Chamada Pública para Seleção de Instrutores de Teatro para Cursos, Oficinas e Workshops – DAC, 2019

05/02/2019 19:07

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Chamada Pública para Seleção de Instrutores para Cursos, Oficinas e Workshops de Teatro  – DAC/SeCArte/UFSC, ano  2019

Projeto Cursos e Oficinas Livres de Arte do DAC

O Departamento Artístico Cultural (DAC), da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) abre Chamada Pública para Seleção de Instrutores para ministrarem Cursos, Oficinas e Workshops de Arte para o Projeto Cursos e Oficinas Livres de Arte do DAC, para o ano de 2019, na modalidade de prestação de serviço por tempo determinado, sem vinculo empregatício,  para a área de Teatro.

Os interessados devem apresentar:

  1. Ficha de Identificação do Proponente e Ficha Proposta para Cursos e Oficinas ou Workshops de Arte, preenchidas;
  2. Currículo Lattes (preferencialmente) ou Curriculum Vitae (comprovado);
  3. Fotocópia da Carteira de Identidade e do CPF,

A proposta para Cursos e Oficinas de Arte deve conter:

  1. Título
  2. Apresentação
  3. Ementa
  4. Objetivos Gerais e Específicos;
  5. Conteúdo Programático;
  6. Metodologia;
  7. Cronograma (horário);
  8. Relação mínima de materiais, equipamentos etc., necessários para realização dos Cursos, Oficinas e Workshops, compatíveis com a infraestrutura e o horário disponível nos espaços físicos do DAC;

A proposta deverá ser enviada, com a documentação solicitada, para o e-mail  , das 08 horas do dia 08 de fevereiro de 2019 até às 18 horas do dia 15 de fevereiro de 2019 (será considerado o horário de envio do e-mail).

As propostas apresentadas deverão permitir ajustes conforme a necessidade do Projeto e abordar o máximo das Diretrizes Metodológicas do Projeto Cursos e Oficinas Livres de Arte do DAC, listadas mais abaixo.

Propostas apresentadas fora do solicitado e do horário estabelecido serão desconsideradas.

O Departamento Artístico Cultural reserva-se o direito de solicitar a comprovação do Currículo Lattes a qualquer tempo.

Para os Cursos e Oficinas Livres de Teatro a carga horária é de 30 horas; Todas as oficinas poderão ser ministradas, no mínimo, em 10 dias e, no máximo, em 15 dias de atividades no decorrer de cada semestre em que forem oferecidas.

Os Cursos e Oficinas Livres de Arte são ofertados semestralmente, conforme a demanda da comunidade interna e externa da UFSC.

Os Cursos e Oficinas Livres de Arte poderão ser ofertados em mais de uma turma por semestre.

As Propostas para os Cursos e Oficinas Livres de Arte deverão abordar, sempre que possível, o máximo das Diretrizes Metodológicas do Projeto Cursos e Oficinas Livres de Arte do DAC, podendo ser readequadas para o desenvolvimento da proposta apresentada. Propostas que contemplem somente uma ou duas das Diretrizes Metodológicas do Projeto poderão ser apresentadas na forma de Workshop.

As propostas para os Workshops devem prever a carga horária de, no mínimo, 04 horas e de, no máximo, 20 horas/atividade e devem estar relacionadas com as áreas de Teatro.

A Seleção constará de 03 etapas eliminatórias:

1- Análise de Currículo;

2- Avaliação da Proposta;

3- Entrevista.

Todas as etapas acima deverão ser realizadas por profissionais do Departamento Artístico Cultural da UFSC, que atuam como coordenadores do Projeto Cursos e Oficinas Livres de Arte do DAC, e por profissionais das áreas específicas – lotados no DAC, ou convidados de outros setores da UFSC, ou externos à instituição.

As propostas para os Workshops serão analisadas por profissionais do Departamento Artístico Cultural da UFSC, que atuam como coordenadores do Projeto Cursos e Oficinas Livres de Arte do DAC, e por profissionais das áreas específicas, lotados no DAC.

Os critérios para a Análise do Currículo e Avaliação da Proposta, e para a Entrevista são:

  1. Formação acadêmica em Nível Médio, equivalente ou superior, na área da oficina (preferencialmente) em que pretende atuar como instrutor;
  2. Curso de formação e/ou capacitação (em Nível Médio, profissionalizante ou superior) na área da oficina que pretende atuar como instrutor;
  3. Atuação, com ênfase como instrutor/ministrante, na área artística da oficina pretendida, por período de um ano ou mais;
  4. Proposta em acordo com as Diretrizes Metodológicas do Projeto Cursos e Oficinas Livres de Arte do DAC;
  5. As questões da entrevista terão como base a relação entre os cursos de formação e a atuação profissional constante do currículo, e a relação entre os cursos de formação e o plano de ensino apresentado.

