Cursos e Oficinas de Arte 2018-1

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CURSOS E OFICINAS LIVRES DE ARTE – DAC

PRIMEIRO SEMESTRE DE 2018

Para o primeiro semestre de 2018, o Departamento Artístico Cultural (DAC), da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte), da UFSC oferece uma série de Oficinas Livres de Arte, que são abertas à participação de alunos, servidores técnico-administrativos e docentes da UFSC, e pessoas da comunidade.

INFORMAÇÕES SOBRE AS INSCRIÇÕES E A RELAÇÃO DE OFICINAS PARA 2018-1

– As oficinas acontecerão somente se atingido o número mínimo de alunos.

– Preenchidas as vagas para as Oficinas haverá lista de espera para caso de haver alguma desistência.

– Todas as inscrições são presenciais, fique atento e confira as datas para inscrições conforme o calendário a seguir:

OFICINA DATA HORÁRIO
VIOLÃO 05/03/2018 10:00 às 17:00 horas
CERÂMICA ARTÍSTICA 05/03/2018 10:00 às 17:00 horas
CERÂMICA: Corpo, pele, forma 05/03/2018 10:00 às 17:00 horas
PINTURA EM AQUARELA 05/03/2018 10:00 às 17:00 horas
DESENHO DA FIGURA HUMANA 05/03/2018 10:00 às 17:00 horas
DOCUMENTÁRIO: Formação do olhar para realização de documentários 06/03/2018 10:00 às 17:00 horas
COMO ELABORAR O ARGUMENTO PARA DOCUMENTÁRIOS 06/03/2018 10:00 às 17:00 horas
FOTOGRAFIA DIGITAL 07/03/2018 10:00 às 17:00 horas
INVESTIGAÇÃO E COMPOSIÇÃO CROMÁTICA 07/03/2018 10:00 às 17:00 horas
DANÇAS CIRCULARES 08/03/2018 10:00 às 17:00 horas
HISTÓRIA DA ARTE 09/03/2018 10:00 às 17:00 horas
INTRODUÇÃO À CURADORIA: do conceito à prática 09/03/2018 10:00 às 17:00 horas
INTRODUÇÃO À ILUSTRAÇÃO DE MODA 09/03/2018 10:00 às 17:00 horas
CENOGRAFIA PARA STOP MOTION 09/03/2018 10:00 às 17:00 horas
PUPPETS PARA STOP MOTION 09/03/2018 10:00 às 17:00 horas

(Obs.: As inscrições para as oficinas de Teatro serão realizadas posteriormente.)

Procedimentos para as inscrições:

  • Preencher a Ficha de Inscrição para a oficina desejada;
  • A ficha de inscrição deve ser devidamente preenchida e entregue na coordenação das Oficinas Livres de Arte do DAC, quando será emitido um Boleto Bancário com a data de vencimento para pagamento da taxa de matrícula;
  • Após o pagamento da taxa, o comprovante de pagamento deve ser apresentado na coordenação do Projeto Cursos e Oficinas Livres de Arte do DAC até o inicio das aulas, para efetivar a inscrição;
  • Só serão efetivadas as inscrições que tenham sido confirmadas na coordenação do Projeto Cursos e Oficinas Livres de Arte do DAC.

SOBRE AS INSCRIÇÕES:

OFICINA DE VIOLÃO: a partir do dia 05/03/2018 das 10 às 17 horas, por ordem de chegada, enquanto houver vagas.

Carga Horária: 15 horas

Taxa de Inscrição: R$ 250,00

Horários:

2ª feira:

 

Violão Iniciante

Turma I – Segundas-feiras, das 09: 00 às 10:30h  – 18 vagas – mínimo 8

Turma II – Segundas-feiras, das14:00 às 15:30h – 18 vagas – mínimo 8

Violão Intermediário*

Turma I – Segundas-feiras, das 10:30 às 12:00h – 12 vagas – mínimo 8

Turma II*– Segundas-feiras, das15:30 às 17:00h – 12 vagas – mínimo 8

OBS.:

Violão com cordas de nylon, tocado com os dedos – esta oficina não será voltada para violão com cordas de aço, tocado com palheta.

* Violão Intermediário: voltado para alunos que já cursaram Violão Iniciante e para alunos que já tenham algum tipo de iniciação ao violão.

 

OFICINA DE CERÂMICA ARTÍSTICA: a partir do dia 05/03/2018 das 10 às 17 horas, por ordem de chegada, enquanto houver vagas.

Carga Horária: 30 horas

Taxa de Inscrição: R$ 250,00

Quartas-feiras, das 09:00 às 12:00h –  10 vagas – mínimo 8

 

OFICINA DE CERÂMICA: Corpo, pele, forma: a partir do dia 05/03/2018 das 10 às 17 horas, por ordem de chegada, enquanto houver vagas.

Carga Horária: 30 horas

Taxa de Inscrição: R$ 250,00

Turma I – Quartas-feiras, das 09:00 às 12:00h – 10 vagas – mínimo 8

Turma II – Quartas-feiras, das 19:00 às 22:00h – 10 vagas – mínimo 8

OFICINA DE PINTURA EM AQUARELA: a partir do dia 05/03/2018, das 10 às 17 horas, por ordem de chegada, enquanto houver vagas.

Carga Horária: 30 horas

Taxa de Inscrição: R$ 250,00

Sextas-feiras, das 09:00 às 12:00h – 12 vagas  –  mínimo 08

OFICINA DE DESENHO DA FIGURA HUMANA: a partir do dia 05/03/2018, das 10 às 17 horas, por ordem de chegada, enquanto houver vagas.

Carga Horária: 30 horas

Taxa de Inscrição: R$ 250,00

Segundas-feiras, das 09:00 às 12:00h – 12 vagas  –  mínimo 08

OFICINA DE DOCUMENTÁRIO: Formação do olhar para realização de documentários: a partir do dia 06/03/2018, das 10 às 17 horas, por ordem de chegada, enquanto houver vagas.

Carga Horária: 40 horas

Taxa de Inscrição: R$ 350,00

Quintas- feiras, das 14:00 às 17:00h  – 18 vagas – mínimo 12

CURSO: COMO ELABORAR O ARGUMENTO PARA DOCUMENTÁRIOS: a partir do dia 06/08/2017das 10 às 17 horas, por ordem de chegada, enquanto houver vagas.

Carga Horária: 30 horas

Taxa de Inscrição: 250,00

Quartas-feiras, das 9:00 às 12:00h – 18 vagas – mínimo 10

CURSO DE FOTOGRAFIA DIGITAL: a partir do dia 07/03/2018,das 10 às 17 horas, por ordem de chegada, enquanto houver vagas.

Carga Horária: 30 horas

Taxa de Inscrição: R$ 300,00

Quintas-feiras, das 09:00 às 12:00 – 18 vagas –  mínimo 10

OFICINA DE INVESTIGAÇÃO E COMPOSIÇÃO CROMÁTICA: a partir do dia 07/03/2018, das 10 às 17 horas, por ordem de chegada, enquanto houver vagas.

Carga Horária: 45 horas

Taxa de Inscrição: R$ 300,00 – 15 vagas – mínimo 10

Quartas-feiras, das 14:00 às 17:00

OFICINA DE DANÇAS CIRCULARES: a partir do dia 08/03/2018, das 10 às 17 horas, por ordem de chegada, enquanto houver vagas.

Carga Horária: 21 horas

Taxa de Inscrição: R$ 250,00

Quintas-feiras, das 10:00 às 11:30  – 15 novas vagas

OFICINA DE HISTÓRIA DA ARTE: a partir do dia 09/03/2018,das 10 às 17 horas, por ordem de chegada, enquanto houver vagas.

Carga Horária: 30 horas

Taxa de Inscrição: R$ 250,00

Quartas-feiras, das 14:00 às 17:00 – 18 vagas –  mínimo 12

OFICINA DE INTRODUÇÃO À CURADORIA: do conceito à prática: a partir do dia 09/03/2018,das 10 às 17 horas, por ordem de chegada, enquanto houver vagas.

Carga Horária: 40 horas

Taxa de Inscrição: R$ 300,00

Terças-feiras, das 14:00 à 17:00 – 18 vagas –  mínimo 12

OFICINA DE INTRODUÇÃO À ILUSTRAÇÃO DE MODA: a partir do dia 09/03/2018,das 10 às 17 horas, por ordem de chegada, enquanto houver vagas.

