Exposição artística ‘Um outro olhar’ abre no Hall da Reitoria, nesta segunda, às 18h30

17/09/2018 00:25

Um outro olhar, mandalas expressionistas, com Diego de Los Campos.

Abre nesta segunda-feira, dia 17 de setembro, às 18h30, no Hall da Reitoria da UFSC, a exposição artística “Um Outro Olhar”, com trabalhos produzidos por pessoas com deficiência. A mostra é uma parceria entre a Associação Caminhos para a Vida (ACV) e a Sala Verde UFSC, e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8 às 19 horas, até o dia 28 de setembro. A visitação é gratuita e aberta à comunidade.

Em sua terceira edição, a mostra apresenta trabalhos feitos por educandos jovens e adultos que frequentam a ACV, sediada em Florianópolis, onde são oferecidas oficinas de arte aos seus participantes, um lugar onde podem explorar os seus sentidos e olhares. Para esta edição da mostra, o grupo expõe trabalhos realizados com a parceria dos renomados artistas Diego de Los Campos, Idésio Leal, Luciano Martins e Talita Esquivel. O tema escolhido para esta edição é “Caminhos das Mandalas”.

Mandala é uma das formas de arte mais antigas da humanidade. Com um círculo como base, ela reflete a eternidade e toda a natureza: o Sol, a Lua e até mesmo os ninhos dos pássaros. Fazer uma mandala pode ajudar as pessoas a recuperarem o seu auto senso e reconhecer o seu lugar no mundo.

Um Outro Olhar, com Idésio Leal.

Para elaboração dos trabalhos, foram exploradas diferentes técnicas, como suminagashi, mosaico com cerâmica, impressão de suas próprias mãos em gesso, pintura com lápis de cor, giz de cera e guache.

Ao todo, serão apresentadas algumas dezenas de trabalhos feitos sobre papel, papelão ou CDs, para os quais são utilizados diversos materiais, como folhas secas, açafrão, sementes, areia da praia, pó de urucum, etc., e também ecocadernos, feitos com material reaproveitado, e uma mandala em mosaico de cerâmica coletiva. Os trabalhos em formato circular têm tamanhos variados, dos 15 aos 90 cm de diâmetro.

O trabalho que é realizado na ACV valoriza, sobretudo, a inclusão, e algumas oficinas aconteceram em parceria com a Casa da Criança do Morro da Penitenciária, Lar Recanto do Carinho e Sala Verde UFSC. Em algumas instituições, os trabalhos são orientados pela equipe da ACV e da instituição parceira. “A Sala Verde UFSC tem se mostrado um espaço importante para nosso trabalho, quando oferece acolhimento e reconhecimento a esse ‘Outro Olhar’ que desenvolvemos. O projeto visa valorizar e ampliar as possibilidades criativas de nossos educandos”, destaca a psicopedagoga e coordenadora da ACV, Neyda Rocha Manaut.

Um Outro Olhar, com Talita Esquivel.

Parceria com Artistas Visuais

A ideia da exposição surgiu há alguns anos quando os educandos da ACV foram visitar uma exposição de arte no Centro Integrado de Cultura, próximo da sede da associação. Entusiasmada, a coordenadora da ACV pensou na ideia: “Por que não realizar uma exposição com trabalhos artísticos feitos pelos próprios educandos da associação?”. O artista Diego de Los Campos, que estava expondo no CIC, na ocasião, e teve uma relação direta com aquele público visitante especial, foi convidado para participar da proposta e imediatamente aceitou o convite. Outros artistas foram sensibilizados pela ideia e aceitaram participar do projeto, alguns deles, atuando em mais de uma edição.

Há 3 anos essa parceria tem dado bons frutos, e durante alguns meses do ano,  artistas que participam voluntariamente do projeto visitam a ACV e realizam os trabalhos com os jovens e adultos deficientes (17 educandos frequentam a associação). Uma experiência bem sucedida que tem tudo para continuar.

Associação Caminhos para a Vida

Um Outro Olhar, com Luciano Martins.

A ACV é uma entidade sem fins lucrativos que desenvolve um projeto de atendimento a jovens e adultos com deficiência. Fundada em 2005 por um grupo de familiares, tem como objetivo oferecer qualidade de vida, estimulando a autonomia, comunicação, inclusão e interação social.

As atividades desenvolvidas estão voltadas principalmente para pessoas com autismo, paralisia cerebral, deficiência intelectual e síndromes.

O trabalho é realizado no Centro de Convivência da ACV através de oficinas de musicoterapia, psicomotricidade, atividade física, artes, e oficina pedagógica. A equipe interdisciplinar é formada por psicopedagoga, pedagogas, psicólogo, educador físico, musicoterapeuta e psicomotricista.

Além das atividades do centro de convivência, também são realizadas atividades inclusivas, como visitas a teatro, museus, cinemas, praias, parques, exposições, universidades e outros. A associação conta também com o trabalho de estagiários e voluntários.

Além do Centro de Convivência, que funciona diariamente no período vespertino, das 14h às 18h, e no período matutino, nas quartas e sextas-feiras, das 8h30 às 18h, o projeto abrange o serviço de Hospedagem, que funciona nos finais de semana, e Moradia (futura implantação).

Um Outro Olhar, junto da Sala Verde UFSC.

Sala Verde UFSC

Como um Espaço Educador, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Santa Catarina, a Sala Verde UFSC desenvolve um trabalho de Educação Ambiental, com a chancela do Ministério do Meio Ambiente. Inúmeros projetos e ações são desenvolvidos ou apoiados junto a pessoas, escolas, associações, universidades, coletivos diversos da sociedade civil organizada.

Individualmente, ou em grupo, pessoas de todas as faixas etárias encontram neste espaço interativo de informação socioambiental a oportunidade de sensibilizar-se e passar a ser um agente de transformação da realidade.

Respeitando as particularidades de cada um e prezando pela inclusão de todos, a educação ambiental acontece e possibilita os mais diversos encontros. A bióloga Marlene Coelho Aguilar, coordenadora do projeto Sala Verde, lembra que foi num evento de educação ambiental, realizado no campus da Universidade, que a Sala Verde UFSC conheceu a Associação Caminhos para a Vida (ACV) e, desde então, vêm realizando com muita dedicação alguns trabalhos em parceria.

 

SERVIÇO:

O QUÊ: Exposição ‘Um outro olhar’ com trabalhos artísticos de pessoas com deficiência da Associação Caminhos para a Vida — parceria com a Sala Verde UFSC

ONDE: Hall da Reitoria da UFSC, Trindade, Campus da UFSC Florianópolis (SC). Apoio: Departamento Artístico Cultural (DAC)/SeCArte/UFSC.

QUANDO: Abertura: dia 17 de setembro de 2018, segunda-feira, às 18h30min. Visitação: até dia 28 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas.

QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade.

CONTATO: Associação Caminhos para a Vida (ACV) – (48) 3209-0949

www.caminhosparaavida.org  |

https://www.facebook.com/acvfloripa/ 

Sala Verde UFSC (48) 3721-9044 e 3721-6469

www.salaverde.ufsc.br  | www.facebook.com/salaverdeufsc

 

 [CW] DAC/SeCArte/UFSC, com textos e fotos da ACV. 

.