Projeto 12:30 chega ao CCA da UFSC com apresentação de Rodrigo Piva nesta quarta-feira, dia 14 de agosto

11/08/2019 17:11

.

Cantor e compositor Rodrigo Piva

Nesta quarta-feira, dia 14 de agosto, o Projeto 12:30 chega ao Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFSC. O primeiro a ocupar o palco será o cantor e compositor gaúcho Rodrigo Piva. Com influências do avô sambista, Túlio Piva, e de gêneros como chorinho, xote, bossa, afoxé e tango, traz uma apresentação de canções de vários sucessos de sua discografia. O evento é gratuito e aberto à comunidade, e acontece no CCA da Universidade Federal de Santa Catarina, no bairro Itacorubi, em Florianópolis, às 12h30.

Música de gerações

Desde seus 15 anos, Rodrigo acompanhava, junto com o irmão caçula, Rogério Piva, a vida artística de seu avô, sambista Túlio Piva. Entre programas de rádio e TV e shows, o garoto se espelhava na família e encontrava-se no ramo musical. Já nos anos 80 iniciou sua carreira solo, apresentando-se em festivais universitários e nas noites movimentadas da capital gaúcha, Porto Alegre. Em 1982, com Rogério, Jessé Silva e Lúcio do Cavaquinho, formou o grupo de Choro “Vibrações”, que lançou o álbum “Sambas & Choros”.

No início da década de 1990, Rodrigo muda-se para Florianópolis, e foi nessa cidade que, em 1996, lançou seu primeiro CD “Contraste Brasil”, produção que reúne grandes nomes da música gaúcha. Em homenagem à filha, Cássia, e à capital catarinense, nasceu o álbum “Menina de Florianópolis” em 2002. Três anos depois, resgatando a memória do avô, produziu o CD-Book “Túlio Piva – Pra Ser Samba Brasileiro” junto com Márcio Gobatto.

Em 2011, o cotidiano de florianopolitano o inspirou para lançar o terceiro disco: “Garganta do Artista”. Já em 2015 foi a vez de se desafiar nas telonas, participou da produção e direção musical do filme que conta a vida e carreira do avô, “Túlio Piva – Pandeiro de Prata”. No segundo semestre de 2018, Rodrigo lançou o EP “Canto Quântico”.

Projeto 12:30

Realizado pelo Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Projeto 12:30 apresenta, quinzenalmente, às quartas-feiras, durante o período letivo, atrações culturais gratuitas, como música, dança e teatro, junto à Praça da Cidadania, ao lado do Centro de Cultura e Eventos da UFSC, no campus da Trindade. E neste semestre, mensalmente, estará presente também no Centro de Ciências Agrárias da UFSC, no bairro Itacorubi. Para além de atrações musicais, o Projeto 12:30 pode receber outras linguagens artísticas, como dança e teatro de rua, desde que compatíveis com a infraestrutura disponível. Artistas e grupos interessados em se apresentar no Projeto devem entrar em contato com o DAC pelos telefones (48) 3721-2497, 3721-9447 e 3721-3853 / www.dac.ufsc.br – pelo e-mail:

Projeto 12:30 no CCA

O Projeto 12:30, que vem sendo realizado há cerca de três décadas no campus da Trindade, já esteve presente em escolas públicas do estado, e neste ano inicia uma série de apresentações também no Centro de Ciências Agrárias da UFSC, no bairro Itacorubi,  a cerca de 3km da Trindade. Essa é uma forma de facilitar a aproximação da comunidade do CCA, e daquele bairro, de artistas e grupos artísticos que se apresentam na Universidade. As apresentações no CCA devem acontecer uma vez por mês, de agosto até o fim deste ano.

Serviço:

O quê: apresentação musical de Rodrigo Piva.
Quando: dia 14 de agosto de 2019, quarta-feira, às 12h30min.
Onde: Projeto 12:30, no CCA da UFSC, bairro Itacorubi, Florianópolis (SC).
Quanto: Gratuito e aberto à comunidade.
Contato: Projeto 12:30: Departamento Artístico Cultural (DAC) / Igrejinha da UFSC, Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis / (48) 3721-2497, 3721-9447 e 3721-3853 / www.dac.ufsc.br / E-mail:
Contato músico: rodrigopiva.com.br

Leon Ferrari / Bolsista Acadêmico de Jornalismo/ DAC/SeCArte/UFSC / com texto e foto do músico

.