Carga Horária: 30 horas

Taxa de Inscrição: R$ 250,00

Terças-Feiras, das 09:00 às 12:00 – 15 vagas –  mínimo 10

OFICINA DE CENOGRAFIA PARA STOP MOTION: a partir do dia 09/03/2018,das 10 às 17 horas, por ordem de chegada, enquanto houver vagas.

Carga Horária: 30 horas

Taxa de Inscrição: R$ 250,00

Quintas-feiras, das 14:00 às 17:00 – 18 vagas –  mínimo 12

OFICINA DE PUPPETS PARA STOP MOTION: a partir do dia 09/03/2018,das 10 às 17 horas, por ordem de chegada, enquanto houver vagas.

Carga Horária: 30 horas

Taxa de Inscrição: R$ 250,00

Terças-feiras, das 14:00 às 17:00 – 18 vagas –  mínimo 12

OBSERVAÇÕES

– O interessado poderá se inscrever em mais de uma Oficina;

– As inscrições são válidas para o período de 12/03/2018 a 30/06/2018;

– Não há mensalidade;

– Para se inscrever o interessado deve preencher a Ficha de Inscrição e entregá-la, nas datas e horários definidos para matrícula, na Coordenação do Projeto Cursos e Oficinas Livres de Arte do DAC, quando será emitido Boleto Bancário para o pagamento da taxa de inscrição até a data do vencimento; a comprovação do pagamento da inscrição deve ser apresentada à Coordenação do Projeto Cursos e Oficinas Livres de Arte do DAC, até o início das aulas, para a efetivação da inscrição.

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RELAÇÃO DAS OFICINAS OFERECIDAS EM 2018-1: HORÁRIOS, EMENTA / RESUMO E CURRÍCULO DOS INSTRUTORES.

OFICINA DE VIOLÃO (cordas de nylon, sem palheta).

Ministrante: Kleber Alexandre

Data: 12/03/2018¹ a 14/05/2018.

Carga Horária: 15 horas

Horários:

Violão Iniciante¹

Turma I – Segundas-feiras, das 09: 00 às 10:30h  – 18 vagas – mínimo 8

Turma II – Segundas-feiras, das14:00 às15:30h – 18 vagas – mínimo 8

Violão Intermediário²

Turma I – Segundas-feiras, das 10:30 às 12:00h – 12 vagas – mínimo 8

Turma II – Segundas-feiras, das15:30 às17:00h – 12 vagas – mínimo 8

Número de alunos: 10 alunos por turma – mínimo 8.

Requisitos: Somente candidatos com idade igual ou superior a 16 anos.

OBS:

Violão com cordas de nylon, tocado com os dedos – esta oficina não será voltada para violão com cordas de aço, tocado com palheta.

¹ A Oficina do dia 12/03 será destinada a triagem dos alunos para adequação de matrícula – violão iniciante ou intermediário conforme avaliação do ministrante.

² Violão Intermediário: voltado para alunos que já cursaram Violão Iniciante e para alunos que já tenham algum tipo de iniciação ao violão.

Obs.: Não há mensalidade. O pagamento da Taxa de Inscrição, no valor de R$ 250,00, deve ser efetuado na Rede Bancária através do Boleto Bancário, emitido no ato da inscrição, até a data do vencimento; a confirmação do pagamento da inscrição deve ser apresentada à Coordenação do Projeto Cursos e Oficinas Livres de Arte – DAC até o início das aulas, para efetivar a inscrição.

Procedimentos para matrícula:

Preencher a Ficha de Inscrição e entregá-la, nas datas e horários definidos para matrícula, na Coordenação do Projeto Cursos e Oficinas Livres de Arte do DAC, quando será emitido Boleto Bancário para o pagamento da taxa de inscrição. Após o pagamento apresentar o comprovante na coordenação para efetivar a inscrição.

Sobre o ministrante:

Kleber Alexandre possui bacharelado em Composição e Regência pela Universidade Estadual Paulista – Júlio de Mesquita Filho (1995) e mestrado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Completou o curso de violão clássico no Conservatório Musical Imirim (SP); Na E.M.M.S.P estudou matérias teóricas e cursou violão com Edelton Gloeden e Everton Gloeden; estudou Improvisação e Arranjo com Ulisses Rocha e Choro com Francisco Araújo. Entre 2002 e 2003 foi professor de violão e entre 2006 e 2011,  professor de percepção, harmonia, canto coral, violão e prática de conjunto da Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Composição Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: violão, composição, arranjo, análise de canção, harmonia, contraponto, performance, educação musical, literatura e história da MPB.

Sobre a oficina:

Ementa:

Postura; Afinação; Mecânica do movimento de mão direita e mão esquerda;

Noções de cifra; ritmos de mão direita aplicados a progressões harmônicas;

Prática de acompanhamento de canções; Prática de conjunto;

Noções de leitura musical.

Localização das notas na escala do violão;

Desenvolvimento técnico: escalas, arpejos, ligados.

Conteúdo Programático.

Violão Iniciante:

– Noções de postura: cadeira, apoio para o pé, membros, postura do violão.

– Questionamentos sobre a eficácia da postura postulada, bem como exercícios para verificação das vantagens obtidas na postura sugerida.

– Exercícios para mão direita: combinações binárias de movimento e fórmulas de arpejos de quatro notas utilizando cordas soltas; Conscientização dos tipos de movimento para mão esquerda e exercícios.

– Escala de mi menor natural na primeira posição nas cordas graves e aplicação nas fórmulas de arpejo.

– Levada para mão direita: analogia com percussão, símbolos. Gêneros “balada” ou “balada pop”, subgêneros, origens e confluências: aplicação em repertório.

– Montagem de acordes: encadeamentos básicos, com enfoque inicial em acordes que utilizam cordas soltas, um dedo ou dois dedos e repertório selecionado com essa característica.

– Repertório: balada e variações; sugestões para pesquisa individual: seleção por afinidade, grau de dificuldade e treino de mecanismos de busca na internet e aplicativos (transposição de tonalidade)

– Exercícios de reconhecimento de notas, leitura e postura para mão esquerda: bibliografia selecionada.

– Gênero rock e subgêneros: aplicação em repertório

– Ritmos brasileiros: valsa e bossa nova; exercícios para mão direita visando a aplicação em canções de MPB.

Violão Intermediário:

* Voltado para os alunos que fizeram o violão iniciação e para alunos que já tenham uma iniciação ao violão.

– Arpejos do método de Abel Carlevaro

– Escalas em uma corda – método de Kleber Alexandre

– Bossa nova: canções de Toquinho, Tom Jobim entre outros.

– MPB: canções de Djavan, Caetano Veloso, Milton Nascimento,entre outros que apresentem confluências com ritmos estudados.

– Prática de conjunto: arranjos de canções populares e pequenas peças instrumentais;

– Noções de canto acompanhado: como escolher tonalidade, realizar transposição e noções de exercícios para resolver dificuldades de coordenação motora. Exercícios de técnica vocal aplicados ao violão.

*Justificativa:

Para a continuidade ao trabalho com turmas iniciantes anteriores ou com alunos que já tenham iniciação ao violão

OFICINA DE CERÂMICA ARTÍSTICA

Ministrante: Aionara Preis Gabriel

Data: 12/03/2018 a 16/05/2018

Carga Horária: 30 horas

Horários: Quartas-feiras, das 09:00 às 12:00

Número de alunos: 10 alunos por turma – mínimo 8

Requisito: aberta a todos os interessados (jovens e adultos), iniciantes ou já praticantes da Cerâmica. Somente candidatos com idade igual ou superior a 17 anos.

Obs.: Não há mensalidade. O pagamento da Taxa de Inscrição, no valor de R$ 250,00, deve ser efetuado na Rede Bancária através do Boleto Bancário, emitido no ato da inscrição, até a data do vencimento; a confirmação do pagamento da inscrição deve ser apresentada à Coordenação do Projeto Cursos e Oficinas Livres de Arte – DAC até o início das aulas, para efetivar a inscrição.

Procedimentos para matrícula:

Preencher a Ficha de Inscrição e entregá-la, nas datas e horários definidos para matrícula, na Coordenação do Projeto Cursos e Oficinas Livres de Arte do DAC, quando será emitido Boleto Bancário para o pagamento da taxa de inscrição. Após o pagamento apresentar o comprovante na coordenação para efetivar a inscrição.

