Estreia na TV UFSC documentário “Anauê! O Integralismo e o Nazismo na Região de Blumenau”, no dia 11/11

07/11/2018 23:14

A TV UFSC estreia neste fim de semana o documentário “Anauê! O Integralismo e o Nazismo na Região de Blumenau”, a mais recente produção do cineasta catarinenseZeca Nunes Pires, atual Coordenador do Departamento Artístico Cultural da UFSC. A obra vai ao ar no domingo, 11/11, às 18h30.

Para assistir ao documentário, basta sintonizar a TV UFSC pelo canal 63.1 na TV digital aberta e pelo canal 15 da NET.

Sinopse 

O estado de Santa Catarina foi colonizado em parte pelas etnias germânica e pomerana, que se localizaram na região do Vale do Itajaí. Uma animosidade, às vezes sutil, aconteceu entre os germânicos e os portugueses que colonizaram parte do litoral catarinense. Mas é com a Segunda Grande Guerra Mundial que todas essas diferenças vêm à tona na região, promovidas pela “Nacionalização” que, a partir de então, impõe aos descendentes, sobretudo os de origem alemã, um rigoroso regime de combate às ideias nazistas e integralistas que tendiam a se fortalecer naquele período histórico.

O filme “Anauê” traz à tona, por intermédio de depoimentos de acadêmicos, populares e militares, a discussão do que de fato aconteceu na região de Blumenau antes, durante e no pós-guerra. Porém, ao discutir o passado da região de Blumenau, um assunto ainda mais pulsante se sobrepõe: a ideologia reacionária que se fortalece no momento atual no Brasil e no Mundo.

“Anauê” é resultado de vários anos de viagens e pesquisas em acervos de cidades do Vale do Itajaí e Vale do Itapocu, região de forte colonização alemã. O tema central são os movimentos Integralista e Nazista em Santa Catarina antes, durante e pós Segunda Guerra Mundial.

Um dos destaques do filme são as entrevistas com acadêmicos, protagonistas, moradores da região e militares, que falam sobre o que de fato aconteceu em Blumenau. É um retrato que contribui para se compreender o cenário dos dias atuais. “Com o filme, quero estimular a discussão sobre a importância do diálogo num momento em que a intolerância cresce em todo o mundo”, afirma Zeca Pires.

José Henrique Nunes Pires

Filho do poeta e educador Aníbal Nunes Pires, Zeca (como é conhecido) é formado em Administração e Jornalismo, com mestrado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Realizou vários documentários e curtas-metragens de ficção, sempre relatando aspectos da cultura de Santa Catarina, em especial dos habitantes da ilha onde está localizada a cidade de Florianópolis. Foi um dos criadores da Cinemateca Catarinense e do Fundo Municipal de Cinema, além do Curso de Cinema e Vídeo da Unisul. É o Coordenador do Departamento Artístico Cultural (DAC)/SeCArte da UFSC. Veja mais sobre o cineasta. [criar link para https://pt.wikipedia.org/wiki/Zeca_Pires ]

Ficha técnica do filme

Diretor: Zeca Nunes Pires
Duração: 107 min.
País: Brasil
Categoria: documentário
Classificação Indicativa: 12
Elenco: Édio Nunes Gringo Starr, Roberto Lacerda
Direção de Fotografia: Adenor Gouvea Filho
Montagem/Edição: Giba Assis Brasil, Jonatas Rubert
Som Direto: Adenor Gouvea Filho
Edição de som: Leandro Cordeiro
Trilha sonora original: Jorge Canto
Produção executiva: Maria Emília de Azevedo

 

SERVIÇO:

O QUÊ: Estreia do documentário “Anauê! O Integralismo e o Nazismo na Região de Blumenau” na TV UFSC
QUANDO: Domingo, 11 de novembro de 2018, às 18h30
COMO ASSISTIR À TV UFSC: canal aberto digital 63.1 e canal 15 da NET
CONTATO: TV UFSC: (48) 3721-6218, 3721-4597 ou 3721-2803 –

  –  http://tv.ufsc.br/

Matheus Bonfim/ Estagiário de Jornalismo/ DAC/SeCArte/UFSC/ com texto de divulgação da TV UFSC

______________________

Links:

Trailer Anauê! legendado: https://youtu.be/ht3YmNzxPhk

Anauê! – Trailer oficial: https://www.youtube.com/watch?v=wi53ecfjAXs&t=19s

Notícia: FAM abre com Anauê!:

https://ndonline.com.br/florianopolis/plural/fam-abre-com-anaue-filme-de-zeca-pires-sobre-o-nazismo-e-integralismo-no-vale-do-itajai

Entrevista com diretor de Anauê! no FAM 2017:

http://www.famdetodos.com.br/entrevistas/581/anaue-a-historia-contra-o-racismo-e-a-intolerancia

 

.