Arte na Escola – Polo UFSC

O Arte na Escola – Polo UFSC, parceria entre o Instituto Arte na Escola e a Universidade Federal de Santa Catarina (através do Colégio de Aplicação e do Departamento Artístico Cultural), perdurou de 2004 a 2021. O convênio está desativado neste momento, mas os materiais educacionais disponibilizados à Universidade, durante o projeto, continuam à disposição para consulta e empréstimo na Biblioteca Setorial do Colégio de Aplicação da UFSC.

Oficina de História em Quadrinhos na UFSC.

Midiateca
Além da Midiateca disponível no site do Instituto Arte na Escola, que oferece materiais educacionais específicos para o ensino da Arte, em especial da arte brasileira, com conteúdos para serem aplicados em sala de aula, a Biblioteca Setorial do Colégio de Aplicação da UFSC dispõe, para consulta e empréstimo, de livros e DVDs, que compõem a DVDteca Arte na Escola, que contém 162 documentários sobre arte brasileira, em especial a contemporânea, acompanhados por materiais educativos. Veja a listagem de alguns dos DVDs no acervo da UFSC: DVDteca do Arte na Escola – Polo UFSC

Instituto Arte na Escola
O Instituto Arte na Escola (www.artenaescola.org.br) é uma associação civil sem fins lucrativos que, desde 1989, qualifica, incentiva e reconhece o ensino da arte, por meio da formação continuada de professores da Educação Básica. Tem como premissa que a Arte, enquanto objeto do saber, desenvolve nos alunos habilidades perceptivas, capacidade reflexiva e incentiva a formação de uma consciência crítica, não se limitando a auto-expressão e à criatividade.

“A arte melhora o aprendizado da língua, da matemática, das ciências naturais e humanas e ainda evita a evasão escolar.”
 Evelyn Ioschpe: homenageada pelo movimento Trip Transformadores 2012.

Rede Arte na Escola
Presente em todas as regiões do Brasil por meio de convênios com universidades, instituições de ensino e de cultura que formam a Rede Arte na Escola. Cada unidade conveniada é um Polo Arte na Escola que oferece ações de formação para professores do Ensino Básico.

A participação do Colégio de Aplicação da UFSC na Rede Arte na Escola inicia no ano de 1992, em parceria com a UDESC, ao elaborar junto a outras universidades do estado o Projeto Arte na Escola Santa Catarina.  Em 1993, o Colégio de Aplicação, passa a atuar em parceria com o 3º Polo Regional UDESC, como Núcleo de Pesquisa e Disseminação CA UFSC, realizando pesquisas, relatos de experiências, produção de materiais pedagógicos e formação de professores, utilizando sempre a sala de aula como espaço de experiência, investigação e aprendizagem das novas propostas de ensino para professores e alunos. Em 1995-96, assim como as demais universidades estaduais parceiras, formadoras de professores de Arte em SC (FURB, FUCRI-UNESC e UNIVILLE), a UFSC, através do Colégio de Aplicação, estabelece-se como Polo Disseminador UFSC, estando como os demais polos disseminadores parceiros, vinculados ao Polo Regional UDESC. Com a ampliação da rede em 2003 e a aprovação do Projeto Para Implantação do Polo Arte na Escola – UFSC, elaborado em parceria Colégio de Aplicação (CA) e Departamento Artístico Cultural (DAC), a partir de 2004, o Polo UFSC passa a ser denominado Arte na Escola – Polo UFSC.

Arte na Escola – Polo UFSC
O Polo UFSC foi coordenado pelo Colégio de Aplicação e Departamento Artístico Cultural da UFSC de 2004 a 2021. A parceria entre esses dois setores da Universidade, que atuam com ensino, pesquisa e extensão artística aumentou as possibilidades de ações para os professores da rede pública de ensino.

POLO UFSC – ARTE NA ESCOLA
Foi uma parceria entre o
INSTITUTO ARTE NA ESCOLA e a
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA