Ainda há vagas para as Oficinas de Teatro para Adolescentes, Violão, e Técnica Vocal para Atores

25/03/2019 02:24

Oficina de Teatro para Adolescentes. Foto: Nilson Só.

O Departamento Artístico Cultural (DAC), da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte/UFSC), oferece neste primeiro semestre de 2019 diversas oficinas de Arte, que são abertas a participação de estudantes, servidores da UFSC e pessoas da comunidade em geral. Dentre as 13 oficinas oferecidas, três ainda possuem vagas.

São elas:

• Oficina de Teatro para Adolescentes:

Para jovens da comunidade, na faixa etária de 13 a 20 anos. Na Oficina de Teatro para Adolescentes, as aulas são focadas principalmente em jogos teatrais e jogos de integração grupal para desinibir os alunos e, assim, trabalhar em conjunto a consciência corporal e espacial cênica. Para que o trabalho tenha um bom resultado é preciso que os alunos se sintam à vontade para se expressarem e, assim, as experimentações poderem ser exploradas a partir da realidade e especificidades de cada participante.

• Oficina de Violão:

A oficina de violão é focada no reconhecimento de técnicas violinística como postura corporal; mecânica do movimento: aquecimento e relaxamento, tensão e distensão, ação muscular; unhas: usos e cuidados; exercício de aquecimento, relaxamento e coordenação motora básica; mecanismos elementares de mão direita e mão esquerda: combinações de dedilhados para a mão direita, tipos de ataque, postura, sonoridades e exercícios práticos; movimentos de mão esquerda: horizontal, vertical, transversal, exercícios práticos.

• Oficina de Técnica Vocal para Atores:

O processo prático/investigatório desenvolvido durante este período propõe uma pesquisa corporal e teórica sobre o funcionamento vocal na cena teatral. A oficina oferece a compreensão e a percepção do funcionamento dos sistemas articulatório, fonatório e respiratório; do apoio diafragmático; da laringe; dos ressonadores; da extensão vocal e da afinação, com extensões do corpo expressivo do ator criador, no uso da voz na fala e no canto. Propõe também improvisações, composições e arranjos vocais voltados para a música de cena.

Para informações sobre dias e horários, ementa/resumo, currículo dos ministrantes e procedimentos para as inscrições nas oficinas de arte, confira, no site www.dac.ufsc.br, o link http://dac.ufsc.br/cursos-e-oficinas-de-arte/

As oficinas são ministradas por instrutores/artistas da comunidade com experiência teórica e prática, tanto desenvolvida em atividades profissionais, ateliês ou oficinas, quanto na academia, como em cursos de graduação, mestrado ou doutorado.

As inscrições serão realizadas de maneira presencial e por ordem de chegada, de segunda a sexta-feira, até o dia 29* de março, na Coordenação de Cursos e Oficinas de Arte (sede do DAC, localizada no Teatro da UFSC, ao lado da Igrejinha, na Praça Santos Dumont, Trindade, em Florianópolis). ((*) Para a oficina de Técnica Vocal para Atores, as inscrições podem ser feitas até o dia 3 de abril.)

Não haverá mensalidade, a inscrição fica condicionada ao pagamento da taxa única de inscrição, cujo valor varia de acordo com a oficina escolhida. É possível matricular-se em mais de uma oficina, desde que não haja choque de horário.

As oficinas acontecerão somente se for atingido o número mínimo de alunos.

SERVIÇO

O quê: Ainda há vagas para inscrição nos Cursos e Oficinas de Arte do Departamento Artístico Cultural (DAC/SeCArte) da UFSC para o primeiro semestre de 2019. Aberto à comunidade.

Quando: de segunda a sexta-feira, até dia 29 de março de 2019. (Para a oficina de Técnica Vocal para Atores, as inscrições podem ser feitas até o dia 3 de abril.)

Onde: Inscrição Presencial: Coordenação das Oficinas de Arte: Departamento Artístico Cultural (DAC), Teatro da UFSC (ao lado da Igrejinha), Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis(SC).

Quanto: Taxa de inscrição única, conforme a oficina. Sem mensalidade.

Veja informações completas sobre os cursos e oficinas de Arte deste semestre no link http://dac.ufsc.br/cursos-e-oficinas-de-arte/

Contato DAC:

www.dac.ufsc.br

(48)3721-2498 / 3721-9447 / 3721-6493

[CW] DAC/ SeCArte/ UFSC, com informações da Coordenação das Oficinas.