCArte. Esses documentos são arquivos históricos permanentes, construídos ao longo dos anos através das exposições e trabalhos realizados na Galeria de Arte da UFSC.

A iniciativa está sendo possível devido à importante participação do estagiário André Lucas, aluno do Curso de Ciência da Informação/CED/UFSC, através do programa de Estágio Curricular Obrigatório. Desde o seu início, o projeto já está gerando possibilidades de pesquisa: o tema do TCC do estagiário André (Título:Proposta de Critérios de Digitalização do Acervo da Galeria de Arte da UFSC”) está sendo desenvolvido a partir das atividades realizadas em seu estágio na Galeria de Arte da UFSC.

As operações são realizadas em copiadoras multifuncionais em formatos A3 e A4 da UFSC, visando à preparação de catálogos e índices, criando arquivos digitais em sistema online/nuvem com informações de textos e imagens, organizados de forma a possibilitar a leitura e a consulta destes materiais, além da segurança dos dados. A digitalização e a organização em sistema online/nuvem possibilitam a democratização do acesso às informações e permitem maior segurança para salvaguardar o material documental. No caso de um incêndio, inundação, ou outros problemas que podem acometer a segurança predial e patrimonial, esta parte da documentação referente ao acervo estará segura.

A digitalização de acervos é uma das ferramentas essenciais ao acesso e à difusão dos acervos arquivísticos, além de contribuir para a sua preservação, uma vez que restringe o manuseio aos originais, constituindo-se como instrumento capaz de dar acesso simultâneo local ou remoto aos seus representantes digitais como os documentos textuais, cartográficos e iconográficos em suportes convencionais.

(CONARQ – Recomendações para Digitalização de Documentos Arquivísticos Permanentes – abril- 2010)

O processo de captura digital da imagem será realizado com o objetivo de garantir o máximo de fidelidade entre o representante digital gerado e o documento original, levando em consideração suas características físicas, estado de conservação e finalidade de uso. Os padrões de digitalização terão como base a RESOLUÇÃO Nº 31, de 28 de abril de 2010 recomendações da Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ). Trata-se de um trabalho meticuloso, que inclui o conhecimento das atividades do setor/instituição, quais são os setores por níveis hierárquicos, as áreas que mais usam documentação e os padrões de organização dos documentos utilizados (índice, método de armazenamento, tipos de documentos).

O formato digital da documentação também fornecerá subsídios para a complementação do catálogo digital do acervo de obras de arte da UFSC, outro projeto que está sendo desenvolvido pela coordenação da Galeria de Arte, com a importante participação de estagiários (atualmente, conta com a colaboração essencial do estagiário Krsna Gusmão, aluno do Curso de Ciência da Informação/CED/UFSC, através do programa da Bolsa PIBE, de Estágio Curricular Não Obrigatório).

Agradecemos à atual gestão da UFSC (2018–2022) pela disponibilização de estrutura física, equipamentos e a possibilidade de contar com o auxílio de estagiários, constituindo, desta forma, uma via de mão dupla, em que os estudantes têm a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos em seu curso, enquanto a Galeria de Arte se beneficia com a produção de um material que moderniza o seu sistema de salvaguarda de documentos institucionais.

A Galeria de Arte da UFSC foi criada em agosto de 1989 (completa 33 anos em agosto de 2022) e sua sala de exposições denominada “Aníbal Nunes Pires” encontra-se fechada desde 2010, devido à necessidade de reforma do prédio do Centro de Convivência da UFSC, onde está localizada.

A comunidade universitária da UFSC, artistas e admiradores de artes visuais têm esperança de que a próxima gestão continue a mover esforços para a reforma do prédio visando a retomada das atividades naquele espaço cultural e de convivência, assim como a reativação da Galeria de Arte da UFSC no Centro de Convivência da UFSC.

28/06/2022

Amícia Parreira Martins

Coordenadora da Galeria de Arte da UFSC

DAC/SeCArte/UFSC

Tags: DACGaleria de Arte da UFSCSeCArteUFSC