Sobre o ministrante:

Aionara Preis Gabriel possui licenciatura em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2017), bacharelado em Artes Visuais pela mesma instituição (2014) e curso técnico em Cerâmica Artística Artesanal pela escola técnica SATC (2007) . Atualmente trabalha com projetos de restauração de arte sacra; projetos educacionais e oficinas de cerâmica. Sua pesquisa perpassa por teorias artísticas e produção plástica em cerâmica. Portfólio online: www.aiopreis.wix/ceramica

Sobre a Oficina:

Através de procedimentos práticos e teóricos da modelagem cerâmica, o aluno desenvolverá projetos enfatizando as técnicas e os conteúdos formais, processos e procedimentos relacionados à produção criativa, conhecendo também a transformação da argila em cerâmica pela ação do fogo e os diferentes tipos de fornos.

Ementa:

A oficina tem característica eminentemente prática que pretende provocar e desenvolver a modelagem manual, a sensibilidade estética, a valorização da arte, a produção de objetos artísticos e utilitários a partir do contato com a argila. Para isso é preciso ter conhecimento prático de técnicas, processos de manipulação e consolidação das massas cerâmicas. O conhecimento teórico da conformação da cerâmica pela modelagem à mão, modelagem por prensagem, uso de tornos e máquinas, técnicas de acabamento, possibilitam o resgate a tradições culturais fadadas ao esquecimento e à inovação decorrente da presença tecnológica. O conhecimento teórico de diferentes tipos de queimas, fugindo da tradicional queima em forno elétrico, amplia as possibilidades de consolidação da cerâmica pelo fogo e dos resultados. Além destas etapas indispensáveis, existem os cuidados durante a produção e secagem da peça; as soluções para acidentes; os tipos de revestimentos; as técnicas de acabamentos e as diferenciações pela temperatura de queima. Todas estas etapas são importantes para que uma peça consiga passar por todas as transformações físicas e químicas sem acidentes. Com estes conhecimentos básicos de cada etapa da cerâmica, é possível que qualquer iniciante possa se desenvolver e aperfeiçoar sua prática e pesquisas com esta linguagem.

 

OFICINA DE CERÂMICA: Corpo, pele, forma.

Ministrante: Betânia Silveira

Data: 12/03/2018 a 16/05/2018

Carga Horária: 30 horas

Horários:

Turma I – Quartas-feiras, das 14:00 às 17:00

Turma II – Quartas-feiras, das 19:00 às 22:00

Número de alunos: 10 alunos por turma – mínimo 8

Requisito: aberta a todos os interessados (jovens e adultos), iniciantes ou já praticantes da Cerâmica. Somente candidatos com idade igual ou superior a 17 anos.

Obs.: Não há mensalidade. O pagamento da Taxa de Inscrição, no valor de R$ 250,00, deve ser efetuado na Rede Bancária através do Boleto Bancário, emitido no ato da inscrição, até a data do vencimento; a confirmação do pagamento da inscrição deve ser apresentada à Coordenação do Projeto Cursos e Oficinas Livres de Arte – DAC até o início das aulas, para efetivar a inscrição.

Procedimentos para matrícula:

Preencher a Ficha de Inscrição e entregá-la, nas datas e horários definidos para matrícula, na Coordenação do Projeto Cursos e Oficinas Livres de Arte do DAC, quando será emitido Boleto Bancário para o pagamento da taxa de inscrição. Após o pagamento apresentar o comprovante na coordenação para efetivar a inscrição.

Sobre o ministrante:

Betânia Silveira é artista plástica e professora de cerâmica. Possui mestrado em Poéticas Visuais pela ECA – USP/SP (2007), especialização em Cerâmica pela Universidade de Passo Fundo, RS (1997) e graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1982). Atua como professora de cerâmica em Florianópolis desde 1992 tendo sido professora do CEART/UDESC nos cursos de bacharelado e licenciatura em Artes Visuais; Por doze anos orientadora da oficina de cerâmica do DAC/UFSC e também por doze anos orientadora da oficina de cerâmica do CIC. Doutora em Artes Cênicas, pela UDESC, em Florianópolis, investiga territórios de fronteiras entre Artes Visuais e Artes Cênicas através da performance e arte relacional.

Sobre a Oficina:

Serão 30 horas aulas divididas em quatro horas aulas, durante sete encontros semanais e duas horas aulas que serão realizadas fora do DAC, em uma visita a exposição ou encontro com artista ou outro evento que possa contribuir com os propósitos do curso.

A oficina de Cerâmica acontecerá em encontros semanais de três horas, e está aberta a todos os interessados (jovens e adultos), sejam esses iniciantes ou já praticantes da Cerâmica. A oficina é um espaço para o estudo e a prática Cerâmica. Com o objetivo de estimular os participantes ao desenvolvimento de suas poéticas, o curso pretende que a técnica seja compreendida como ferramenta que facilita a concretização das ideias.

Ementa:

Por meio da intervenção com outros materiais, orgânicos e inorgânicos, nas argilas e sua moldagem, possibilitar, através das operações de repetição, acumulação e transformação de um módulo, o exercício da inventividade e a experiência singular para construção de trabalhos de arte com a cerâmica.

Conteúdo Programático:

Dar a conhecer a teoria da composição de massas e algumas de suas possibilidades para este trabalho, para que seja possível a produção individual das mesmas pelos integrantes da oficina: conceito de massas e cargas.

Misturar massas para marmorizados.

Agregar materiais orgânicos e inorgânicos à argila para produção de novas materialidades cerâmicas.

Realizar, com argila, matriz geométrica simples e copiá-la em forma de gesso de uma parte.

Copiar formas nos moldes de gesso e despertar o olhar para o uso de outras possibilidades de matriz paracópia de módulos.

Experimentar o próprio corpo como matriz, com exemplos de trabalhos já realizados desta maneira.

Desconstruir as formas originais e reconstruir formas inusitadas com operações de repetição desconstrução reconstrução.

Mixar formas, a título de enriquecer vocabulário formal.

Discutir, a partir das formas criadas, propósitos conceituais individuais ou de grupo para o desenvolvimento de trabalho poético (etapa a ser elaborada e definida com o grupo, ao longo do processo).

Aprender técnicas de colagem ou costura, texturas e acabamentos como raspagem e/ou polimento.

OFICINA DE PINTURA EM AQUARELA

Ministrante: Gabriela Kuhnen

Data: 16/03/2018 a 25/05/2018

Horários: Sextas-feiras, das 09:00 às 12:00h

Carga Horária: 30 horas

Taxa de Inscrição: R$ 250,00

Número de alunos: 10 alunos por turma  – mínimo 8.

Requisitos: Somente candidatos com idade igual ou superior a 18 anos.

Obs.: Não há mensalidade. O pagamento da Taxa de Inscrição, no valor de R$ 250,00, deve ser efetuado na Rede Bancária através do Boleto Bancário, emitido no ato da inscrição, até a data do vencimento e a confirmação do pagamento da inscrição deve ser apresentada à Coordenação do Projeto Cursos e Oficinas Livres de Arte – DAC até o início das aulas, para efetivar a inscrição.

Procedimentos para matrícula:

Preencher a Ficha de Inscrição e entregá-la, nas datas e horários definidos para matrícula, na Coordenação do Projeto Cursos e Oficinas Livres de Arte do DAC, quando será emitido Boleto Bancário para o pagamento da taxa de inscrição. Após o pagamento apresentar o comprovante na coordenação para efetivar a inscrição.

Sobre o ministrante:

Gabriela Kuhnen é mestranda no PPG Design, especialista em Moda: Produção e Criação, e graduada em Moda, todos pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Atuou como docente no curso superior de Moda, da UDESC de 2013 a 2018. Ministrou disciplinas de desenho de moda, técnicas de Ilustração de moda, desenho de acessórios, desenho técnico, laboratório de criatividade, ergonomia, book digital, entre outras. Atuou como estilista em diversas empresas de 2002 a 2012, como Boby Blues, Someday e Grupo Morena Rosa. É proprietária da marca Baby Me Quer, do segmento infantil, onde atua como criadora e ilustradora. Pesquisadora da área de design e comunicação, com ênfase em processos criativos, ilustração e desenho de moda.

Sobre a Oficina:

A oficina de Pintura em Aquarela oferece uma forma de expressão artística e reflexões da arte e sua história, fortalecendo a diversidade e singularidade expressivas de cada um. Serão trabalhados os conteúdos de teoria das cores, harmonia das cores, valores e saturação cromática. Técnica aguada, seca, mista, subtração, efeitos e texturas com diferentes materiais. Aplicação das técnicas criando diferentes fundos e desenhos.

Ementa:

Apresentar o universo da pintura em aquarela; Apresentar e introduzir os participantes no universo da pintura em aquarela.

Conteúdo Programático:

Conceito de pintura – técnica de pintura em aquarela/aplicação.

Materiais, acessórios e suportes.

O desenho para aquarela.

Conceito de teoria da cor e sua importância na composição.

