Chamada Pública para Seleção de Instrutores de Teatro para Cursos, Oficinas e Workshops – DAC, 2019
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Chamada Pública para Seleção de Instrutores para Cursos, Oficinas e Workshops de Teatro – DAC/SeCArte/UFSC, ano 2019
Projeto Cursos e Oficinas Livres de Arte do DAC
O Departamento Artístico Cultural (DAC), da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) abre Chamada Pública para Seleção de Instrutores para ministrarem Cursos, Oficinas e Workshops de Arte para o Projeto Cursos e Oficinas Livres de Arte do DAC, para o ano de 2019, na modalidade de prestação de serviço por tempo determinado, sem vinculo empregatício, para a área de Teatro.
Os interessados devem apresentar:
- Ficha de Identificação do Proponente e Ficha Proposta para Cursos e Oficinas ou Workshops de Arte, preenchidas;
- Currículo Lattes (preferencialmente) ou Curriculum Vitae (comprovado);
- Fotocópia da Carteira de Identidade e do CPF,
A proposta para Cursos e Oficinas de Arte deve conter:
- Título
- Apresentação
- Ementa
- Objetivos Gerais e Específicos;
- Conteúdo Programático;
- Metodologia;
- Cronograma (horário);
- Relação mínima de materiais, equipamentos etc., necessários para realização dos Cursos, Oficinas e Workshops, compatíveis com a infraestrutura e o horário disponível nos espaços físicos do DAC;
A proposta deverá ser enviada, com a documentação solicitada, para o e-mail , das 08 horas do dia 08 de fevereiro de 2019 até às 18 horas do dia 15 de fevereiro de 2019 (será considerado o horário de envio do e-mail).
As propostas apresentadas deverão permitir ajustes conforme a necessidade do Projeto e abordar o máximo das Diretrizes Metodológicas do Projeto Cursos e Oficinas Livres de Arte do DAC, listadas mais abaixo.
Propostas apresentadas fora do solicitado e do horário estabelecido serão desconsideradas.
O Departamento Artístico Cultural reserva-se o direito de solicitar a comprovação do Currículo Lattes a qualquer tempo.
Para os Cursos e Oficinas Livres de Teatro a carga horária é de 30 horas; Todas as oficinas poderão ser ministradas, no mínimo, em 10 dias e, no máximo, em 15 dias de atividades no decorrer de cada semestre em que forem oferecidas.
Os Cursos e Oficinas Livres de Arte são ofertados semestralmente, conforme a demanda da comunidade interna e externa da UFSC.
Os Cursos e Oficinas Livres de Arte poderão ser ofertados em mais de uma turma por semestre.
As Propostas para os Cursos e Oficinas Livres de Arte deverão abordar, sempre que possível, o máximo das Diretrizes Metodológicas do Projeto Cursos e Oficinas Livres de Arte do DAC, podendo ser readequadas para o desenvolvimento da proposta apresentada. Propostas que contemplem somente uma ou duas das Diretrizes Metodológicas do Projeto poderão ser apresentadas na forma de Workshop.
As propostas para os Workshops devem prever a carga horária de, no mínimo, 04 horas e de, no máximo, 20 horas/atividade e devem estar relacionadas com as áreas de Teatro.
A Seleção constará de 03 etapas eliminatórias:
1- Análise de Currículo;
2- Avaliação da Proposta;
3- Entrevista.
Todas as etapas acima deverão ser realizadas por profissionais do Departamento Artístico Cultural da UFSC, que atuam como coordenadores do Projeto Cursos e Oficinas Livres de Arte do DAC, e por profissionais das áreas específicas – lotados no DAC, ou convidados de outros setores da UFSC, ou externos à instituição.
As propostas para os Workshops serão analisadas por profissionais do Departamento Artístico Cultural da UFSC, que atuam como coordenadores do Projeto Cursos e Oficinas Livres de Arte do DAC, e por profissionais das áreas específicas, lotados no DAC.
Os critérios para a Análise do Currículo e Avaliação da Proposta, e para a Entrevista são:
- Formação acadêmica em Nível Médio, equivalente ou superior, na área da oficina (preferencialmente) em que pretende atuar como instrutor;
- Curso de formação e/ou capacitação (em Nível Médio, profissionalizante ou superior) na área da oficina que pretende atuar como instrutor;
- Atuação, com ênfase como instrutor/ministrante, na área artística da oficina pretendida, por período de um ano ou mais;
- Proposta em acordo com as Diretrizes Metodológicas do Projeto Cursos e Oficinas Livres de Arte do DAC;
- As questões da entrevista terão como base a relação entre os cursos de formação e a atuação profissional constante do currículo, e a relação entre os cursos de formação e o plano de ensino apresentado.
