Cinemarx inaugura com exibição do filme ‘Anauê’, 4/7, às 19h30

27/06/2019 23:41

 

O documentário de 2017 de Zeca Pires lança um olhar sobre o fascismo em Santa Catarina

FLORIANÓPOLIS – Mais um espaço dedicado à cultura e ao debate de ideias inicia as atividades na Ilha. O Cinemarx exibirá filmes de ficção e documentários de curta, média e longa metragem, abrangendo discussões da História recente e atual do Brasil e do mundo.

Abrindo a série de atrações audiovisuais, o documentário de longa metragem ‘ANAUÊ’ revê os tempos do Integralismo e Nazismo na região de Blumenau. Com depoimentos de populares, historiadores, filósofos e sociólogos, o filme, ao tratar do passado, visita o momento atual no Brasil e no mundo.

O filme do diretor Zeca Pires inaugura as sessões do Cinemarx no próximo dia 4, e acontecerão uma quinta-feira por mês, sempre às 19h30, na Rua Emir Rosa 589, no SEEB (Sindicato dos Bancários), centro da capital.

Segundo Rosa Martha Oliveira, uma das idealizadoras do projeto, “o Cinemarx é uma proposta para pensar a realidade brutal em que estamos vivendo tendo como base alguns filmes que discorrem sobre o fascismo, promovendo assim uma reflexão continuada sobre o tema”.

A iniciativa faz parte das atividades do Comitê da Luta Contra o Golpe – Florianópolis, uma organização apartidária, segundo seus integrantes.

Na ocasião, o cineasta estará presente para um bate-papo com a plateia;  Zeca Pires é Coordenador do Departamento Artístico Cultural (DAC)/Secretaria de Cultura e Arte da Universidade Federal de Santa Catarina.

Sobre o documentário

“Anauê”, filme documentário de longa metragem, revê os tempos do Integralismo e Nazismo na região de Blumenau, em Santa Catarina. Com depoimentos de populares da região de Blumenau, historiadores, filósofos e sociólogos, o filme, ao tratar da história passada, visita enfaticamente o momento atual no Brasil e no mundo.  São vários depoimentos intercalados com imagens e filmes de arquivo cuja narrativa em primeira pessoa (Édio Nunes faz a voz do diretor) conduz o espectador a este polêmico tema. Fragmentos dos discursos de Getúlio Vargas e de uma entrevista de Nereu Ramos são reproduzidos nas vozes de Gringo Starr e Roberto Lacerda, respectivamente.  O material de arquivo fonográfico em “Anauê!” é riquíssimo com sonoridade da época.

Zeca Pires trabalhou durante anos na pesquisa deste documentário, e o projeto, há alguns anos, passou pela consultoria de Eduardo Coutinho. O cineasta considera que este documentário, sobre o Integralismo e Nazismo na Região de Blumenau, trás à luz uma discussão que não pode e não deve ficar sem provocação e considera pouco o que é encontrado na historiografia oficial.

O filme foi realizado com a verba do prêmio Edital Cinema da Fundação Catarinense de Cultura edição 2013/2014 (prêmio de R$ 120 mil). Zeca e sua equipe viajaram às cidades do Vale do Itajaí e do Itapocu resgatando depoimentos e mapeando acervo fotográfico, fílmico e fonográfico. Portanto, o filme também se caracteriza por esta memória.

O documentário tem, em sua equipe, profissionais experientes como Giba Assis Brasil, que o montou junto com Jonatas Rupert; assessoria de filosofia da Dra. Maria de Lourdes Borges, e também profissionais estreantes, citando o diretor de fotografia Adenor Gouvea Filho e o animador Érico Monteiro, reunião que o cineasta considera de imensa riqueza de diálogo entre gerações.

Zeca Pires comenta que “As gerações atuais querem conhecer a história, e o filme é um pequeno degrau para isso”, e afirma que “Com o filme, quero estimular a discussão sobre a importância do diálogo num momento em que a intolerância cresce em todo o mundo”.

Anauê! teve o seu lançamento nacional na abertura do FAM, em junho 2017 (Florianópolis Audiovisual Mercosul).

Sinopse

O Estado de Santa Catarina foi colonizado em parte pelas etnias germânica e pomerana, que se localizaram na região do Vale do Itajaí. Uma animosidade, às vezes sutil, aconteceu entre os germânicos e os portugueses que colonizaram parte do litoral catarinense. Mas é com a Segunda Grande Guerra Mundial que todas essas diferenças vêm à tona na região, promovidas pela “Nacionalização” que, a partir de então, impõe aos descendentes, sobretudo os de origem alemã, um rigoroso regime de combate às ideias nazistas e integralistas que tendiam a se fortalecer naquele período histórico. O filme ANAUÊ traz à tona, por intermédio de depoimentos de acadêmicos, populares e militares, a discussão do que de fato aconteceu na região de Blumenau antes, durante e no pós-guerra. Porém, ao discutir o passado da região de Blumenau, um assunto ainda mais pulsante se sobrepõe: a ideologia reacionária que se fortalece no momento atual no Brasil e no Mundo.

Serviço:

O quê: Cinemarx inaugura exibindo o filme ‘Anauê’

Quando: dia 04 de julho de 2019, quinta-feira, às 19h30. (O cinema terá sessões uma quinta-feira por mês.)

Onde: Cinemarx – Rua Emir Rosa 589, no SEEB (Sindicato dos Bancários), bairro Centro, Florianópolis (SC)

Quanto: Gratuito.

Contato: Facebook: Comitê de Luta Contra o Golpe Florianópolis

 

Mais:

Anauê! – Trailer oficial: https://www.youtube.com/watch?v=wi53ecfjAXs&t=19s

Entrevista com diretor de Anauê! no FAM 2017:

http://www.famdetodos.com.br/entrevistas/581/anaue-a-historia-contra-o-racismo-e-a-intolerancia


[CW] DAC: SeCArte: UFSC, com informações da Assessoria de Comunicação (Comitê de Luta Contra o Golpe Florianópolis)

 

.