Parafuso Silvestre comanda o palco do Projeto 12:30 nesta quarta-feira, dia 03/7

27/06/2019 23:16

Parafuso Silvestre. Foto: Mandy Justo.

Nesta quarta-feira, dia 3 de julho, o Projeto 12:30 apresenta o grupo “Parafuso Silvestre”. O show integra a programação da Semana do Rock Catarinense 2019. A identidade musical da banda deriva das afinidades de cada integrante — a música pop, rock dos anos 1990 e 2000, música brasileira, rock progressivo, trilhas sonoras de filmes e videogames e música erudita. O evento é gratuito e aberto à comunidade, e acontece em frente ao Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis, às 12h30. A apresentação encerra a programação semestral do Projeto 12:30, que deverá retornar em agosto.

Dos corredores da universidade aos palcos

A banda surgiu em 2013, no curso de Música da UDESC, formada por estudantes e profissionais da música. Seu primeiro EP, “Contra o Corpo e Contra a Mente”, foi lançado em 2017 com 4 músicas, e é a primeira parte de  uma trilogia musical composta de 10 canções. Através dessas composições, eles contam a história de um insone e seu processo de autoconhecimento em um universo paralelo.

O primeiro álbum foca no rompimento do personagem com a realidade, quando é levado por uma criança a uma cidade estranha e ao mesmo tempo familiar. Já no segundo, lançado em 2018, chamado “Atos Mortos”, composto de três músicas, uma sonoridade mais agressiva narra a desilusão do insone com a realidade, pela garantia de uma vida paralela que o cative. Em 2019, a banda se prepara para lançar a terceira parte, que começou com o lançamento da música “Tudo Que o Vento Afaga” no dia 26 de junho.

O grupo já se apresentou em eventos como I Festival Rifferama, Misturada UDESC, VII Encontro de Iluminação Cênica A Luz Em Cena, Rural Rock Fest e Sarau Boca de Cena. Com a canção “Flor”, o grupo venceu, por voto popular, no concurso para a escolha do repertório regional da VI Orquestra de Baterias de Florianópolis. Atualmente, como todos os integrantes dedicam a vida à música, usam os aprendizados para desenvolver uma sonoridade cada vez mais expressiva da banda.

Integrantes

Bruno Arceno Barbosa (Professor de música / Regente de corais / Músico profissional / Compositor / Arranjador) – Graduado em Licenciatura em Música na UDESC, dedicou-se a participar de cursos relacionados à capacitação de professores. o que o permite atuar na escola de música Contemporânea e em aulas particulares que envolvem violão, contrabaixo, teclado para iniciantes e musicalização infantil. Também participou de várias bandas, como “Hit Me”, e da gravação de muitos álbuns, como “Sobre o Voo dos Elefantes”.

Julio Victor Neves de Sousa (Guitarrista / Professor de Música / Produtor musical) – Graduado em Licenciatura em Música na UDESC, o guitarrista, com dez anos de experiência, participou de diversas bandas de rock, shows e gravações de CD’s e DVD. Também atuou como produtor musical e áudio, como artista gráfico, e desenvolveu as capas dos EP’s “Contra o Corpo e Contra a Mente” e “Atos Mortos”,  e produziu  o vídeo e as animações da banda  “Parafuso Silvestre” desde 2017.

Taro Alexander Goldmund Löcherbach (Compositor / Arranjador / Guitarrista/ Vocalista / Letrista / Poeta / Auxiliar de palco) – O estudante de Música da UDESC começou a se envolver com trilha sonora em 2011;  realizou a sonoplastia do espetáculo “Meum Corpus” de George Cordeiro que foi contemplado com o prêmio FUNARTE de Dança Klauss Vianna 2012. Também atua como letrista e poeta — escreveu as letras da músicas da banda “Parafusos Silvestres”. Como vocalista e instrumentista tem experiência de 10 anos.

Juarez Mendonça Junior (Gerente Técnico em Áudio Visual / Baterista / Produtor musical) – Seu gosto musical começou aos oito anos de idade tocando violino, flauta doce e percussão, e integrando orquestras jovens. Aos quinze, comprou sua primeira bateria, desde então estuda o instrumento de forma ampla. Durante seis anos, frequentou a Academia de Música Moderna e aprofundou seus conhecimentos ao piano. Atua no cenário musical há mais de 10 anos, participado de eventos nacionais e internacionais.

Projeto 12:30

Realizado pelo Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Projeto 12:30 apresenta, quinzenalmente, às quartas-feiras, durante o período letivo, atrações culturais gratuitas, como música, dança e teatro, junto à Praça da Cidadania, ao lado do Centro de Cultura e Eventos, na UFSC. Para além de atrações musicais, o Projeto 12:30 pode receber outras linguagens artísticas, como dança e teatro de rua, desde que compatíveis com a infraestrutura disponível. Artistas e grupos interessados em se apresentar no Projeto devem entrar em contato com o DAC pelos telefones (48) 3721-2497, 3721-9447 e 3721-3853 / www.dac.ufsc.br – pelo e-mail:

O quê: apresentação da banda Parafuso Silvestre
Quando: dia 03 de julho de 2019, quarta-feira, às 12h30min.
Onde: Projeto 12:30, em frente ao Centro de Cultura e Eventos, Praça da Cidadania, Campus da UFSC, Trindade, Florianópolis (SC).
Quanto: Gratuito e aberto à comunidade.
Contato: Projeto 12:30: Departamento Artístico Cultural (DAC) / Igrejinha da UFSC, Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis / (48) 3721-2497, 3721-9447 e 3721-3853 / www.dac.ufsc.br / E-mail:

Leon Ferrari / Bolsista Acadêmico de Jornalismo/ DAC/SeCArte/UFSC / com texto e foto da banda