Festival Isnard Azevedo traz o espetáculo ‘Pegando do Resto’, do Grupo Abaporu, ao Teatro da UFSC, nesta segunda-feira, 17/09

12/09/2018 16:23

.

Pegando do Resto. Foto: Marcio H. Martins FCC

O Grupo Teatral Abaporu apresenta, na próxima segunda-feira, 17/09, o espetáculo “Pegando do Resto”. A apresentação integra a Mostra Cena Universitária do Floripa Teatro – 23º Festival Isnard Azevedo, e acontecerá às 20h30min., no Teatro da UFSC (ao lado da Igrejinha). A entrada é gratuita, e os ingressos devem ser retirados na bilheteria do Teatro, que abre uma hora antes do início da apresentação.

Pegando do Resto – Sinopse

Nada a fazer. O tempo passa mais rápido quando se está distraído. Por que não iludir a espera? Escute! Ouviu isso? Não se pode rir… meramente sorrir. Em lugar preto e branco ri quem tem cor. Nessa adaptação do texto de Samuel Beckett, as máscaras larvárias do Grupo Abaporu exploram o lusco-fusco dos dias manipulando o espaço e o tempo. Enquanto se espera, o ócio desenvolve situações para mantê-las sempre um segundo atrás do ponteiro do relógio. A apresentação do espetáculo “Pegando do Resto” possui uma linguagem única e ao mesmo tempo universal das máscaras larvárias, numa temática existencialista situada no universo do Teatro do Absurdo.

Abaporu

O Abaporu é um grupo de teatro que se formou a partir de um grupo de pesquisas em máscaras larvárias. Através de seu primeiro espetáculo, “Pegando do Resto” traz para a cena essa classe de máscaras comumente utilizadas no treinamento de atores e atrizes. O nome “Abaporu” batizou o grupo devido à estética das máscaras larvárias, que têm proporções muito maiores do que o rosto, assim como no quadro de Tarsila do Amaral. O Grupo Abaporu, composto por Blenda Trindade, Igor Gomes, João Quinalha, Laura Gedoz, Maykon José, Olivia Dias e Pitita Blasius, completará em 2018 quatro anos de existência e planeja comemorar da melhor forma possível: com muito teatro!

Pegando do Resto. Foto: Marcio H. Martins FCC

Ficha Técnica

Direção: Blenda Trindade.

Elenco: Igor Gomes, João Quinalha, Maykon José e Pitita Blasius.

Orientação: Sassá Moretti.

Produção, adaptação dramatúrgica, cenografia, figurinos, trecos e cacarecos, luzes que acendem e piscam, sons, músicas e outras coisas que fazem barulhos: Grupo Abaporu.

Produção executiva: Olivia Dias.

Duração: 55 minutos

Classificação Indicativa: A partir de 08 anos

 

Clic para ampliar a imagem.

23º Festival Isnard Azevedo

Propiciando ao público em geral o livre acesso a espetáculos de qualidade e contando com a participação de grupos e artistas de várias regiões do Brasil e exterior, que atuam com diferentes linguagens na área teatral, o Floripa Teatro – Festival Isnard Azevedo (www.floripateatro.com.br) alcança em 2018 a sua 23ª edição.

Realizado pela Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude e da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, o Festival Isnard Azevedo é uma mostra de diversidade teatral — com a participação de 53 grupos/coletivos teatrais de 6 estados brasileiros e dois internacionais —, que contempla apresentações teatrais de espetáculos de teatro infantil, teatro infanto-juvenil, teatro adulto, teatro de rua e circo-teatro dos mais variados gêneros e formatos.

Durante 8 dias, a programação do Festival ocupará 31 espaços com a realização de 85 sessões de espetáculos que integram a Mostra Oficial, a 2ª Mostra Quintais Cênicos, a Cena Universitária e a Mostra Paralela, e 11 ações formativas entre oficinas de formação teatral desenvolvidas por participantes da 2ª Mostra Quintais Cênicos, nas Rodas de Conversas Teatrais e na 3ª Roda de Negócios Teatrais. No total, serão oferecidas 96 ações teatrais ao longo da programação, que é totalmente gratuita.

De 15 a 22 de setembro de 2018, mais de 300 artistas teatrais ocupam as principais casas de espetáculos de Florianópolis, além de salas alternativas, auditórios e espaços ao ar livre como praças, parques e largos.

 

Serviço

O QUÊ: Espetáculo “Pegando do Resto” no Floripa Teatro – 23º Festival Isnard Azevedo

QUANDO: dia 17 de setembro de 2018, segunda-feira, às 20h30min.

ONDE: Teatro da UFSC (ao lado da Igrejinha), Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis (SC).

QUANTO: Gratuito. Aberto à comunidade.

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: a partir de 08 anos.

CONTATO: (durante o dia) Teatro da UFSC: Departamento Artístico Cultural (DAC) / Igrejinha da UFSC, Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis (SC) / (48) 3721-3853 / (48) 3721-9447 / 3721-6493 — www.dac.ufsc.br

Para contato com o Grupo Abaporu: Telefone: (48) 99805-3283 / E-mail: / Facebook: facebook.com/grupoabaporu / Instagram: instagram.com/grupoabaporu

23º Festival Isnard Azevedo – www.floripateatro.com.br

 

Matheus Bonfim/ Estagiário de Jornalismo/ DAC/ SeCArte/ UFSC/ com textos e fotos do grupo e do site do Festival.

.