Bloomsday 2019 celebra o escritor James Joyce no Teatro da UFSC

31/05/2019 01:59

.

O Bloomsday 2019 de Florianópolis, que celebra os 80 anos de ‘Finnegans Wake’, apresentará, nos dias 06, 15 e 16 de junho, a peça ‘Minha pequena Irlanda’ e uma série de palestras

Nos dias 06, 15 e 16 de junho será apresentado no Teatro da UFSC (ao lado da Igrejinha) o espetáculo ‘Minha pequena Irlanda’, adaptação teatral do romance ‘Finnegans Wake’, de James Joyce, publicado em 1939, e um dos grandes marcos para a história da literatura. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados na bilheteria do teatro, que abre uma hora antes do início da sessão. Além da apresentação teatral, também integra o Bloomsday de Florianópolis o I Workshop in Progress (Estudos Joycianos no Brasil, liderado por Vitor Amaral), nos dias 6 e 7, que contará com dois convidados especiais: Patrick O’Neill (Queen’s University, Canadá) e Donaldo Schüler (UFRGS, Brasil). A coordenação do workshop em Florianópolis é dos professores Vitor Amaral (UFF) e Dirce Waltrick do Amarante (UFSC).

Minha pequena Irlanda é uma adaptação teatral do capítulo VIII de Finnegans Wake, de James Joyce e das cartas trocadas entre o escritor e sua mulher, Nora Barnacle, assinada por Dirce Waltrick do Amarante, que organiza, com Clélia Mello e Sérgio Medeiros, o Bloomsday da Ilha.

A montagem é um trabalho do grupo teatral Os Ciclopatas, formado pela professora Dirce W. do Amarante, que atua no Curso de Artes Cênicas e na Pós-graduação em Estudos da Tradução da UFSC, por alunos de Artes Cênicas da UFSC e UDESC e alunos da Pós-graduação em Estudos da Tradução .

Sobre a importância e atualidade da obra, a professora Dirce do Amarante comenta: “A obra de Joyce discute questões como exílio, miscigenação cultural, feminismo, globalização. Seu último romance, Finnegans Wake, que completa 80 anos este ano, foi escrito em aproximadamente 65 línguas, dando boas-vindas aos estrangeiros. No momento em que o mundo se fecha, Joyce mostra a importância de vivermos conectados”.

 

Sinopse da peça

No capítulo VIII de Finnegans Wake (1939), último romance do escritor irlandês James Joyce, duas lavadeiras/bruxas discutem a vida íntima do casal protagonista do Wake: HCE e Anna Livia Plurabelle, que seriam respectivamente os “duplos” de James Joyce e de sua mulher Nora Barnacle. O diálogo das lavadeiras incorpora alguns temas das cartas trocadas pelo casal. Nas cartas, Nora é chamada pelo marido de “minha pequena Irlanda”. Ficção e realidade dialogam na apresentação cênica de fragmentos de Finnegans Wake e das cartas que Joyce e Nora trocaram.

Ficha técnica:

Minha pequena Irlanda (Grupo Teatral Os Ciclopatas)

Concepção e adaptação: Dirce Waltrick do Amarante

Tradução de fragmentos do capítulo VIII de Finnegans Wake: Dirce Waltrick do Amarante

Tradução das cartas de James Joyce e Nora Barnacle: Dirce Waltrick do Amarante e Sérgio Medeiros

Direção: Fabrício Bogas Gastaldi

Co-direção e operação de som e imagem: Dayane Ros

Atrizes: Marina Bento Veshagem e Lílian Zoldan

Vozes: Marina Bento Veshagem e André Zacchi

Iluminação: JV

Cenário e figurino: Dirce Waltrick do Amarante e Fabrício Bogas Gastaldi

Local: Teatro da UFSC (ao lado da Igrejinha), Praça Santos Dumont / Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis (SC)

Horário: 06 de junho às 19h30; 15 de junho às 18h e 16 de junho às 17h

Ingressos gratuitos – retirar no teatro uma hora antes do início da sessão

 

I Worshop in Progress 

O grupo de pesquisa Estudos Joycianos no Brasil celebra os 80 anos de Finnegans Wake com mesas redondas, debates e sessões de filme e teatro.