O cenário atual da pintura em aquarela.

Criação e desenvolvimento do trabalho final a ser exposto.

 

OFICINA DE DESENHO DA FIGURA HUMANA.

Ministrante: Gabriela Kuhnen

Data: 12/03/2018 a 14/05/2018

Horários: Segundas-feiras, das 09:00 às 12:00h

Número de alunos: 18 alunos por turma – mínimo 12

Taxa de Inscrição: R$ 250,00

Carga Horária: 30 horas

Requisitos: Somente candidatos com idade igual ou superior a 16 anos.

Obs.: Não há mensalidade. O pagamento da Taxa de Inscrição, no valor de R$ 250,00, deve ser efetuado na Rede Bancária através do Boleto Bancário, emitido no ato da inscrição, até a data do vencimento e a confirmação do pagamento da inscrição deve ser apresentada à Coordenação do Projeto Cursos e Oficinas Livres de Arte – DAC até o início das aulas, para efetivar a inscrição.

Procedimentos para matrícula:

Preencher a Ficha de Inscrição e entregá-la, nas datas e horários definidos para matrícula, na Coordenação do Projeto Cursos e Oficinas Livres de Arte do DAC, quando será emitido Boleto Bancário para o pagamento da taxa de inscrição. Após o pagamento apresentar o comprovante na coordenação para efetivar a inscrição.

Sobre a ministrante:

Gabriela Kuhnen é mestranda no PPG Design, especialista em Moda: Produção e Criação e graduada em Moda, todos pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Atuou como docente no curso superior de Moda, da UDESC de 2013 a 2018. Ministrou disciplinas de desenho de moda, técnicas de Ilustração de moda, desenho de acessórios, desenho técnico, laboratório de criatividade, ergonomia, book digital, entre outras. Atuou como estilista em diversas empresas de 2002 a 2012, como Boby Blues, Someday e Grupo Morena Rosa. É proprietária da marca Baby Me Quer, do segmento infantil, onde atua como criadora e ilustradora. Pesquisadora da área de design e comunicação, com ênfase em processos criativos, ilustração e desenho de moda.

Sobre a Oficina:

A oficina Desenho da Figura Humana oferece uma forma de expressão artística e reflexões da arte como expressão gráfica e sua história, fortalecendo a diversidade e singularidade expressivas de cada um. Serão trabalhados os conteúdos de proporção da figura humana, estrutura óssea e muscular, representação gráfica dos movimentos, luz, sombra e detalhamentos.

Ementa:

Apresentar o universo do desenho da figura humana com suas proporções e detalhamentos.

Conteúdo Programático:

  • Representação gráfica do desenho do corpo humano e sua estrutura óssea e muscular feminino e masculino.
  • Representação dos movimentos do desenho da figura humana.
  • Conceitos de luz e sombra e aplicação de volume na figura humana.
  • Detalhamentos da figura humana.

OFICINA DE DOCUMENTÁRIO: A formação do olhar para realização de documentários.

Ministrante: Rosana Cacciatore

Data: 15/03/2018 a 14/06/2018

Carga Horária: 40 horas

Taxa de Inscrição: R$ 350,00

Horário: Quintas-feiras das 14:00 às 17:00h

Número de alunos: 18 alunos por turma – mínimo 12

Requisito: Somente candidatos com idade igual ou superior a 18 anos.

Obs.: Não há mensalidade. O pagamento da Taxa de Inscrição, no valor de R$ 350,00, deve ser efetuado na Rede Bancária através do Boleto Bancário, emitido no ato da inscrição, até a data do vencimento e a confirmação do pagamento da inscrição deve ser apresentada à Coordenação do Projeto Cursos e Oficinas Livres de Arte – DAC até o início das aulas, para efetivar a inscrição.

Procedimentos para matrícula:

Preencher a Ficha de Inscrição e entregá-la, nas datas e horários definidos para matrícula, na Coordenação do Projeto Cursos e Oficinas Livres de Arte do DAC, quando será emitido Boleto Bancário para o pagamento da taxa de inscrição. Após o pagamento apresentar o comprovante na coordenação para efetivar a inscrição.

Sobre a ministrante:

Rosana Cacciatore é Mestre em Teoria Literária pela UFSC com pesquisa em cinema, e é diretora e produtora cinematográfica. Rosana também é professora de Comunicação e atua como instrutora em oficinas de produção de imagem.

Cursou disciplinas na Université de Paris VIII na área de cinema e fotografia. Atua profissionalmente no âmbito da academia e do mercado de trabalho. Como professora ministrou disciplinas e orientou projetos nos cursos de Cinema, Publicidade e Jornalismo na Universidade do Sul de Santa Catarina, por 10 anos. Entre as disciplinas ministradas estão argumento e roteiro, criação publicitária e teorias da imagem. Realiza atualmente oficinas de criação e produção de imagem para instituições culturais. Como profissional tem 25 anos de experiência, registrada no Ministério do Trabalho como diretora e produtora cinematográfica. Realizou trabalhos de roteiro e direção de audiovisuais para publicidade, programas televisivos e artísticos no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Como fotógrafa realizou trabalhos para a Folha de São Paulo e outros jornais e publicações. Foi coordenadora de comunicação institucional no Diário Catarinense e Assessora de Comunicação da Fundação Franklin Cascaes. Atua nas Oficinas de Arte do Departamento Artístico Cultural (DAC) da UFSC como instrutora de fotografia.

Sobre a Oficina:

A Oficina visa ao ensino e à reflexão sobre o filme documental ao longo da história até a produção contemporânea na era digital e de multiplataformas, complementando com uma abordagem teórica e prática sobre os processos de realização de um documentário.

Ementa:

Os principais movimentos estéticos da história do documentário. Tendências do documentário contemporâneo. O documentário no cinema brasileiro (principais momentos). Análise de trechos de filmes. Introdução à linguagem cinematográfica. Desenvolvimento de projeto.

Conteúdo programático:

Módulo 1 – Breve introdução sobre a História do Cinema Documental

Este módulo deverá apresentar um panorama básico da História do Cinema Documental através da análise de excertos de alguns filmes que trouxeram grandes contribuições para formação de novos sentidos ao documentário, tais como Nanookofthe North (1922) de Robert Flaherty, Homem da Câmara de filmar ( 1929 ) de DzigaVertov, O triunfo da Vontade ( 1935 ) de Leni Rifensthal,  The Spanish Earth ( 1937 ) de Joris Ivens, Nuit et Bruillard ( 1955 ) de Alain Resnais, Primary (1960) de Bob Drew, Chronique d’unÊté (1961) de Jean Rouch e Edgar Morin, La Jetée de Chris Marker.

Módulo 2 – Tendências do Documentário Contemporâneo

Neste módulo será colocado à disposição do aluno um conjunto de diferentes cinematografias e abordagens do documentário na atualidade, através de obras de autores como Viktor Kossakovsky, Eduardo Coutinho, João Moreira Sales, Sokuorv, Cao Guimarães, etc. Para além de proporcionar um panorama básico das tendências contemporâneas do documentário, este módulo deverá diretamente, incentivar e capacitar o formando a desenvolver um projeto documental, no módulo seguinte.

Módulo 3 – Desenvolvimento de projeto

O conteúdo programático deste módulo é constituído pelas etapas fundamentais da concepção de um documentário. Noções básicas de argumento, produção e realização, possibilitando ao aluno redigir um projeto documental – sinopse, tema e justificativa, abordagem e linguagem, orçamento, etc.

– Obs. Este programa é flexível podendo ser adaptado em função dos interesses e nível de conhecimentos dos alunos. Naturalmente, num tão curto espaço de tempo, será impossível cumpri-lo exaustivamente, nomeadamente no que respeita ao visionamento integral e à crítica das obras mencionadas. Daí o intuito de apenas abrir as portas a um percurso que, no plano teórico, possa vir a ser desenvolvido no futuro e que, no plano imediato, possa ter alguma utilidade no contexto do conjunto dos módulos da ação de formação.

CURSO: COMO ELABORAR O ARGUMENTO PARA DOCUMENTÁRIOS

Ministrante: Luiz Fernando de Oliveira.

Data: 14/03/2017 a 16/05/2018

Carga horária: 30 horas

Taxa de Inscrição: R$ 250,00

Horários: Quartas-feiras das 09:00 às 12:00 horas

Número de alunos: 18 alunos por turma – mínimo 10

Requisito: Somente candidatos com idade igual ou superior a 18 anos.