Somente participarão de Entrevista os candidatos que tiverem a Proposta e o Currículo aprovados pela comissão estabelecida pelo Departamento Artístico Cultural. As entrevistas serão agendadas, pela comissão, para o período de 25 a 27 de fevereiro de 2019. Os selecionados para entrevista serão comunicados via e-mail no dia 21 de fevereiro de 2019.

Os valores a serem pagos aos instrutores, ao final da atividade, será em conformidade ao número de alunos inscritos e que frequentem o Curso ou Oficina proposta, no valor de R$ 120, 00 (cento e vinte reais) por aluno que tenha efetivado a inscrição através do boleto de pagamento do ato da matricula.

Cronograma:

 

08/02/2019 a 15/02/2019 Envio de Proposta e Curriculum Vitae ou Lattes
18/02/2019 a 20/02/2019 Seleção de Proposta e Currículo
21/02/2019 Comunicado para Entrevistas
25/02/2019 a 27/02/2019 Entrevistas
28/02/2019 Divulgação dos Resultados

 

Acesse as fichas em versão .doc nos links abaixo:

Ficha de Identificação do Proponente

Ficha de Proposta para Cursos e Oficinas Livres de Arte do DAC (com instruções para o preenchimento)

 

Diretrizes Metodológicas do Projeto Cursos e Oficinas Livres de Arte do DAC:

 

Improvisação Teatral:

A Oficina pretende preparar o aluno para iniciação ao Teatro e criação e interpretação em peças e espetáculos:

Conteúdos:

Técnicas básicas de improvisação teatral e jogos dramáticos nas áreas de corpo, voz, improvisação, integração de grupo;

Foco no desenvolvimento da prontidão, atenção, espírito lúdico e disponibilidade para o jogo teatral;

Criação das condições necessárias para o trabalho grupal;

Apresentar uma breve visão sobre o Teatro, com o intuito de introduzir o participante ao universo teatral;

Montagem de peças e apresentação de peças.

 

Mimo Corporal:

A Oficina pretende preparar o aluno para iniciação ao Teatro e criação e interpretação em peças e espetáculos de mímica, através de dinâmicas de grupo (Interação, equipe, rítmico, criatividade, confiança, etc.);

Conteúdos:

Técnicas de Mímica (Mímica de estilo, ilusionista, interativa e mímica solo); Instrumentalização dos alunos para executarem os movimentos iniciais; Montagem de peças de Mímica e apresentação de peças.

 

Corpo no Teatro:

Através do trabalho corporal do ator, capacitá-lo para expressar e repetir com intenção o personagem ou movimento concebido, conectado com as sensações e ideias manifestadas para a criação cênica.

Conteúdos:

Percepção corporal;

Observação, atenção e concentração;

Fundamentação do movimento;

Intenção;

Expressividade das partes do corpo;

Corporificação das emoções.

 

Oficina de Máscara Neutra:

A Oficina de Máscara Neutra tem o objetivo de proporcionar ao ator as possibilidades que a neutralidade traz para a construção da cena e para a formação do próprio ator, baseando-se nas pesquisas desenvolvidas por Jacques Copeau e Jacques Lecoq a respeito do tema, principalmente na identificação da neutralidade como potencializadora da capacidade criativa do ator.

Conteúdos:

Teoria  do papel da Máscara no Teatro

Técnicas de Confecção:

Tipos: Máscara Neutra

Máscara Expressiva

Moldes

Papietagem

Usos

Máscara Neutra

Treinamento corporal do Gesto Neutro

Corpo Expressivo em Movimento Acelerado

Máscara Expressiva

 

Palhaçaria:

Trabalhar técnicas de Palhaçaria, expressão corporal, o emocional, o jogo de cena, a comicidade individual, a interação cênica.

Conteúdos:

Jogos lúdicos e expositivos – a descoberta do prazer de jogar, de brincar e de se estar em cena;

Consciência corporal;

Possibilidades cômicas;

Coisificação do corpo;

Comunicação direta entre o ator/palhaço e o público;

Corporificação de emoções;

Ação e reação;

Improvisações;

Contracenação.

 

História do Teatro:

 A disciplina abrange a História do Teatro Universal com o recurso de audiovisual e vivências que tratem o tema do nascimento do Teatro e gêneros teatrais.

 Aspectos do Teatro Oriental e de Animação;

Dramaturgia Universal através da Leitura Dramática encenada de Cenas e Textos Completos dos diversos gêneros teatrais nascidos no transcorrer da História;

As Leituras Dramáticas

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Mais informações e esclarecimentos:

Pelo telefone (48) 3721–2498 e pelo E-mail:

 

Coordenação dos Cursos e Oficinas Livres de Arte do DAC

Departamento Artístico Cultural da UFSC

Secretaria de Cultura e Arte

Universidade Federal de Santa Catarina

www.dac.ufsc.br

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