Local: Teatro da UFSC (ao lago da Igrejinha)

Horário: 06 de junho, das 10 às 21 horas e dia 07 de junho, das 15 às 19 horas

Inscrições gratuitas em http://bit.ly/2Vsk3fj

Confira a Programação Completa do Workshop

 

Os eventos contam com o apoio do Consulado-geral da Irlanda em São Paulo (Cônsul-geral: Barry Tumelty), Education in Ireland (Sarah O’Sullivan), Pós-graduação em Estudos da Tradução e Secretaria de Cultura e Arte/Departamento Artístico Cultural (UFSC) e Universidade Federal Fluminense.

 

Sobre o Bloomsday

Em diversas partes do mundo celebra-se o Dia de Bloom, ou Bloomsday, em homenagem ao protagonista do monumental romance “Ulisses” (cujos eventos acontecem em Dublin em 16 de junho de 1904), uma obra que revolucionou a prosa de ficção no século 20 e que, no século 21, continua inquietando, afugentando e também deleitando os leitores de Joyce.

No Brasil, o Bloomsday vem sendo festejado há mais de duas décadas. Em São Paulo, onde o evento já é tradicional, o Dia de Bloom ocorreu pela primeira vez em 1988 e foi organizado pelo poeta Haroldo de Campos e pela professora Munira Mutran, da Universidade de São Paulo. Outras cidades do Brasil passaram a comemorar a data a partir de então, sempre em 16 de junho ou em dias próximos. Em Florianópolis, o primeiro Bloomsday foi festejado em 2002, e desde então é organizado pelos professores da UFSC Dirce Waltrick do Amarante, Sérgio Medeiros e Clélia Mello, que se uniu aos coordenadores em 2011.

Veja mais sobre o Bloomsday em texto de Dirce Waltrick do Amarante.

 

Sobre James Joyce

James Augustine Aloysius Joyce (1882-1941) nasceu em Dublin. Foi um dos principais escritores do século XX. Escreveu contos, poesia, ensaios, texto teatral e romances. Entre os mais conhecidos estão Ulisses (1922), considerado um dos mais importantes romances da literatura ocidental, e Finnegans Wake (1939), um dos mais enigmáticos livros já escritos.

Em 1904, Joyce e sua companheira, a irlandesa de Galway, Nora Barnacle, deixaram a Irlanda. Foram primeiro para Londres e, em seguida, exilaram-se, voluntariamente, na Europa Continental: Itália, França, Suíça.

O escritor deixou a Irlanda, mas nunca a abandonou. Todos os seus livros falam de seu país de origem e de sua cidade natal, a ponto de Joyce ter afirmado certa vez que: “Se algum dia Dublin for destruída, ela poderá ser reconstruída das páginas dos meus livros” (Trad. Dirce Waltrick do Amarante).

Joyce estava consciente de que devia muito à Irlanda e à sua rica história cultural, a qual exerceu enorme influência sobre ele. Ainda assim, foi um crítico feroz de sua terra natal.

Foi um homem obcecado por sua obra, acompanhava diretamente tudo o que saia a respeito dela e também algumas de suas traduções.

Com Nora Barnacle, com que casou oficialmente em 1931, teve dois filhos: Lucia e Giorgio, que lhe deu seu único neto, Stephen Joyce.

Sofreu com problemas de vista ao longo de sua vida adulta. Precisou ser operado inúmeras vezes.

Morreu em Zurique em decorrência de uma úlcera duodenal.

 

SERVIÇO

O QUE: “Bloomsday 2019 – Florianópolis”, celebração de obra do escritor James Joyce, com apresentação do espetáculo teatral “Minha pequena Irlanda” e palestras do “I Worshop in Progress”

QUANDO: Apresentação teatral: dias 06 de junho às 19h30, 15 de junho às 18h e 16 de junho às 17 horas. Workshop: dia 06 de junho, das 10 às 21h, e dia 07 de junho, das 15 às 19 horas. Gratuito.

ONDE: Teatro da UFSC (ao lado da Igrejinha), Praça Santos Dumont / Rua Desembargador Vítor Lima, 117, Trindade, Florianópolis (SC).

QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade. Os ingressos para o espetáculo devem ser retirados na bilheteria do teatro, que abre uma hora antes do início das apresentações.

Duração do Espetáculo: 60 minutos

Classificação Indicativa: 18 anos

CONTATO: (48) 99981-3294 |

Inscrições gratuitas para o Workshop em: http://bit.ly/2Vsk3fj

Confira a Programação Completa do Workshop

 

Veja mais sobre o Teatro da UFSC no link Espaços Culturais do Departamento Artístico Cultural em www.dac.ufsc.br 

Matheus Bonfim/Estagiário de Jornalismo/ DAC/ SeCArte/ UFSC, com textos e fotos da coordenação do evento

 

.