Obras de Arte no Campus

Na área de Artes Visuais, o DAC desenvolve atividades em diversos espaços do campus da UFSC e conta com a experiência de algumas ações realizadas em outras localidades do Estado de Santa Catarina e do Território Nacional, como exposições itinerantes e concursos realizados pelo Departamento. Anualmente, quando a galeria estava em atividade, vários artistas e instituições culturais eram contatados para divulgação do calendário de exposições na Galeria de Arte da UFSC.

Com espaços culturais, como as Oficinas e a Galeria de Arte (fechada para reforma), o DAC realiza semestralmente cursos e oficinas na área de Artes Visuais, promove workshps e encontros com artistas, presta assessorias e mantém um acervo de obras de arte no campus, com obras expostas permanentemente e outras apresentadas em mostras periódicas.

GALERIA DE ARTE – EXPOSIÇÕES NO CAMPUS

(fechada para reforma)

Com área de 220m², é espaço cultural destinado a exposições de Arte Contemporânea.

Galeria de Arte da UFSC

Atualmente a Galeria de Arte está fechada para reforma. Por suas instalações e atuações, sempre foi considerada uma das melhores de Santa Catarina. Com sala de exposição denominada Anibal Nunes Pires, é um espaço com localização privilegiada dentro do campus universitário, dispondo de infra-estrutura necessária à realização de mostras de qualquer natureza. A cada mês, em média, o público era convidado para uma nova exposição.

As exposições realizadas na Galeria de Arte possibilitam que se ofereça, à comunidade universitária e externa, um workshop coordenado pelo artista que está expondo no momento. Nessa oportunidade, a comunidade pode participar do processo de criação e elaboração de uma obra de arte. Além de workshops, O Encontro com o Artista, outra ação educativa da Galeria, oportunizava que este partilhasse com o público os saberes sobre aspectos teóricos e processos criativos da sua obra de arte.

A Galeria tem como objetivo mostrar propostas com linguagens contemporâneas em várias técnicas que proporcionem à comunidade universitária o debate, a discussão e o conhecimento de novas técnicas do fazer artístico. É um espaço aberto à comunidade em geral, atendendo a artistas brasileiros e de outros países.

A Exposição de Arte dos Funcionários da UFSC, realizada em mais de duas décadas, encontrou na Galeria de Arte melhores condições para ser apresentada.

Estamos aguardando a conclusão da reforma para que artistas, comunidade acadêmica e público em geral possam frequentar esse espaço cultural de referência na UFSC.

Galeria de Arte da UFSC, Localização:  Prédio do Centro de Convivência

Contato: Departamento Artístico Cultural / Igrejinha da UFSC – Praça Santos Dumont / 88040-900 – Trindade – Florianópolis – SC / (48) 3721-9348, 3721-9447 e Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher.

EXPOSIÇÃO DO ACERVO E OBRAS DE ARTE NO CAMPUS

Na área de Artes Plásticas são desenvolvidos projetos que resultam em monumentos, murais e esculturas espalhadas pelo campus da UFSC. Dentre essas obras, algumas foram selecionadas através de concursos nacionais e internacionais, como é o caso do Monumento às Vítimas do Descobrimento da América (de cujo concurso participaram 80 trabalhos de diversos países latino-americanos).

Obras no Campus

As outras obras realizadas são: Companheiros em Realização, mural cerâmico do americano Gene Anderson, resultado de um workshop com artistas locais; Grande Escultura, resultado de uma obra coletiva com ceramistas da região; O Guardião, escultura de Elke Hering; Bilros, pintura mural de Bebeto, resultado de um concurso do projeto Paredes Cegas; Monumento aos 250 Anos da Colonização Açoriana em Santa Catarina, obra de Guido Heuer, selecionada num concurso em nível nacional; Abraço Andino, criação coletiva num intercâmbio UFSC e Universidade de Concepción no Chile; Livro da Criação da América Latina, mural cerâmico de Rodrigo de Haro; Caminhos da Liberdade, de Max Moura, Flávia Fernandes e Jandira Lorenz, resultado da implantação da oficina de gravura em metal no DAC/UFSC; Bustos do Professor João David Ferreira Lima e do Professor Henrique da Silva Fontes, obras de José Luiz Kinceler.

Além dessas obras, o público que visita a Universidade também pode apreciar a pintura mural Humanidade, de Hassis Corrêa, no interior da Igrejinha da UFSC; a pintura mural, sobre aspectos culturais de Santa Catarina, de Martinho de Haro, no Hall da Reitoria, além de centenas de outras obras, de diversos artistas nacionais e estrangeiros, expostas permanentemente em unidades administrativas e acadêmicas da UFSC.

CURSOS, OFICINAS E ASSESSORIAS

Ainda na área de Artes Plásticas são oferecidos cursos e oficinas em diversas técnicas com o objetivo de capacitar pessoas a produzir arte, ou formar um público apreciador e consumidor de obras de arte.

Oficinas do DAC

Outra atividade desenvolvida nessa área é o apoio técnico, prestado a artistas e instituições catarinenses, na criação de espaços próprios para exposições e na produção de outros eventos na área.