Obs.: Não há mensalidade. O pagamento da Taxa de Inscrição, no valor de R$ 250,00, deve ser efetuado na Rede Bancária através do Boleto Bancário, emitido no ato da inscrição, até a data do vencimento e a confirmação do pagamento da inscrição deve ser apresentada à Coordenação do Projeto Cursos e Oficinas Livres de Arte – DAC até o início das aulas, para efetivar a inscrição.

Procedimentos para matrícula:

Preencher a Ficha de Inscrição e entregá-la, nas datas e horários definidos para matrícula, na Coordenação do Projeto Cursos e Oficinas Livres de Arte do DAC, quando será emitido Boleto Bancário para o pagamento da taxa de inscrição. Após o pagamento apresentar o comprovante na coordenação para efetivar a inscrição.

Sobre o ministrante:

Luiz Fernando de Oliveira é Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde realiza pesquisa sobre webdocumentário. Integrante do Núcleo de Estudos e Produção Hipermídia Aplicados ao Jornalismo (Nephi-Jor). Possui graduação em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) e especialização em Televisão e Convergência Digital pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

Sobre a Oficina:

A trajetória do cinema documentário ocidental é marcada por transformações em suas características narrativas, o que reflete a variedade de maneiras possíveis de produzir esse tipo de filme. O documentário evidencia a voz, a performance de seu autor, ou seja, um argumento/conceito elaborado sobre o mundo. É uma obra que se propõe a narrar algo, mediante uma estrutura específica, atravessada de significados e sentidos harmonizados intencionalmente para produzir determinado efeito.

A composição da narrativa documental é marcada também por procedimentos empregados para abordar e retratar objetos, como o uso da entrevista, a manipulação da câmera, a montagem, a pós-produção, entre outros. Dessa forma, o gênero impõe uma singularidade diante da ampla gama de artes, conteúdos, materiais audiovisuais que surgem cotidianamente à nossa retina.

A palavra, a imagem, o som, obtidos no momento da tomada, além de recursos gráficos, sonoros, são acionados para atender a um anseio de narratividade que adquire a força de uma ação, pois revela o desejo latente ou manifesto de se falar sobre algo a partir de uma maneira de ver.

Ementa:

História do cinema documentário. Estruturas narrativas. Conceito é posicionamento. Dinâmicas de produção. Entrevista – o encontro como acontecimento. O outro como personagem. Montagem. Elaboração de argumento.

 

Conteúdo Programático:

  • O cinema documentário: história da constituição do gênero e características que compõem sua natureza. Pioneiros: Dziga Vertov, Robert Flaherty, Grierson;
  • O cinema verdade francês e o cinema direto norte-americano;
  • Tendências contemporâneas. O documentário performativo. A dimensão do “eu” no documentário contemporâneo;
  • A montagem no documentário;
  • O argumento/conceito como maneiras de estruturar a narrativa em documentários.
  • A redação do conceito;
  • O texto no audiovisual;
  • Preparação para a entrevista;
  • Pesquisa e produção.

CURSO DE FOTOGRAFIA DIGITAL

Ministrante: Rosana Cacciatore

Data: 15/03/2018 a 17/05/2018

Carga Horária: 30 horas

Taxa de Inscrição: R$ 300,00

Horários: Quintas-feiras, das 09:00 às 12:00 – 18 vagas –  mínimo 12

Requisitos: Somente candidatos com idade igual ou superior a 17 anos.

Câmera reflex digital, que permita o controle manual de diafragma, obturador e foco.

Obs.: Não há mensalidade. O pagamento da Taxa de Inscrição, no valor de R$ 300,00, deve ser efetuado na Rede Bancária através do Boleto Bancário, emitido no ato da inscrição, até a data do vencimento e a confirmação do pagamento da inscrição deve ser apresentada à Coordenação do Projeto Cursos e Oficinas Livres de Arte – DAC até o início das aulas, para efetivar a inscrição.

Procedimentos para matrícula:

 Preencher a Ficha de Inscrição e entregá-la, nas datas e horários definidos para matrícula, na Coordenação do Projeto Cursos e Oficinas Livres de Arte do DAC, quando será emitido Boleto Bancário para o pagamento da taxa de inscrição. Após o pagamento apresentar o comprovante na coordenação para efetivar a inscrição.

Sobre a ministrante:

Rosana Cacciatore é Mestre em Teoria Literária pela UFSC com pesquisa em cinema, e é diretora e produtora cinematográfica. Rosana também é professora de Comunicação e atua como instrutora em oficinas de produção de imagem.

Cursou disciplinas na Université de Paris VIII na área de cinema e fotografia. Atua profissionalmente no âmbito da academia e do mercado de trabalho. Como professora ministrou disciplinas e orientou projetos nos cursos de Cinema, Publicidade e Jornalismo na Universidade do Sul de Santa Catarina, por 10 anos. Entre as disciplinas ministradas estão argumento e roteiro, criação publicitária e teorias da imagem. Realiza atualmente oficinas de criação e produção de imagem para instituições culturais. Como profissional tem 25 anos de experiência, registrada no Ministério do Trabalho como diretora e produtora cinematográfica. Realizou trabalhos de roteiro e direção de audiovisuais para publicidade, programas televisivos e artísticos no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Como fotógrafa realizou trabalhos para a Folha de São Paulo e outros jornais e publicações. Foi coordenadora de comunicação institucional no Diário Catarinense e Assessora de Comunicação da Fundação Franklin Cascaes. Atua nas Oficinas de Arte do Departamento Artístico Cultural (DAC) da UFSC como instrutora de fotografia.

Sobre a Oficina:

A proposta é que o participante termine o curso “pensando fotograficamente”, ou seja, que entenda e solucione as questões mais importantes relacionadas à composição fotográfica: enquadramento, fotometria (medição de luz), foco, profundidade de campo e controle do movimento, além de aprender a utilizar os controles manuais e demais recursos da câmera fotográfica, passando a “comandá-la”, em vez de ficar refém dos automatismos e programas.

Ementa

Introdução à histórica da fotografia. Conceitos fotográficos básicos (a câmera reflex: iso, obturador, diafragma, fotometria). Noções básicas de Composição. Leitura de imagens. Realização de ensaio fotográfico.

Conteúdo Programático

  1. Apontamentos históricos e estéticos: O século XIX: a fotografia como espelho do mundo. O século XX: a foto como operação de codificação das aparências e como traço do mundo. A fotografia contemporânea: as possibilidades digitais.
  2. Conceitos fotográficos: O olho humano: a percepção visual. A câmera fotográfica: corpo, obturador, diafragma, filme, foco, fotometria, distância focal / objetivas. O suporte digital: ccd, pixel, resolução, tipos de arquivo,
  3. Noções de composição: plano, linhas, cores, perspectiva, volumes. Luz movimento, equilíbrio, ritmo, diagonal, primeiro plano, razão áurea, diversidade, unicidade.

 

OFICINA DE INVESTIGAÇÃO E COMPOSIÇÃO CROMÁTICA

Ministrante: Lourival Pinheiro de Lima (Loro)

Data: 14/03/2018 a 13/06/2018

Carga Horária: 45 horas

Taxa de Inscrição: R$ 300,00

Horários: Quartas-feiras, das 14:00 às 17:00 – 18 vagas –  mínimo 12

Requisitos: Somente candidatos com idade igual ou superior a 17 anos.

Obs.: Não há mensalidade. O pagamento da Taxa de Inscrição, no valor de R$ 300,00, deve ser efetuado na Rede Bancária através do Boleto Bancário, emitido no ato da inscrição, até a data do vencimento e a confirmação do pagamento da inscrição deve ser apresentada à Coordenação do Projeto Cursos e Oficinas Livres de Arte – DAC até o início das aulas, para efetivar a inscrição.

Procedimentos para matrícula:

Preencher a Ficha de Inscrição e entregá-la, nas datas e horários definidos para matrícula, na Coordenação do Projeto Cursos e Oficinas Livres de Arte do DAC, quando será emitido Boleto Bancário para o pagamento da taxa de inscrição. Após o pagamento apresentar o comprovante na coordenação para efetivar a inscrição.

Sobre o ministrante:

Lourival Pinheiro de Lima (Loro) nasceu em Florianópolis, em 1947. Estudou pintura, gravura e escultura na Art Students League, Nova Iorque (Estados Unidos), nas décadas de 1970 e 1980; e litografia no MASC, 1982. Das exposições coletivas e individuais que realizou no Brasil, nos Estados Unidos, na França e na Argentina, destacam-se o 2º Salão Jovem Arte Sul América (MASC – 1982); 9º Salão Nacional de Artes Plásticas – Sul (MARGS – Porto Alegre, 1986); e a Exposição na OEA (Nova Iorque, 1991).

