Espetáculo da Colômbia abre sessões do Festival Isnard Azevedo no Teatro da UFSC, dia 17/9

13/09/2019 00:29

Clownti. Foto de Jacobo Libreros

O Teatro da UFSC recebe a peça “Clownti”, da Companhia Jabrú Teatro de Marionetes (Medellin, Colômbia), no dia 17 de setembro, às 14h30. A peça, com a técnica de fantoche de mesa, e autoria e direção de Jorge Andres Libreros Lopera, traz ao público uma história nostálgica cheia de inocência, resgatando o espírito lúdico da infância. Os ingressos são gratuitos e serão distribuídos uma hora antes do início da sessão. A apresentação integra a programação do Floripa Teatro – 24º Festival Isnard Azevedo – mostra de diversidade teatral que contempla apresentações teatrais de espetáculos de teatro infantil, teatro infanto-juvenil, teatro adulto, teatro de rua e circo-teatro dos mais variados gêneros e formatos, em parcerias com instituições e espaços culturais da cidade. O evento acontece de 8 a 29 de setembro de 2019 na Capital. A apresentação na Universidade tem parceria com o Departamento Artístico Cultural (DAC)/SeCArte da UFSC.

Sinopse

Teatro de animação, com a técnica de títere (fantoche) de mesa, o espetáculo narra a história de Clownti – um boneco “criança” que perdeu sua família e não conhece o seu passado. Dentro de sua maleta dos sonhos ele encontra uma roupa de palhaço e outros objetos que o ajudarão a descobrir o seu lugar no mundo.

CLOWNTI (espetáculo convidado)
Jabrú Teatro de Títeres (Medellin / Colômbia)
Autoria e Direção: Jorge Andres Libreros Lopera
Gênero: Teatro de Bonecos / Farsa Cômica
Classificação: a partir de 5 anos
Obs.: Espetáculo sem texto falado.

Sobre o Grupo

Jabrú mais que uma palavra ou um grupo é uma essência, é o estado eterno da criação. Jabrú – Teatro de Marionetes é formado por Natalia Duque, artista plástica e designer gráfica, e Jorge Andrés Libreros Lopera, formado em teatro e pesquisador individual de bonecos de arte. Criado em 26 de novembro de 2003, com a realização de uma Chirimía, onde o que prevaleceu foi uma boneca de três metros acionada por palafitas, ao mesmo tempo, iniciaram-se as primeiras peças feitas com marionetes. Com o espetáculo “As Histórias da Avó Luna”, a companhia fez diversas apresentações em alternativos, nos parques da cidade de Medellín e nos teatros. Desde então, Jabrú dedica-se ao teatro de marionetes, em uma linha de pesquisa expressiva em plástico que, juntamente com o desenvolvimento de oficinas, molda a sua própria identidade, linha de pesquisa e experiências que levaram a grandes contribuições de grupos de marionetes e de teatro, artistas plásticos, escritores, músicos, dançarinos, feiticeiros, entre outros.

Clownti. Foto de Jacobo Libreros

Teatro de Marionetes, segundo a produção

“Com o Teatro de Marionetes os trabalhos são e têm sido uma maneira de nos entendermos como pessoas e de traduzir o mundo em que vivemos. Vemos as lacunas que a sociedade deixa e as lacunas humanas, as enchemos de fantoches ou situações de marionetes, ressuscitando a criança diariamente que escapa, ressuscitando a poesia do cotidiano submerso no inconsciente coletivo, retornando ao encanto. As diferentes técnicas de marionetes e estéticas são investigadas de acordo com a proposta, o trabalho de manipulação e animação, a construção e suas possibilidades expressivas e ações primárias. Os bonecos falam de um caráter definido, buscando um encontro entre o grupo e os personagens – que parecem agir por vontade própria levando-nos a uma comunicação com a imaginação e a uma comunhão direta entre a vida do boneco e a existência do marionetista. O coração do fantoche é as mãos do fantoche”.

Outros espetáculos do Festival agendados para o Teatro da UFSC

Espetáculo Sessão Maldita:
“Alguém sabe quem é quem?” – Dias 22 e 23/9 às 24 horas.

Espetáculo Mostra Oficial:
“Dona Bilica e o Boi de Mamão de Fantoches” – Dia 27/9 às 14h30

Espetáculo Mostra Oficial:
“Habita-me” – 28/9 às 20 horas

Confira essas e outras atrações no site do Festival www.floripateatro.com.br

Festival Isnard Azevedo 2019
O Floripa Teatro – Festival Isnard Azevedo é uma realização da Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude, Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, e Ministério da Cidadania – Governo Federal. Patrocínio: Engie. Apoio: CEART/UDESC, SESC/SC, Fundação Catarinense de Cultura, Governo do Estado de Santa Catarina. O evento acontece de 8 a 29 de setembro de 2019 na Capital.

Serviço:

O quê: Espetáculo “Clownti”, da Companhia Jabrú Teatro de Marionetes (Medellin, Colômbia).
Quando: dia 17 de setembro de 2019, terça-feira, às 14h30.
Duração: 45 minutos.
Classificação Indicativa: Livre (a partir de 5 anos)
Onde: Teatro da UFSC (ao lado da Igrejinha), Praça Santos Dumont / Rua Desembargador Vítor Lima, 117, Trindade, Florianópolis (SC).
Quanto: Entrada franca, por ordem de chegada. Os ingressos são gratuitos e serão distribuídos uma hora antes do início da sessão. (capacidade do Teatro: 108 pessoas).

Obs.: Os espetáculos infantis, em horário diurno, em dias úteis, são destinados preferencialmente para agendamento de escolas; entretanto, serão disponibilizados alguns ingressos para o público em geral.

Contato: Teatro da UFSC / Departamento Artístico Cultural: telefones (48) 3721-3853, 3721-9447  e 3721-6493,— www.dac.ufsc.br

Para saber mais sobre o grupo de títeres da Colômbia veja http://jabrutiteres.blogspot.com/
Mais sobre o Festival em www.floripateatro.com.br

Matheus Bonfim/Estagiário de Jornalismo/DAC/SeCArte/UFSC, com texto e fotos da direção do espetáculo