‘Quando Conto uma História’, exposição fotográfica no Hall da Reitoria da UFSC, de 05 a 09 de agosto

02/08/2019 22:51

Foto de Elisa Freitas Schemes

A exposição fotográfica “Quando Conto uma História” abre nesta segunda-feira, dia 05 de agosto, e segue até o dia 09 de agosto, com visitação aberta à comunidade, das 7 às 20h, no Hall da Reitoria da UFSC. Ao todo, serão expostas 60 fotos produzidas por alunos da Oficina de Fotografia Digital, ministrada por Sabrina Costa Nicolazzi, no Departamento Artístico Cultural (DAC)/SeCArte da UFSC. As fotografias narram histórias apresentando pessoas em situações do cotidiano, fotos de artesanato, paisagens, entre outras, em tons coloridos e em preto e branco. Em agosto, o DAC abre as inscrições para a Oficina de Fotografia Digital e para outras Oficinas de Arte deste semestre, abertas a participação de estudantes, servidores da UFSC e pessoas da comunidade em geral.

A exposição

A exposição “Quando Conto uma História” fala de uma narrativa pessoal de cada um dos 12 participantes da Oficina de Fotografia Digital e a sua relação com a imagem ao seu redor. Nesta exposição, o registro fotográfico torna-se história. A intenção foi instigar cada um dos participantes da oficina a construir uma narrativa que fizesse sentido no mundo visual e imaginário de cada um deles. A aventura foi lançada nas primeiras semanas de aula para que, no final do semestre, com o aprendizado na oficina, os participantes pudessem exercitar o que aprenderam e, assim também, expressar o que eles tinham da relação com a imagem ao seu redor, construindo um sentido no meio de tantas imagens a fotografar. Contar uma história a partir de imagens desperta o olhar para além da imagem: vidas, momentos, sentido, imaginar, olhar, enquadrar, sentir, contar o imaginário através de uma expressão de narrativa, de uma história visual materializada em fotografia.

Foto de Raquel Marshal Gadea

O desempenho dos alunos, segundo a ministrante Sabrina Nicolazzi

“Na minha avaliação, todos saíram melhores do que entraram e aprenderam um pouco mais sobre a sua câmera fotográfica e os seus mecanismos para poder ter mais liberdade na captura da sua fotografia. Ter a noção que existe o olhar, mas existe também um equipamento que pode ser a extensão do seu olho e que, por meio da sua descoberta, pode-se brincar com as luzes e sombras, congelar movimentos, borrar ações, desfocar fundos, deixar mais nítidas as fotos. Entender a dinâmica e existência do pixel é um mundo de possibilidades que se abre. E foi justamente isso que eu percebi nos alunos ao final da oficina: um mundo de possibilidades se abrindo.”

Alunos que participam da exposição

Aline Santos Collares
Brenda da Silva Rodrigues
Carolina Delazari
Claudio Leite Nahra
Daura Maria Renzetti da Silva
Elisa Freitas Schemes
Gabriel Machado da Rosa
Maria Inês Laurentino
Micheline Carla de Souza
Raquel Marshall Gadea
Walter Ezequiel Zimmermann
William Hamilton Leiria

Foto de Brenda da Silva Rodrigues

Sobre a ministrante da oficina

Sabrina Costa Nicolazzi tem formação pelo SENAC – SC como fotógrafa e é mestre em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina. Seu percurso como fotógrafa digital iniciou em 2016 com trabalhos na área de eventos, arquitetura, objetos, joias e moda. Na área de eventos, entre diversos trabalhos, atuou como fotógrafa assistente no Festival Audiovisual Mercosul – FAM 2018. Na fotografia de objetos, fez trabalhos para a Farmácia Seiva da Natureza e Da Vinci Comércio Exterior. Para sua formação, fez cursos na área de fotografia de arquitetura com o arquiteto e fotógrafo Guilherme Llantada e de edição de imagem (programa Lightroom) com o fotógrafo Mario de Oliveira. Sua formação em Sociologia contribuiu imensamente no seu interesse na área de fotografia documental, no qual desenvolveu projetos autorais como “A Expressão do Feminino”. Atualmente trabalha como fotógrafa, em especial com crianças, famílias e adolescentes.

Portfólio em: https://www.flickr.com/photos/sanicolazzifotografia

Facebook: sabrinanicolazzifotografia e Instagram – sabrinanicolazzi_fotografia e sabrina.nicolazzi

Serviço:

O quê: Exposição fotográfica “Quando Conto Uma História”.
Quando: De segunda a sexta-feira, das 7 às 20 horas, entre os dias 05 e 09 de agosto de 2019.
Onde: Hall da Reitoria da UFSC, Trindade, Florianópolis (SC).
Quanto: Gratuito e aberto à comunidade.
Contato: Departamento Artístico Cultural: telefones (48) 3721-6493, 3721-9447 e 3721–2498 —  www.dac.ufsc.br

Matheus Bonfim/ Estagiário de Jornalismo/ DAC/SeCArte/UFSC/ com textos da ministrante e fotografias dos alunos da Oficina