Sobre a Oficina:

Investigação e experimentação pictórica através dos elementos orgânicos compositores da vida, o ritmo e a abstração caligráfica sobre a superfície pelo traço/incisão, buscando o encontro do sentimento humano, matéria prima da arte, anterior à linguagem e ao pensamento em sua dimensão imagética.

Observações através de lentes que permitem aprofundar visões de recortes do micro e do macro, abrindo possibilidades de representações de novos espaços através da dualidade água/fogo, luz/sombra na origem da complexidade da vida com suas dinâmicas e complexidades pelo traço/incisão na abstração pictórica, através dos repertórios imagéticos e suas atividade simbólicas, onde os objetos do mundo externo adquirem significados novos.

Através da expressão do observado com auxílio das lentes, somos estimulados a explorar elementos pictóricos variados e poéticas individuais elaboradas a partir do imaginário criado sobre o observado.

 

OFICINA DE DANÇAS CIRCULARES

Focalizadoras: Cida Garcia e Terezinha Bianchini Derner.

Data: 15/03/2018 a 21/07/2018

Carga Horária: 21 Horas

Taxa de Inscrição: R$ 250,00

Horários: Quintas-feiras das 10:00 às 11:30h  – 15 novas vagas.

Somente candidatos com idade igual ou superior a 18 anos.

Obs.: Não há mensalidade. O pagamento da Taxa de Inscrição, no valor de R$ 250,00, deve ser efetuado na Rede Bancária através do Boleto Bancário, emitido no ato da inscrição, até a data do vencimento e a confirmação do pagamento da inscrição deve ser apresentada à Coordenação do Projeto Cursos e Oficinas Livres de Arte – DAC até o início das aulas, para efetivar a inscrição.

Procedimentos para matrícula:

Preencher a Ficha de Inscrição e entregá-las,  nas datas e horários definidos para matrícula, na Coordenação do Projeto Cursos e Oficinas Livres de Arte do DAC, quando será emitido Boleto Bancário para o pagamento da taxa de inscrição. Após o pagamento apresentar o comprovante na coordenação para efetivar a inscrição.

Sobre a Oficina:

Esta oficina é aberta à comunidade (jovens e adultos) com o fim de proporcionar uma atividade coletiva, dinâmica com conhecimentos sobre a modalidade Danças Circulares de diferentes tradições culturais. Realizada em círculo, de mãos dadas, abrangendo os aspectos físicos emocionais, mentais e transcendentais.

Ementa:

História, princípios, simbologia das Danças Circulares. O círculo, o centro, as direções, os passos. Danças Circulares de diferentes povos. Benefícios proporcionados pelas Danças Circulares. As Danças Circulares como disciplina transdisciplinar e transpessoal.

Conteúdo programático:

  • Histórico das Danças Circulares – Bernhard Wosien.
  • Metodologia das Danças Circulares: as mãos, os gestos, as direções, os passos, os ritmos. Coreografias, leitura e escrita.
  • História e os mitos universais de diferentes culturas.
  • A ética nas Danças Circulares.
  • Legislação atual (2016 e 2017) incluindo as Danças Circulares nos protocolos como Terapias Integrativas.

A quem se destinam:

A todas as pessoas que buscam o autoconhecimento, a saúde física, mental, emocional e espiritual, o lazer ativo, o aprimoramento artístico-cultural, a convivência pacifica e amorosa e a celebração da vida.

Focalização:

As Danças Circulares necessitam de focalizadores (orientadores) com formação específica para tal, que orientam sobre a especificidade de cada dança, sua origem, a coreografia correspondente, o simbolismo de cada passo, cada gesto, estando sempre atentos às peculiaridades e necessidades individuais e do grupo.

Focalizadoras:

Cida Garcia: Jornalista (Comunicação Social, UFSC); Pós-graduada em Transdisciplinaridade pela Universidade Internacional da Paz – UNIPAZ SC;

Formação no Curso de Facilitadores de Danças Curativas dos Florais de Bach com a psicóloga Maria Amélia Queiroz (MG); Formação de Focalizadores em Danças Circulares Sagradas com Renata Ramos (SP); Formação em Danças Circulares no Instituto Giraflor (PR); Focalizadora de Danças Circulares em Jurerê; Pratica Danças Circulares Sagradas semanalmente no Centro de Educação da UFSC; Participa dos Encontros Brasileiros de Danças Circulares Sagradas em Embu das Artes (SP); Festival Rodas do Sul, em Imbé (RS); Membro do Grupo Organizador do Festival Rodas do Sul 2012, em Florianópolis SC; Membro da Associação Catarinense de Focalizadores das Danças Circulares do Povos; Participou do Festival Internacional de Danças Sagradas em Findhorn (Escócia), em 2010 e 2012; e do Retiro de Danzas do México, em fevereiro de 2012.

Terezinha Bianchini Derner: Pedagoga e Mestre em Administração Universitária; Professora da Universidade Federal de Santa Catarina – aposentada; Curso Itinerante Psicologia Transpessoal na Índia, Peru, Egito, Grécia, Israel, Jordânia; Membro Fundador do Campus Unipaz SC; Membro do Colégio Internacional dos Terapeutas – CIT; Membro do Conselho Gestor UNIPAZ SC; Membro da Associação Catarinense de Focalizadores de Danças Circulares dos Povos; Focalizadora das Rodas na Unipaz; Focalizadora de Danças Circulares em Jurerê; Pratica Danças Circulares Sagradas semanalmente no Centro de Educação da UFSC; Formação em Danças Circulares e os Florais de Bach com Maria Amélia C. Queiroz; Formação em Danças Circulares Sagradas com Renata Ramos; Formação em Danças Circulares Sagradas no Instituto Giraflor – Curitiba; Focalizadora das Danças Circulares Sagradas desde 2009; Participou do Retiro de Danzas do México em fevereiro de 2012; Autora dos Livros – “Viver: Arte ou Ciência” e “Caminhos Evolutivos: heróico, búdico e crístico”.

 

OFICINA DE HISTÓRIA DA ARTE

Ministrante: Carolina Votto.

Data: 14/03/2018 a 16/05/2018

Horários: Quartas-feiras, das 14:00 às 17:00

Carga Horária: 30 horas

Taxa de Inscrição: R$ 250,00

Número de alunos: 15 alunos por turma  – mínimo 10.

Requisitos: Somente candidatos com idade igual ou superior a 18 anos.

Obs.: Não há mensalidade. O pagamento da Taxa de Inscrição, no valor de R$ 250,00, deve ser efetuado na Rede Bancária através do Boleto Bancário, emitido no ato da inscrição, até a data do vencimento e a confirmação do pagamento da inscrição deve ser apresentada à Coordenação do Projeto Cursos e Oficinas Livres de Arte – DAC até o início das aulas, para efetivar a inscrição.

Procedimentos para matrícula:

Preencher a Ficha de Inscrição e entregá-la, nas datas e horários definidos para matrícula, na Coordenação do Projeto Cursos e Oficinas Livres de Arte do DAC, quando será emitido Boleto Bancário para o pagamento da taxa de inscrição. Após o pagamento apresentar o comprovante na coordenação para efetivar a inscrição.

Sobre a ministrante:

Carolina Votto é Mestre em Teoria e História da Arte (2011), pelo Centro de Artes, no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Graduada em licenciatura no curso de Filosofia (2006), pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) – RS. Possui experiência como docente e orientadora de pesquisa nas áreas de Estética, Filosofia da Arte e Educação. Também atua como professora de Filosofia e Articuladora da área de Ciências Humanas do Centro Educacional Marista Lucia Mayvorne, assim como, ministra cursos independentes sobre Arte e Filosofia Contemporânea.

Sobre a oficina:

A oficina de História da Arte tem, enquanto escopo, desenvolver um arsenal de formação artístico e imagético das principais escolas artísticas presentes na tradição da História da Arte. Levando em consideração os principais movimentos estéticos do modernismo internacional e brasileiro, assim como, ampliar e atualizar as experiências sensíveis e estéticas acerca da Arte Moderna e Contemporânea presentes no estado de Santa Catarina.

Ementa:

Arte Moderna e Contemporânea. Diferenças entre: moderno, pós-moderno e contemporâneo. O nascimento das vanguardas e a arte em tempos de entre-guerras. O panorama do Modernismo brasileiro: Semana de Arte Moderna. Cenário catarinense. Estética e Arte Contemporânea.

Conteúdo programático:

Modernismo – alguns sentidos introdutórios. Ilha do Desterro – o imaginário ótico no cenário catarinense. Olhares contemporâneos – das formas aos conceitos.

