Banda Calafate se apresenta pela quinta vez no Projeto 12:30 nesta quarta-feira, 27/03

25/03/2019 02:08

A banda Calafate se apresenta novamente no palco do Projeto 12:30. O repertório será composto por músicas autorais e de grandes nomes da música – como Bob Marley, Steve Wonder e Jimi Hendrix. A apresentação é gratuita e aberta à comunidade, e acontece ao lado do Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, às 12h30min.

A Banda

De sessões de improvisação aos palcos. Tudo começou em 2015 quando os músicos Matheus e Luigi passaram a morar juntos na Rua do Calafate, no bairro Pantanal. A convivência entre os grupos de amizade dos dois em festas na residência levaram a Jam Sessions – encontros de improviso. E assim a banda começava a ser formada.

Ao longo de apresentações em eventos como um happy hour do curso de Biologia da UFSC e a festa Tribos, o grupo ganhou novos componentes e teve sua composição alterada. A identidade musical dos Calafates mistura influências do blues, funk, reggae, jazz, samba, rock, maracatu e capoeira.

Em julho de 2016, os músicos realizaram uma turnê pela Argentina. Atualmente, a banda busca desenvolver seu primeiro CD, apenas com músicas autorais. Algumas músicas por eles compostas são “Biblioteca do Universo” e “Trombeta dos Anjos”.

Os integrantes

André Poletto (guitarrista)

“Cresci sobre a influência de muito rock’n’roll”. André teve, inicialmente, contato com bandas como Led Zeppelin e Pink Floyd. Ao começar a conviver com os Calafates, desenvolveu uma admiração pelo Reggae, Blues e ritmos africanos. Dentre os artistas brasileiros, gosta de Tim Maia, Adoniram Barbosa e Zé Ramalho, por exemplo.

Christiano Poletto (vocalista e tecladista)

Suas influências vão do Rock, Jazz, até os ritmos latino-americanos, como maracatu e cumbia. Dentre os artistas e bandas em quem se inspira, estão Cat Power, Sly, Tim Maia, Led Zeppelin e a Orquestra Sasasa. Ele busca integrar as características de cada ritmo de forma que eles possam transformar sua maneira de pensar, viver e tocar.

Cristhian Limbacher (baterista)

O interesse pela bateria começou através do Punk Rock. Mas logo Cristhian entrou em contato com o Reggae, inicialmente com bandas nacionais – como Ponto de Equilíbrio e Mato Seco –, depois passou para as internacionais – como The Congos, Midnite e Bob Marley. A convivência com os Calafates o fez desenvolver um gosto pela Funk Music, Tim Maia, Blues, Jimmy Hendrix, entre outros.

Jorge (saxofonista)

Teve influência musical do Reggae, através de canções de Bob Marley, The Congos, assim como do Jazz e do Blues. Ao entrar em contato com a Banda Calafate, desenvolveu um gosto pelo Funk Soul e aprofundou-se mais no Jazz.

Luigi (baixista)

Sua maneira de tocar veio de influências nacionais – como Mutantes, Expresso Rural, Seu Jorge, Tim Maia –, e internacionais – como The Beatles, Bob Marley, Funkadelic e Bob Marley. Luigi também absorveu muito de músicas folclóricas da região serrana.

Matheus (guitarrista, vocalista e compositor)

“Biodiversidade, há muita miscelânea, muita mistura, fui me tornando cada vez mais eclético.” Matheus, em sua infância e adolescência, escutou muito Rock nacional e internacional. As letras de Raul Seixas, John Lennon, Bob Marley e de Rappers brasileiros sempre o interessaram. Também é apaixonado pelos ritmos africanos, principalmente os que fundem instrumentos tribais aos metálicos. Dessa junção de diversos ritmos e influências, ele ajuda a promover a cena autoral da Banda Calafate.

Projeto 12:30

Realizado pelo Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Projeto 12:30 apresenta, quinzenalmente, às quartas-feiras, durante o período letivo, atrações culturais gratuitas, como música, dança e teatro, junto à Praça da Cidadania, ao lado do Centro de Cultura e Eventos, na UFSC. Para além de atrações musicais, o Projeto 12:30 pode receber outras linguagens artísticas, como dança e teatro de rua, desde que compatíveis com a infraestrutura disponível. Artistas e grupos interessados em se apresentar no Projeto devem entrar em contato com o DAC pelos telefones (48) 3721-2497, 3721-9447 e 3721-3853 / www.dac.ufsc.br – pelo e-mail:

O QUÊ: apresentação da banda Calafate

QUANDO: dia 27 de março de 2019, quarta-feira, às 12h30min.

ONDE: Projeto 12:30, ao Lado do Centro de Cultura e Eventos, Praça da Cidadania, Campus da UFSC, Trindade, Florianópolis (SC).

QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade.

CONTATO: Projeto 12:30: Departamento Artístico Cultural (DAC) / Igrejinha da UFSC, Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis (SC) / (48) 3721-2497, 3721-9447 e 3721-3853 / www.dac.ufsc.br / E-mail:

Leon Ferrari / Bolsista Acadêmico de Jornalismo/ DAC/SeCArte/UFSC / com texto e foto da banda