Somente participarão de Entrevista os candidatos que tiverem a Proposta e o Currículo aprovados pela comissão estabelecida pelo Departamento Artístico Cultural. As entrevistas serão agendadas, pela comissão, para o período de 25 a 27 de fevereiro de 2019. Os selecionados para entrevista serão comunicados via e-mail no dia 21 de fevereiro de 2019.
Os valores a serem pagos aos instrutores, ao final da atividade, será em conformidade ao número de alunos inscritos e que frequentem o Curso ou Oficina proposta, no valor de R$ 120, 00 (cento e vinte reais) por aluno que tenha efetivado a inscrição através do boleto de pagamento do ato da matricula.
Cronograma:
08/02/2019 a 15/02/2019 | Envio de Proposta e Curriculum Vitae ou Lattes |
18/02/2019 a 20/02/2019 | Seleção de Proposta e Currículo |
21/02/2019 | Comunicado para Entrevistas |
25/02/2019 a 27/02/2019 | Entrevistas |
28/02/2019 | Divulgação dos Resultados |
Acesse as fichas em versão .doc nos links abaixo:
Ficha de Identificação do Proponente
Ficha de Proposta para Cursos e Oficinas Livres de Arte do DAC (com instruções para o preenchimento)
Diretrizes Metodológicas do Projeto Cursos e Oficinas Livres de Arte do DAC:
Improvisação Teatral:
A Oficina pretende preparar o aluno para iniciação ao Teatro e criação e interpretação em peças e espetáculos:
Conteúdos:
Técnicas básicas de improvisação teatral e jogos dramáticos nas áreas de corpo, voz, improvisação, integração de grupo;
Foco no desenvolvimento da prontidão, atenção, espírito lúdico e disponibilidade para o jogo teatral;
Criação das condições necessárias para o trabalho grupal;
Apresentar uma breve visão sobre o Teatro, com o intuito de introduzir o participante ao universo teatral;
Montagem de peças e apresentação de peças.
Mimo Corporal:
A Oficina pretende preparar o aluno para iniciação ao Teatro e criação e interpretação em peças e espetáculos de mímica, através de dinâmicas de grupo (Interação, equipe, rítmico, criatividade, confiança, etc.);
Conteúdos:
Técnicas de Mímica (Mímica de estilo, ilusionista, interativa e mímica solo); Instrumentalização dos alunos para executarem os movimentos iniciais; Montagem de peças de Mímica e apresentação de peças.
Corpo no Teatro:
Através do trabalho corporal do ator, capacitá-lo para expressar e repetir com intenção o personagem ou movimento concebido, conectado com as sensações e ideias manifestadas para a criação cênica.
Conteúdos:
Percepção corporal;
Observação, atenção e concentração;
Fundamentação do movimento;
Intenção;
Expressividade das partes do corpo;
Corporificação das emoções.
Oficina de Máscara Neutra:
A Oficina de Máscara Neutra tem o objetivo de proporcionar ao ator as possibilidades que a neutralidade traz para a construção da cena e para a formação do próprio ator, baseando-se nas pesquisas desenvolvidas por Jacques Copeau e Jacques Lecoq a respeito do tema, principalmente na identificação da neutralidade como potencializadora da capacidade criativa do ator.
Conteúdos:
Teoria do papel da Máscara no Teatro
Técnicas de Confecção:
Tipos: Máscara Neutra
Máscara Expressiva
Moldes
Papietagem
Usos
Máscara Neutra
Treinamento corporal do Gesto Neutro
Corpo Expressivo em Movimento Acelerado
Máscara Expressiva
Palhaçaria:
Trabalhar técnicas de Palhaçaria, expressão corporal, o emocional, o jogo de cena, a comicidade individual, a interação cênica.
Conteúdos:
Jogos lúdicos e expositivos – a descoberta do prazer de jogar, de brincar e de se estar em cena;
Consciência corporal;
Possibilidades cômicas;
Coisificação do corpo;
Comunicação direta entre o ator/palhaço e o público;
Corporificação de emoções;
Ação e reação;
Improvisações;
Contracenação.
História do Teatro:
A disciplina abrange a História do Teatro Universal com o recurso de audiovisual e vivências que tratem o tema do nascimento do Teatro e gêneros teatrais.
Aspectos do Teatro Oriental e de Animação;
Dramaturgia Universal através da Leitura Dramática encenada de Cenas e Textos Completos dos diversos gêneros teatrais nascidos no transcorrer da História;
As Leituras Dramáticas
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Mais informações e esclarecimentos:
Pelo telefone (48) 3721–2498 e pelo E-mail:
Coordenação dos Cursos e Oficinas Livres de Arte do DAC
Departamento Artístico Cultural da UFSC
Secretaria de Cultura e Arte
Universidade Federal de Santa Catarina
www.dac.ufsc.br
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