BLOCO I – Introdução: moderno, pós-moderno, contemporâneo.

BLOCO II – Vanguardas artísticas europeias: cubismo, futurismo, expressionismo, dadaísmo, surrealismo.

BLOCO III – Modernismo brasileiro: Semana de Arte Moderna e seus desdobramentos.

BLOCO IV – Artistas catarinenses: modernos e contemporâneos.

BLOCO V – Estética e Arte Contemporânea.

 

OFICINA DE INTRODUÇÃO À CURADORIA: do conceito à prática

Ministrante: Kamilla Nunes

Data: 13/03/2018 a 05/06/2018

Horários: Terças-feiras, das 14:00 às 17:00

Carga Horária: 40 horas

Taxa de Inscrição: R$ 300,00

Número de alunos: 15 alunos por turma  – mínimo 10.

Requisitos: Somente candidatos com idade igual ou superior a 18 anos.

Obs.: Não há mensalidade. O pagamento da Taxa de Inscrição, no valor de R$ 300,00, deve ser efetuado na Rede Bancária através do Boleto Bancário, emitido no ato da inscrição, até a data do vencimento e a confirmação do pagamento da inscrição deve ser apresentada à Coordenação do Projeto Cursos e Oficinas Livres de Arte – DAC até o início das aulas, para efetivar a inscrição.

Procedimentos para matrícula:

Preencher a Ficha de Inscrição e entregá-la, nas datas e horários definidos para matrícula, na Coordenação do Projeto Cursos e Oficinas Livres de Arte do DAC, quando será emitido Boleto Bancário para o pagamento da taxa de inscrição. Após o pagamento apresentar o comprovante na coordenação para efetivar a inscrição.

 

Sobre a ministrante:

Kamilla Nunes é curadora independente e crítica de artes; Mestre em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina; Graduada em Artes Plásticas pela Universidade do Estado de Santa Catarina.

Foi curadora do espaço de cultura O Sítio, diretora do Instituto Meyer Filho e idealizadora da Rede Artéria em parceria com Bruno Vilela. Curadora do programa de exposições do Memorial Meyer Filho, de 2008–2014. Integrou o grupo de curadoria de Frestas Trienal de Artes (SESC, 2014), Sorocaba. Entre suas últimas curadorias, encontra-se “ERRO EX POSTO” (Exposição de 12 anos do ERRO Grupo, Florianópolis, 2014); a participação na equipe curatorial da Bienal Internacional de Curitiba (Prêmio Jovens Curadores, PR, 2013); “Sumidouro” (Laboratório Curatorial da SP-Arte, coordenado por Adriano Pedrosa, SP, 2012); “Faça algo errado, e diga que fui eu que mandei fazer”, (Galeria VK/SESC Joinville, SC, 2011); “Ó lhó lhó” (Sessão Corredor do Ateliê 397, SP, 2011).

É autora do livro “Espaços autônomos de arte contemporânea”, lançado em 2013 através da Bolsa Funarte de estímulo à produção crítica. Organizou os livros “Exercício de imaginação: Meyer Filho” e “Memorial Meyer Filho”. Participou como curadora da residência “TAC Terra Uma” (Minas Gerais, 2013) e da residência editorial da Revista Tatuí, no 10 (Olinda, 2010)

Sobre a oficina:

A Oficina “Introdução à curadoria: do conceito à prática” foi elaborada a partir de referenciais históricos e contemporâneos da prática curatorial, no Brasil e no mundo. É preciso considerar que a prática curatorial se extende para diversas áreas do conhecimento, como sociologia, museologia, antropologia, filosofia e educação, por exemplo, e pode ser apresentada em diversos espaços e formatos, como instituições culturais, galerias, bienais, feiras, escolas de arte, publicações, espaços independentes, espaço urbano, etc. Significa dizer que a curadoria é hoje um fenômeno global e já bastante mistificado. Mas é também uma prática experimental, uma maneira de pensar o mundo, a arte, o outro. Ao articular conhecimentos e vivências, a prática curatorial se expande e se desdobra em eixos, considerados aqui, fundamentais: curadoria como pesquisa, curadoria como encontro, curadoria como prática artística e curadoria como produção de conhecimento. A partir desta compreensão, esta oficina se organiza em dois momentos: o primeiro, teórico e expositivo, considerando todas as questões abordadas acima (ver conteúdo programático) e o segundo, prático, que envolve pesquisa de campo, visita a espaços de arte e ateliê de artista e elaboração de um projeto curatorial coletivo e experimental.

Ementa:

Considerações acerca da Arte e da Curadoria, incluindo História das Exposições e Arte Contemporânea, para conceituação e elaboração de práticas curatoriais.

Conteúdo Programático:

Exposições históricas: Merzbau; Exposição Internacional do Surrealismo; Milhas de Fio; Tropicália.

Exposições impressas: PF, Amor, Conversas e Coleção de Regina Melim; Fluxus; A próxima Documenta deve ser curada por um artista e Uma exposição pode ser uma obra de arte? de Jens Hoffmann; Do It de Hans Ulrich Obrist; Faça algo errado e diga que fui eu que mandei fazer de Kamilla Nunes, Priscila Menezes e Teresa Siewerdt; Grapefruitde Yoko Ono;  Art Book de Bruno Moreschi; Museu espetacular de 1 dia de Felipe Braga.

Espaços autônomos de Arte Contemporânea: Clube dos Artistas Modernos CAM – 1932; REX Gallery& Sons – 1966 a 1967; Nervo Ótico N.O. – 1979 a 1982; Torreão – 1993 a 2009; Ateliê Aberto – 1997; Galeria do Poste – 1997 a 2008; Capacete | Entretenimentos – 1998; Casa da Xiclet – 2001; Espaço de autonomia experimental Rés do Chão – 2002 a 2005; A menor casa de Olinda – 2002 a 2008; BASEMÓVEL – 2002; Ateliê 397 – 2003; JAMAC – 2004; Espaço ARCO – 2004 a 2009; Projeto Contramão – 2005 a 2007; NACASA – 2009; 1M2 – 2010 a 2013; Bê Cubico – 2011; Bicicletaria Cultural – 2011; Espaço Fonte – 2011; Lesbian Bar – 2011; Phosphorus – 2011; Casa Selvática – 2012; Contemporão – 2013; Casa da Xiclet; MauMau.

A curadoria como espaço de criação | A criação de instituições como prática curatorial: texto: “Amo os artistas etc”. Ricardo Basbaum; Caminhos da Curadoria – Hans Ulrich Obrist; El potencial de La articulación curatorial de Simon Sheikh; Jovem Arte Contemporânea [Walter Zanini] – 1967 a 1974; Quando as atitudes tornam-se forma [Harald Szeemann] – 1969; Curadoria por números [Lucy Lippard] – 1969 a 1964; Domingos da Criação [Frederico Morais] –  1971;  28º Bienal Internacional de Arte de São Paulo [Ana Paula Cohen e Ivo Mesquita] – 2008; Contarlo todo sin saber como [Martín Manen] – 2012; Técnicas de desaparecimento [Renan Araújo] – 2012; Congresso Extraordinário da Fortaleza de Anhatomirim [Projeto Ações Curatoriais] – 2014; Campo Neutral – Curitiba – 2014; Vídeo: Um domingo com Frederico Morais.

A constituição de esferas públicas e suas implicações no tecido social da cidade: Artista é público (Vitor Cesar); Internacional Situacionista – 1960; Os Provos – 1965 a 1967; Museu de Arte Moderna [M. Brootdthaers] – 1968;Vazadores [Rubens Mano] – 2002;Conversa como Lugar [Vitor Cesar e Graziela Kunsch] – 2011; Deus não surfa [Marta Mestre e Santiago G. Navarro] – 2013 Anfibologia Reciprocidad [Vitor Cesar]; Sala de Leitura | Sala de Escuta [Raquel Stolf e Regina Melim] – 2014; Encontros Entrópicos [O Tropicalista] – 2015. Vídeo: O que vocês fazem quando fazem, ou esperam fazer curadoria?

 

OFICINA DE INTRODUÇÃO À ILUSTRAÇÃO DE MODA

Ministrante: Paula Rodrigues Correia

Data: 13/03/2018 a 22/05/2018

Horários: Terças-feiras, das 09:00 às 12:00h

Carga Horária: 30 horas

Taxa de Inscrição: R$ 250,00

Número de alunos: 15 alunos por turma  – mínimo 10.

Requisitos: Somente candidatos com idade igual ou superior a 18 anos.

