Palestra e Oficina sobre ‘Caligrafia Árabe: Arte Visual e Ponto de Encontro’

30/04/2019 00:49

Fotomontagem de Hasan Félix

Palestra sobre o tema acontece no dia 03/05, às 14h, no Teatro da UFSC.

O Departamento Artístico Cultural (DAC), da Secretaria de Cultura e Arte da UFSC abre inscrições para a Oficina “Caligrafia Árabe: Arte Visual e Ponto de Encontro”, ministrada por Hasan Félix – pesquisador cubano com formação em Ciências Antropológicas. As inscrições podem ser realizadas na Coordenação das Oficinas de Arte (Teatro da UFSC, ao lado da Igrejinha). Nesta sexta-feira, dia 03/05, às 14h, será realizada uma palestra sobre o tema da oficina. A participação na palestra é gratuita; para a oficina há uma taxa única de inscrição. Ambas as atividades são abertas à participação de estudantes, servidores da UFSC e pessoas da comunidade em geral.

Sobre a Palestra

Tema: “Caligrafia Árabe: Arte Visual e Ponto de Encontro”

As influências da caligrafia árabe na arte e na espiritualidade no Oriente Médio.

Dia 03/05/2019, sexta-feira, às 14 h. Local: Teatro da UFSC (ao lado da Igrejinha).

Haverá projeção de imagens.

Gratuito e aberto à comunidade.

Sobre a Oficina

A Oficina “Caligrafia Árabe: Arte Visual e Ponto de Encontro” têm como objetivo o desenvolvimento do conhecimento sensível por meio da percepção e da sensibilização estética, e do desenvolvimento da linguagem artística com uma visão diferente, espiritual e analítica enriquecida. A oficina será realizada de maneira prática e teórica e abordará temas como a origem da escrita e a sua evolução através dos tempos, com explicações breves ao simbolismo dos mesmos. Os participantes vivenciarão a arte como expressões mesmas da existência e respostas às interrogantes imediatas. Assim, desenvolverão a sua capacidade criativa e de interpretação mística e a compreensão da linguagem escrita como expressão cotidiana da arte visual. Segundo o ministrante, nesta oficina será apresentada a caligrafia árabe como um elemento importante, mas esquecido da formação nacional. Um elemento importante do legado africano como símbolo de resistência na luta para alcançar os direitos civis. Os estudantes aprenderão elementos fundamentais da escrita e leitura da língua árabe.

Oficina: “Caligrafia Árabe: Arte Visual e Ponto de Encontro”.

Ministrante: Hasan Félix.

Período de realização da oficina: 09/05 a 18/07/2019.

Horários: Quintas-feiras, das 14h às 17h.

Carga Horária: 30 horas.

Taxa de Inscrição: R$ 150,00.

Número de participantes: 12 participantes por turma – mínimo 8.

Requisitos: Somente candidatos com idade igual ou superior a 16 anos.

Obs.: Não há mensalidade. O pagamento da Taxa de Inscrição, no valor de R$150,00, deve ser efetuado na Rede Bancária através do Boleto Bancário (emitido no ato da inscrição), até a data do vencimento, e a confirmação do pagamento da inscrição deve ser apresentada à Coordenação do Projeto Cursos e Oficinas Livres de Arte – DAC até o início das aulas, para efetivar a inscrição.

Hasan Félix

Sobre o Ministrante da Oficina e da Palestra

Hasan Félix é pesquisador cubano com formação em Ciências Antropológicas na Universidade “Yamaátul Mustafa”, em Qom, Irã. Suas pesquisas abordam a temática religiosa, entre as artes e a antropologia. A partir de sua experiência no Oriente Médio, enriqueceu o seu trabalho com o misticismo adquirido no Irã. O interesse pela área surgiu da procura por sua ancestralidade e do interesse de compreender esse legado. Pesquisa sobre esses temas desde a adolescência e, com relação ao legado islâmico, há cerca de 20 anos. Escreveu trabalhos para vários editores e dois livros em português, um publicado em 2017: “Vitimas de um apartheid ou ativistas silenciosos do sionismo”, e o outro em preparação para publicar proximamente: “As Dez e uma Noite” (pequena coleção de tradições orais africanas). Além de desenvolver pesquisas, produz trabalhos artísticos como esculturas, pinturas e design. Algumas de suas obras artísticas foram apresentadas na exposição “Arte em Mármore – A beleza do mármore ao seu alcance”, no Museu da Escola Catarinense, em agosto de 2017.

Para Hasan, “O mundo da arte é concreto e vivo, podendo ser observado, compreendido e apreciado. Através da experiência artística o ser humano desenvolve sua imaginação e criação aprendendo a conviver com seus semelhantes, respeitando as diferenças e sabendo modificar sua realidade. A arte dá e encontra forma e significado como instrumento de vida na busca do entendimento de quem somos, onde estamos e o que fazemos no mundo”.

Hasan Félix (45) nasceu em Cuba, morou no Irã e desde 2014 mora no Brasil; é casado com uma brasileira.

SERVIÇO

O QUÊ: Palestra no dia 03/5 e Inscrições para a Oficina “Caligrafia Árabe: Arte Visual e Ponto de Encontro”, do Departamento Artístico Cultural (DAC)/SeCArte da UFSC para o primeiro semestre de 2019. Aberto à comunidade.

QUANDO: As inscrições para a oficina poderão ser feitas no dia 03/5, logo após a palestra, e de 6 a 9 de maio, de segunda a quinta-feira, das 10 às 17 horas.

ONDE: Inscrição presencial: Coordenação das Oficinas de Arte: Departamento Artístico Cultural (DAC), Teatro da UFSC (ao lado da Igrejinha), Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis-SC.

QUANTO: Oficina: Taxa de inscrição única de R$ 150,00, sem mensalidade. (Palestra: Gratuito, sem inscrição prévia.)

CONTATO: Departamento Artístico Cultural (DAC): telefones (48) 3721–2498, 3721-9447 ou 3721-6493 e E-mail: www.dac.ufsc.br

Matheus Bonfim/Estagiário de Jornalismo/DAC/SeCArte/UFSC, com texto do ministrante.