Banda Calafate participa do Talk Show do Projeto 12:30 na quarta-feira, dia 23 de junho

20/06/2021 21:15

.

Calafate. Foto: Guillermo Sallinas.

O Projeto 12:30 lança na próxima quarta-feira, dia 23 de junho, mais uma edição do “Talk Show 12:30”. A entrevista com a banda Calafate será transmitida pelo canal do You Tube do projeto, às 12h30. Participam do bate-papo os seguintes integrantes da banda: Matheus de Souza, Luigi Bogoni, Christiano Poletto e JC Matias.  A atividade encerra o primeiro semestre do novo formato do Projeto 12:30 que, junto da “Live 12:30”, são as atividades quinzenais oferecidas durante a pandemia, como forma de adaptação das apresentações nos meios virtuais.

Calafate

A banda nasceu em 2015, com um grupo de amigos que se reuniam para sessões de improvisação musical em Florianópolis. A partir de então, passaram a se apresentar em eventos, casas de show e festivais em Santa Catarina, incluindo diversas participações no Projeto 12:30 da UFSC. Em 2016, a Calafate realizou uma turnê pela Argentina e intensificou a produção de músicas autorais. No início de 2018, o grupo lançou o seu primeiro álbum — intitulado “Biblioteca do Universo” —que contém 11 faixas autorais, junto ao videoclipe da música “Trombeta dos Anjos”. No álbum é possível identificar a diversidade dos ritmos que influenciam a banda, sendo uma mistura de estilos nacionais e internacionais, com temas inspirados desde o blues até a capoeira. Além disso, as músicas são marcadas por letras que exploram experiências de expansão da consciência, espiritualidade e vivências do cotidiano.

Integrantes

Matheus de Souza (Pepe): vocalista, compositor e multi-instrumentista começou a tocar violão com oito anos de idade, no interior do Paraná. Além de cantar, iniciou na Calafate tocando guitarra e, mais tarde, inseriu o trompete na banda. Também atua como músico e compositor em outros projetos, com foco no trompete e no violão, e trabalha como educador.  Está se graduando no curso de Música da UDESC.

Luigi Bogoni: baixista, o músico foi influenciado por vários grupos como Novos Baianos, Ponto de Equilíbrio, Dazaranha e outros. Internacionalmente, Stevie Wonder, Funkadelic, Sublime e Bob Marley são alguns dos artistas que compõem o eclético repertório musical do baixista. Além de músicas tradicionais, também tem influência nas músicas folclóricas da região serrana do estado.

Christiano Poletto: tecladista e vocalista, tem sua gênese musical no rock que ouvia durante a adolescência. O músico procura absorver ensinamentos de cada um dos diferentes estilos musicais que surgem ao longo de sua vida e misturar com Jazz, Reggae, Rock, música clássica e ritmos latinos.

JC Matias: baterista, teve os primeiros contatos com o instrumento quando tinha apenas 5 anos de idade. Entrou como baterista da Calafate em 2018 e busca trazer ao repertório da banda um pouco de suas influências de bandas como Charlie Brown Jr, Red Hot, Blink.

Augusto Vedana (Guga): guitarrista, ingressou no mundo da música aos 11 anos de idade. Tem influências que transitam do Rock à MPB e do Soul ao Hip-Hop, contribuindo com mais um contraste para a sonoridade da Calafate, seja colaborando com ideias para as composições, ou nas improvisações das guitarras.

Jorge Maciel: saxofonista, iniciou a caminhada musical quando criança, tocando flauta doce até encontrar-se com o saxofone. Suas principais influências musicais vêm do jazz, reggae e blues, através de artistas como Bob Marley, The Congos, ZZ Top, Jeff Cofins, Pink Floyd e Tame Impala.

Cristhian Summers: baterista, tem sua raiz musical nas vertentes do rock dos anos 90. Logo migrou ao Reggae e, ao conhecer a banda Calafate, passou a fazer parte do intercâmbio musical com os integrantes, conhecendo e assumindo novos gêneros musicais como o Funk, o Soul, entre outros.

André Poletto: guitarrista, ingressou na banda Calafate em 2016.  Suas influências musicais variam desde linhas de guitarra mais rítmicas, como representadas pelo funk de James Brown e Tim Maia, a estilos marcados como os de The Meters e Funkadelic. Atualmente, tem aprofundado seus estudos no violão.

Projeto 12:30

Projeto cultural permanente há três décadas, é realizado pelo Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O Projeto 12:30 apresenta, quinzenalmente, às quartas-feiras, durante o período letivo, atrações culturais gratuitas, na grande maioria de música, junto à Praça da Cidadania, em frente ao Centro de Cultura e Eventos da UFSC, no campus da Trindade. Em períodos de atividades presenciais, o Projeto ocorre quinzenalmente no campus Trindade, e, uma vez ao mês, no Centro de Ciências Agrárias, o CCA, no bairro Itacorubi.

Atualmente, houve a necessidade de mudanças no formato das apresentações, provocada pelo momento de pandemia e pelo adiamento das atividades presenciais na UFSC. Por isso, a programação do Projeto 12:30 está totalmente digital. As atividades ocorrem a cada 15 dias, nas quartas-feiras, pelo canal do You Tube do Projeto 12:30, de forma alternada entre “Talk Show 12:30” — que são entrevistas previamente gravadas — e “Live 12:30”, com transmissões ao vivo.

Acesse o canal do You Tube do Projeto 12:30 através do link:
https://www.youtube.com/channel/UCFogAQnnijMQM60i9E0ECqw

Serviço:

O quê: “Talk Show 12:30” com a banda Calafate.
Quando: 23 de junho de 2021, quarta-feira, às 12h30.
Onde: Canal do You Tube – Projeto 12:30 UFSC –
https://www.youtube.com/channel/UCFogAQnnijMQM60i9E0ECqw
Quanto: Gratuito e aberto à comunidade.
Contato: ou com a coordenadora Bianca Kaizer pelo e-mail:

Mais sobre o Projeto 12:30 em  www.dac.ufsc.br  e através das redes sociais (@projeto1230.ufsc).

Redes sociais da banda: @calafate_oficial

Texto: Bianca Kaizer de Oliveira – Coordenadora do Projeto 12:30 / DAC / SeCArte / UFSC,  com informações da banda.

 .