Obs.: Não há mensalidade. O pagamento da Taxa de Inscrição, no valor de R$ 250,00, deve ser efetuado na Rede Bancária através do Boleto Bancário, emitido no ato da inscrição, até a data do vencimento e a confirmação do pagamento da inscrição deve ser apresentada à Coordenação do Projeto Cursos e Oficinas Livres de Arte – DAC até o início das aulas, para efetivar a inscrição.

Procedimentos para matrícula:

Preencher a Ficha de Inscrição e entregá-la, nas datas e horários definidos para matrícula. na Coordenação do Projeto Cursos e Oficinas Livres de Arte do DAC, quando será emitido Boleto Bancário para o pagamento da taxa de inscrição. Após o pagamento apresentar o comprovante na coordenação para efetivar a inscrição.

Sobre a ministrante:

Paula Rodrigues Correia é Mestra em Design pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM) de São Paulo. Especialista em Teorias da Comunicação e da Imagem pela Universidade Federal do Ceará ­ (UFC). Graduada em Design de Moda pela Faculdade Católica do Ceará e graduada em Artes Plásticas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará ­(IFCE). Atuou como docente do Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda da Faculdade Estácio de Sá ­ (FESGO) até julho de 2015, onde também foi membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e do Colegiado nos cursos de Design de Moda e Design Gráfico. Sendo responsável pelas seguintes disciplinas: Desenho Artístico e Figura Humana, Desenho de Moda, Design de Superfície, Desenho Técnico de Moda, Ilustração de Moda, Design de Embalagem, Linguagem Visual e Design Gráfico na Moda. Também atua como ilustradora. Atualmente é designer da marca de design, arte, decoração e vestuário ­Dazirmãs, na qual exerce o cargo de criação e desenvolvimento de produtos. Pesquisadora nas áreas de design gráfico, de produto e de moda. Com ênfase em desenho, programação visual, editoração e ilustração. Portfólio: http://paulailustra.daportfolio.com/

Sobre a oficina:

Apresentar o universo da Ilustração de Moda, instrumentar os participantes a criar Ilustrações de Moda Livre e autoral.

Ementa:

Apresentar e introduzir os participantes no universo da Ilustração de Moda

Conteúdo Programático:

  • Apresentação dos materiais e acessórios de desenho e pintura: papel (gramatura e formatos); lápis, borracha, apontador, esfuminho, limpa-tipo, caneta nanquim e lápis de cor.
  • Conceituação de desenho de moda x ilustração de moda – técnica de desenho em grafite e, posteriormente, pintura com lápis de cor.
  • Apresentação e prática do Desenho da figura humana x Desenho estilizado – estudo de proporção;
  • Desenho de cabeça, tronco, braços, pernas, elementos do rosto, cabelos, penteados e roupas; – Estudo de poses e movimentos;
  • Finalização com nanquim e pintura com lápis de cor – volumetria e planejamento do tecido; – Criação e desenvolvimento do trabalho final.

 

OFICINA DE CENOGRAFIA PARA STOP MOTION

Ministrante: Ana Barroso Calle

Data: 15/03/2018 a 17/05/2018

Horários: Quintas-feiras, das 14:00 às 17:00

Carga Horária: 30 horas

Taxa de Inscrição: R$ 250,00

Número de alunos: 15 alunos por turma  – mínimo 10.

Requisitos: Somente candidatos com idade igual ou superior a 18 anos.

Obs.: Não há mensalidade. O pagamento da Taxa de Inscrição, no valor de R$ 250,00, deve ser efetuado na Rede Bancária através do Boleto Bancário, emitido no ato da inscrição, até a data do vencimento e a confirmação do pagamento da inscrição deve ser apresentada à Coordenação do Projeto Cursos e Oficinas Livres de Arte – DAC até o início das aulas, para efetivar a inscrição.

Procedimentos para matrícula:

Preencher a Ficha de Inscrição e entregá-la, nas datas e horários definidos para matrícula, na Coordenação do Projeto Cursos e Oficinas Livres de Arte do DAC, quando será emitido Boleto Bancário para o pagamento da taxa de inscrição. Após o pagamento apresentar o comprovante na coordenação para efetivar a inscrição.

Sobre a ministrante:

Ana Barroso Calle é graduada em Artes Plásticas com especialização em Educação Superior e Interculturalidade, com trabalhos em produção e assistência de direção de arte, cenografia e aderecista.

Realizou várias exposições de gravuras e fez Residência de Construção de Marionetes para Animação no Estúdio Almofada de Penas, em Florianópolis.

Recebeu reconhecimento por seu trabalho na Itália “Menzione Especiale – Primo Premio Senior Grafica Italiana”, e na Bolivia  “Honrosa – Prêmio Gravura ‘XLVII Concurso Plurinacional de Artes Plásticas – Salão Municipal 14 de Setembro”, 2014; 1º Prêmio Artes Plásticas, categoria Gravura “Prêmios Plurinacionais Eduardo Abaroa”, 2013.

Sobre a Oficina:

Oficina centrada na construção de um cenário para a utilização em cinema de animação Stop Motion.

Ementa:

  • Criação de um cenário para Stop Motion passando por todas as etapas de elaboração:
  • Introdução a ementa e da técnica Stop Motion
  • Apresentação com as diferentes técnicas de construção de cenários para animação Stop Motion.
  • Desenhos conceituais e técnicos dos cenários
  • Construção estrutural e de base
  • Construção de cenário e elementos
  • Detalhamentos
  • Finalização

Conteúdo Programático:

  • Apresentação e introdução à construção de cenários para animação em Stop Motion Moodboard.
  • Paleta de cores e conceitos.
  • Planejamento e construção do cenário.
  • Teste do cenário

 

OFICINA DE PUPPETS PARA STOP MOTION

Ministrante: Marcos Telles

Data: 13/03/2018 a 22/05/2018

Horários: Quintas-feiras, das 14:00 às 17:30

Carga Horária: 30 horas

Taxa de Inscrição: R$ 250,00

Número de alunos: 15 alunos por turma  –  mínimo 10.

Requisitos: Somente candidatos com idade igual ou superior a 18 anos.

Obs.: Não há mensalidade. O pagamento da Taxa de Inscrição, no valor de R$ 250,00, deve ser efetuado na Rede Bancária através do Boleto Bancário, emitido no ato da inscrição, até a data do vencimento e a confirmação do pagamento da inscrição deve ser apresentada à Coordenação do Projeto Cursos e Oficinas Livres de Arte – DAC até o início das aulas, para efetivar a inscrição.

Procedimentos para matrícula:

Preencher a Ficha de Inscrição e entregá-la, nas datas e horários definidos para matrícula, na Coordenação do Projeto Cursos e Oficinas Livres de Arte do DAC, quando será emitido Boleto Bancário para o pagamento da taxa de inscrição. Após o pagamento apresentar o comprovante na coordenação para efetivar a inscrição.

Sobre o ministrante:

Marcos Telles é Designer de Produto formado pelo Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro (UniverCidade), atuando como Puppet Maker e Escultor para animações em Stop Motion, possui também experiência profissional em Design Gráfico, videografismo e conhecimentos em softwares de edição e manipulação de imagem e vídeo, além de conhecimento básicos em softwares de desenvolvimento, detalhamento de produto e modelagem 3D.

Sobre a Oficina:

Oficina centrada na construção de um puppet/boneco para a utilização em cinema de animação Stop Motion.

Ementa:

  • Criação de um puppet animavel para Stop Motion passando por todas as etapas de elaboração:
  • Introdução a ementa e da técnica Stop Motion
  • Apresentação com as diferentes técnicas de construção de bonecos para animação.
  • Desenhos conceptuais e técnicos dos personagens
  • Construção dos esqueletos de arame
  • Escultura dos rostos em Argila de Polimero
  • Corpos de espuma
  • Modelagem de mãos e pés
  • Detalhamentos
  • Figurinos de tecido
  • Finalização

Conteúdo Programático:

  • Apresentação e introdução à construção de puppet.
  • Concept e desenho técnico de personagens.
  • Planejamento e construção de esqueleto.
  • Modelagem com argila de polímero.
  • Introdução a moldes e materiais.
  • Detalhamento e acabamento do puppet.
  • Teste dos puppets.

 

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CURSOS E OFICINAS LIVRES DE ARTE – DAC

Mais informações e esclarecimentos:

Pelo telefone (48) 3721–2498 e pelo e-mail:

Coordenação dos Cursos e Oficinas Livres de Arte do DAC

Departamento Artístico Cultural da UFSC

Secretaria de Cultura e Arte

Universidade Federal de Santa Catarina

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