Projeto Recriando na Comunidade

O Departamento Artístico Cultural desenvolve projetos de extensão na área de Recreação e Lazer desde 1983. Após anos de experiência, entendemos que as comunidades poderiam organizar suas próprias atividades. Com este propósito, foi concebido o Projeto de Extensão Recriando na Comunidade.

Iniciado em 1990, o Projeto Recriando na Comunidade ministra cursos em escolas, associações e comunidades em geral com o objetivo de instrumentalizar lideranças comunitárias e outras pessoas interessadas na prática de recreação e lazer, para que, de forma criativa e dentro das linguagens artísticas, possam atuar junto à criança e ao adolescente.

Os cursos são requisitados pelas pessoas da comunidade que, durante um encontro, aprendem desde a organização de um evento recreativo até a confecção de brinquedos com sucatas e a fabricação de materiais alternativos para recreação, como massa de modelar e tintas artesanais. Recomenda-se sempre valorizar os recursos humanos e materiais disponíveis na própria comunidade.

A falta de espaço livre e a facilidade de acesso aos diversos meios de comunicação levam a criança, especialmente nos centros urbanos, ao lazer passivo. Nosso objetivo é garantir um espaço recreativo onde há um resgate das brincadeiras tradicionais, como sapato de lata, perna de pau, bolinha de sabão, pintura, pula corda, entre outras.

As comunidades interessados em receber o curso e assessorias do Recriando na Comunidade, devem entrar em contato com a coordenação do Projeto:

Departamento Artístico Cultural – Igrejinha da UFSC

Fone: (48) 3721-9348 e 3721-9447 ou 9927-3642 e