03/12/2018 23:32

Instituto Federal de Santa Catarina apresenta Mostra FINTA, de Teatro de Animação, no Teatro da UFSC, nesta quarta, dia 5, às 19h

A Mostra FINTA – Formação Inicial em Teatro de Animação será apresentada no Teatro da UFSC (ao lado da Igrejinha), nesta quarta-feira, dia 5 de dezembro, às 19 horas. Nela serão apresentados experimentos cênicos de conclusão dos cursos de Formação Inicial em Teatro de Animação nas áreas de Teatro Lambe-lambe e Teatro de Máscaras, de alunos do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). A entrada é gratuita e aberta à comunidade.

Mostra Finta 2018

A Mostra Finta será dividida em dois momentos:

19h – 20h: Apresentação do Teatro Lambe-lambe – É uma forma de Teatro de Animação onde a cena é miniaturizada, acontecendo dentro de uma caixa e apresentada a uma só pessoa por vez com a duração de poucos minutos. O nome “Teatro Lambe-lambe” faz referência às antigas máquinas fotográficas chamadas popularmente de “foto Lambe-lambe”. É um modo de fazer Teatro de Animação que se destaca pelo tamanho reduzido e pode utilizar bonecos, objetos ou sombras. Serão disponibilizadas 12 caixas Lambe-lambe.

20h – 20h30: Apresentação do Teatro de Máscaras – As máscaras são objetos que cobrem o rosto e/ou partes do corpo de quem atua com elas, tornando o corpo do ator/atriz parte da figura que a máscara representa. No Teatro ocidental, as máscaras são utilizadas desde a Grécia Antiga, e há diversos tipos, confeccionados com materiais como couro, papel, madeira e barro.

Formação Inicial em Teatro de Animação – FINTA

Criado em 2017, o curso de Formação Inicial de Teatro de Animação – FINTA oferece dois cursos de 160 horas com aulas predominantemente práticas para a comunidade com o objetivo de proporcionar uma formação inicial de Teatro de Animação difundindo os conhecimentos dessa linguagem, capacitando à atuação na área artística e incentivando a formação de grupos e de público no teatro. Em 2017, foram oferecidas as modalidades de Teatro de Sombra e Teatro de Bonecos. No segundo ano de realização do projeto estão sendo ofertadas as modalidades de Teatro de Máscaras e Teatro Lambe-lambe.

Professores: Gizely Cesconetto, Maysa Carvalho e Tania Meyer

SERVIÇO

O QUÊ: Mostra FINTA – Formação Inicial em Teatro de Animação, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

QUANDO: Dia 5 de dezembro de 2018, quarta-feira, às 19 horas

ONDE: Teatro da UFSC (ao lado da Igrejinha), Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis (SC).

QUANTO: Entrada gratuita

DURAÇÃO: 2h

CONTATO:

Mostra FINTA: (48) 3211-6081 ou 3211-6157

Teatro da UFSC: Departamento Artístico Cultural (DAC): (48) 3721-3853, 3721-9447,3721-6493 – www.dac.ufsc.br

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: Livre

Matheus Bonfim / Estagiário de Jornalismo / DAC/SeCArte/UFSC