Margarida Baird apresenta o espetáculo “Maria, a Madalena” no Teatro da UFSC, dias 17 e 18/8

13/08/2018 17:03

.

Margarida Baird. Foto de Massashi Murahara.

A atriz Margarida Baird apresenta o monólogo “Maria, a Madalena”, baseado em conto da autora francesa Marguerite Yourcenar, nos dias 17 e 18 de agosto, sexta e sábado, às 20 horas, no Teatro da UFSC (ao lado da Igrejinha). O espetáculo tem direção de Brígida Miranda, teve sua estreia em março deste ano e é uma produção do Círculo Artístico Teodora, de Florianópolis, co-produção da Bapho Cultural, com apoio do Departamento de Artes Cênicas da Universidade do Estado de Santa Catarina. A bilheteria do teatro abre uma hora antes do início da apresentação. Reserva de ingressos, pelo WhatsApp (48) 99941-1101. A apresentação na Universidade integra o Projeto Cena Aberta do Departamento Artístico Cultural (DAC)/SeCArte da UFSC.

Sobre o espetáculo “Maria, a Madalena”

Baseada em um dos nove contos do livro “Fogos”, de Marguerite Yourcenar, a peça é fundamentada no desespero e na busca de Madalena pela redenção. “São cenas de muito peso emocional, onde ela destila toda sua mágoa causada pelo estigma de serconsiderada uma prostituta e também ao lembrar seu amor por um homem que aabandonou por Deus,” detalha Margarida.

Nos 50 minutos do espetáculo comandado pela diretora teatral Brígida Miranda,o público poderá conferir toda a força cênica que a história de Maria Madalena exige.

“Representarei o arquétipo de uma mulher relegada ao exílio no inconsciente coletivoe, mesmo assim, sobrevivendo, se fazendo presente, resistente”, acrescenta Margarida.

Uma mistura de sensações e acontecimentos marcaram Margarida em uma viagem feita à região de Avalon (Inglaterra) no ano de 2017, o que despertou o desejo de levar a vida de Maria Madalena aos palcos. “Tudo surgiu por conta de uma vontade de eu estar em cena novamente, de dois sonhos muito significativos que tive, de um papo estimulante com um amigo e da viagem que fiz em 2017 para Glastonbury, Avalon. Lá, encontrei resíduos muito fortes da presença de Maria Madalena e de José de Arimatéia, que me levaram a um mergulho nas inúmeras versões sobre a vida dessamulher,” relembra.

Sobre Margarida Baird

Atriz veterana em grupos icônicos do cenário teatral brasileiro, Teatro Opinião,Teatro de Arena e Teatro Oficina, ao longo dos seus 55 anos de carreira, Margarida Baird trabalhou como atriz, diretora, artista plástica, dramaturga, contadora de histórias epesquisadora no Brasil e na França.

Em 2004 fundou, em Florianópolis, o Círculo Artístico Teodora, que agrupa artistas de diferentes áreas. A associação atua também na produção e realização de peças teatrais e eventos culturais nacionais e internacionais. Em seu currículo constam espetáculos teatrais e de narrativa de contos como “Urano quer mudar”, “La BellaPolenta”, “Contos que a Vovó conta”, além do Projeto Curupira, que visa formar plateias e fomentar arte e cultura para crianças e adolescentes da Capital.

Sobre Brígida Miranda

Graduada em Licenciatura em Educação Artística pela Universidade de Brasília (1993), Mestre (Master of Arts) pela University of Exeter (1995) e Doctor of Philosophy na área de teoria e prática teatral pela La Trobe University (2004). Professora adjunta da Universidade do Estado de Santa Catarina nas áreas de interpretação e direção teatral. Professora do Programa de Pós-graduação em Teatro desde 2008, pesquisa e orienta dissertações e teses nas áreas de prática teatral, arte e gênero, teatro feminista, sistemas de treinamento de atores, práticas marcias e meditativas para atores. Autora do livro Playful Training: Towards Capoeira in the Physical Training of Actors (2010) publicado internacionalmente pela Lambert Academic Publisher em 2010. Atriz, diretora e preparadora de atores com trabalhos em teatro Retrato de Augustine (2010); Histórias do Corpo (Austrália 2012); Urano quer Mudar (2013); e cinema Malabares (2009); Doque te lembras Maria? (2017) e Guerreiras Donzelas (2018). Editora da Revista deEstudos em Artes Cênicas URDIMENTO (PPGT/UDESC).

Margarida Baird. Foto de Massashi Murahara.

Sinopse

Monólogo estrelado por Margarida Baird, inspirado no conto poético “Maria Madalena ou A Salvação” (1936), da premiada autora francesa Marguerite Yourcenar (1903-1987), cujo texto dá voz à figura mítica de Maria Madalena como protagonista: uma mulher que teria sido uma das discípulas mais próximas de Jesus, que teve uma vida considerada controversa.

O espetáculo teatral “Maria, a Madalena” propõe uma abordagem feminista para repensar a figura dessa mulher que foi o equilíbrio do masculino e do feminino, tanto na representação do amor quanto na devoção.

 

Projeto Cena Aberta

Neste ano, o Projeto está retornando com uma programação mais intensa que segue até o primeiro semestre de 2019. O Projeto Cena Aberta surgiu da atuação do Departamento Artístico Cultural (DAC), da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte) da UFSC na área artística e cultural junto à comunidade universitária e catarinense, nas últimas três décadas. Inserido no movimento cultural, a programação do Teatro da UFSC participa da agenda cultural de Florianópolis, contribuindo para a formação do público acadêmico e da comunidade. Como um espaço artístico já reconhecido, o Projeto Cena Aberta, coordenado por profissionais de teatro do DAC, vem tornar o Teatro da UFSC um lugar de acesso à comunidade universitária e externa para assistirem a espetáculos teatrais de referência, a preço popular. A comunidade tem acesso à agenda cultural, com uma programação anual e os grupos teatrais participantes têm seus trabalhos divulgados e valorizados no meio acadêmico e na comunidade externa.

 

(Clic para ampliar)

SERVIÇO

O QUÊ: Apresentações do monólogo “Maria, a Madalena”, baseado em conto da autora francesa Marguerite Yourcenar, estrelado por Margarida Baird (Grupo Círculo Artístico Teodora), com direção de Brígida Miranda.

QUANDO: dias 17 e 18 de agosto de 2018 (sexta e sábado), às 20 horas. A bilheteria do teatro abre uma hora antes do início do espetáculo.

ONDE: Teatro da UFSC (ao lado da Igrejinha), Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis (SC).

QUANTO: Ingressos no valor de R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia-entrada). Para reserva de ingressos, contatar a produção do espetáculo WhatsApp (48) 99941-1101

CONTATO: Bapho Cultural: Thomas Anthony (48) 99941-1101

DURAÇÃO: 50 min.-   CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 16 anos

MAIS

Bapho Cultural: https://www.facebook.com/baphocultural

Espetáculo Teatral Maria a Madalena: https://www.facebook.com/espetaculoteatralmariaamadalena

Círculo Artístico Teodora: https://www.facebook.com/circuloartisticoteodora

 

[CW] DAC: SeCArte: UFSC, com informações do grupo e texto de Fabi Henrique.