Exposição fotográfica “Retratos do Parkinson”, no Hall da Reitoria da UFSC

21/11/2019 01:25

A exposição fotográfica “Retratos do Parkinson – onde o amor anda de mãos dadas”, autoria de Micheline Souza Zolet, abre à visitação pública no Hall da Reitoria da UFSC, nesta quarta-feira, 27 de novembro, e fica aberta até o dia 12 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 19 horas.

Das inúmeras fotografias produzidas, a exposição apresenta cerca de 28 fotografias com dimensões de (50×60)cm,  6 móbiles com 160 fotografias de (10×15)cm e mais um varal fotográfico com 40 fotografias com dimensões de (20X21)cm.

Projeto fotográfico

O projeto “Retratos do Parkinson – onde o amor anda de mãos dadas”, iniciou quando a professora Dra. Alessandra Swarowsky Martin/UDESC, coordenadora do projeto de Iniciativa Brasileira de Reabilitação na Doença de Parkinson-BPARKI, viu Micheline fotografando a própria mãe nas atividades do grupo. Assim, ela foi convidada para fazer o registro fotográfico das atividades do grupo para um possível varal fotográfico em homenagem ao dia Internacional de apoio ao portador de Parkinson. Embora argumentasse que era apenas fotógrafa “amadora”, a professora e o grupo alegaram que queriam uma pessoa implicada com os cuidados aos portadores de parkinson para fazer o trabalho e, ao analisarem as fotografias, disseram que as imagens da fotógrafa estavam adequadas e poderiam ser expostas no varal agendado.

Assim, a mostra, em formato de varal fotográfico, foi realizada no Parque Ecológico do Córrego Grande, em Florianópolis, em 14 de abril deste ano, em homenagem ao dia 11 de abril, Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson. Uma segunda exposição foi apresentada no formato de painéis fotográficos, com uma interação artística com móbiles fotográficos em harmonia com origamis de flores de tulipa (flor símbolo da doença de Parkinson), nos dias 6 a 8 de junho, no 5º Encontro Catarinense sobre a Doença de Parkinson, unidade SESC-Cacupé, em Florianópolis. A terceira exposição ocorreu na cidade de São Paulo, no 1º Curso Internacional para Enfermeiros em doença de Parkinson e outras DM, nos dias 24 a 26 de julho de 2019, no Conselho Regional de Enfermagem-Coren/SP. Agora, já em quarta edição, a UFSC recebe uma exposição sobre o tema.

O projeto fotográfico se vincula a projetos de apoio aos parkinsonianos desenvolvidos em parceria com a UDESC e a UFSC nos seus centros de fisioterapia e educação física (UDESC) e curso de fonoaudiologia (UFSC).

Sobre a fotógrafa, por ela mesma

Tenho 46 anos, sou de 11 de setembro de 1973; fiz curso técnico em enfermagem, não possuo nível superior. Queria muito estar estudando fotografia, mas hoje sou cuidadora dos meus pais que, além de idosos, minha mãe tem Parkinson, e agora o Alzheimer está avançando em uma velocidade não esperada, e meu pai é cardíaco e está com uma demência ainda não diagnosticada; neste momento não existe possibilidade de voltar aos estudos, tenho que cuidar deles com o carinho e a atenção que merecem, o que faço com amor e dedicação.

Iniciei na fotografia quando realizava um curso de bombeiro comunitário em Florianópolis, realizado pelo Bombeiro Militar de Santa Catarina, e buscava registrar as atividades do grupo sem equipamento adequado; no ano de 2010, fui presenteada pelo grupo com uma máquina profissional que passei a usar e registrar imagens da ilha (em Florianópolis) onde nasci e sou apaixonada pelo lugar.

Autodidata por opção, somente em 2015 realizei meu primeiro curso básico na Escola de Fotografia Áurea, e em 2019 cursei na UFSC, no Departamento Artístico Cultural (DAC), o Curso de Fotografia com Sabrina Nicolazzi. A fotografia faz parte da minha vida desde a infância, pela curiosidade no processo de registrar imagens, eternizando momentos, e, no decurso do meu tempo vital, busquei trabalhar por onde passei com uma prática de inclusão e solidariedade, sendo técnica de enfermagem, depois bombeira comunitária e voluntária no projeto de parkinson, doença que, uma das primeiras dificuldades para a maioria dos portadores, é controlar os movimentos, evoluindo para uma degeneração da memória; busquei registrar assim pessoas com essas dificuldades, participando das suas vivências diárias, fazendo parte das suas dores e, através da fotografia, poder colaborar com os cuidados e eternizar momentos para contribuir com a conscientização dos cuidados de seres humanos, o que me realiza enquanto pessoa.

Agradecimentos:

Aos pais Sra. Zilma I. de Souza e Sr. Silvio de Souza
Ao esposo Luiz C. C. Zolet
Aos filhos Amanda C. Vieira e Luiz P. S. C. Zolet
A todos os portadores de parkinson retratados nesta exposição
Professora Alessandra Swarowsky (BPARKI/UDESC)
Professora Adriana Coutinho de Azevedo Guimarães (CEFID/UDESC)
Ministrante de fotografia Sabrina Nicolazzi (DAC/SeCArte/UFSC)
Amícia Parreira Martins (Coord. Galeria de Arte/DAC/SeCArte/UFSC)
Só Click – Impressos Fotográficos
A exposição conta com o apoio do Departamento Artístico Cultural/Secretaria de Cultura e Arte/Universidade Federal de Santa Catarina.

Serviço:

O quê: Exposição fotográfica “Retratos do Parkinson – onde o amor anda de mãos dadas”, autoria de Micheline Souza Zolet
Quando: Visitação pública: de 27 de novembro até 12 de dezembro (2019), de segunda a sexta-feira, das 8 às 19 horas
Onde: Hall da Reitoria da UFSC – Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima, Trindade, Florianópolis (SC)
Quanto: Gratuito e aberto à comunidade
Contatos: Fotógrafa: Facebook – Página: @retratosdoparkinson /// Instagram – @mizolet – @retratosdoparkinson
Departamento Artístico Cultural (DAC)/SeCArte da UFSC: (48) 3721-7233, 3721-9447 — www.dac.ufsc.br

[CW]DAC/SeCArte/UFSC com texto e fotos da fotógrafa