3º Colóquio Internacional FITA tem espetáculo francês nesta quarta, dia 13/6

11/06/2018 01:39

.

Cena de E.N.T.R.E

Neste terceiro dia, será apresentado o espetáculo “E.N.T.R.E.”, da Cie Théâtre d’image(s) (França)

Nesta quarta-feira, 13/06, o “3º Cóloquio Internacioal FITA — O Teatro de Sombras e o Teatro de Objetos”,  segue com as atrações e atividades programadas.  A apresentação teatral do dia fica por conta do grupo francês “Cie Théâtre d’images”, com o espetáculo “E.N.T.R.E.”. O espetáculo acontece às 16 horas, com reapresentação às 20 horas, no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos da UFSC. A etrada é gratuita e aberta à comunidade.

Veja a programação completa do evento (de 11 a 14 de junho), incluindo as atividades formativas, no blog: http://coloquiofita2018.blogspot.com


“E.N.T.R.E.” – Cie Théâtre d’images (França)

“E.N.T.R.E.”, da Cie Théâtre d’image(s), acontecerá no dia 13 de junho, às 16h e 20h, no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos da UFSC (Grátis). O espetáculo francês explora o teatro de sombras, uma das temáticas que norteiam esta edição do Colóquio.

Além das apresentações, a companhia também participará dos Relatos de Experiência, na quinta-feira (14/06), às 09h. A atividade, aberta ao público, será uma oportunidade para conversas a cerca do processo criativo do espetáculo e ocorrerá na Sala Goiabeira do Centro de Cultura e Eventos da UFSC (Campus Trindade). Ainda na quinta-feira, o espetáculo “E.N.T.R.E.” será apresentado às 20 horas no CEART / UDESC (Gratuito).

Sinopse

As palavras do ator aparecem tanto quanto uma espuma sonora da imagem, um farfalhar do pincel, como uma primeira tentativa de segurar o eu e o mundo. E.N.T.R.E também relata este “entre-dois” como uma forma da relação com o Outro na constituição de sua relação com o mundo, “entre dois” onde o artista visual existe como um personagem em si mesmo, parteiro dessas imagens-mundos, por vezes origem oculta, objeto do desejo e proibido.

Ficha Técnica

Direção: Jonathan Achille
Duração: 50 min.
Técnica: Sombras e Teatro de Imagens

Serviço
O que: “E.N.T.R.E.” Cie Théâtre d’image(s)
Quando: 13 de Junho, 16h e 20h.
Onde: Auditório Garapuvu – Centro de Cultura e Eventos da UFSC, Trindade, Florianópolis (SC)
Quanto: Grátis

Apresentações de Lambe-Lambe (apresentações paralelas)

15h até 16h / 19h até 20h – Hall Centro de Cultura e Eventos – UFSC
“O Ancião” – Tribo Pachorra Teatro Livre
“Baús do Tesouro” – Cia Artística Avenida Lamparina (Jaraguá do Sul)

Outras atividades do dia 13/6

Palestra:

“Corpo-sombra”
Profª Drª Fabiana Lazzari (UDESC)
Mediação: Profª Drª Elisana de Carli
Local: Sala Goiabeira (Centro de Cultura e Eventos – UFSC), às 14h45

Relatos de Experiência:
“Años Luz” – Cia Luz, Micro y Punto (Espanha)
Mediação: Profª Drª Maria de Fátima de Souza (Sassá) Moretti
Local: Sala Goiabeira (Centro de Cultura e Eventos UFSC), às 16 horas

Apresentação de Livro e Revista:
Apresentação do Nrº 18 da MÓIN-MÓIN – Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas. Com o Profº Drº Valmor Nini Beltrame (UDESC)
Mediação: Profª Drª Elisana de Carli
Local: Sala Goiabeira (Centro de Cultura e Eventos – UFSC) às 14 horas

Sessões de Comunicação
Local: Sala Goiabeira (Centro de Cultura e Eventos – UFSC) – das 9h às 12h
Mediação: Profª Drª Elisana De Carli

“Bumba-meu-boi do Maranhão – diálogos de animação”
Mariana Barreiros (UFSC)

“Caixa organizadora: separando, identificando, reunindo e classificando objetos industrializados colocados em cena.”
Profº Alex de Souza (IFSC)

“Teatro de Objetos: pontos de encontro e distanciamento”
Larissa Christina Siedschlag (UFSC)

“Das margens do rio negro à cena de mamulengos.”
Márcio Silveira dos Santos – Doutorando em Teatro no Programa de Pós-Graduação em Teatro (UDESC)

“Kantor e o Teatro de Animação: uma linha tênue”
Igor Gomes Farias (UFSC)

 

Sobre o Colóquio FITA

A programação deste 3º Colóquio é composta por espetáculos e um cronograma de atividades formativas, que compreendem palestras, mesas de conversa, sessões de comunicação com publicação de anais e oficinas. O evento é dedicado à área do Teatro de Animação e tem como propósito disseminar as técnicas e pesquisas realizadas na temática, reforçando a discussão e o aprendizado de elementos que compõem o universo desta linguagem teatral.

Nesta terceira edição, o Colóquio adota como proposta temática “O Teatro de Sombras e o Teatro de Objetos” e tem como foco potencializar o espaço de troca de conhecimentos, proporcionando o intercâmbio entre artistas, pesquisadores, comunidade acadêmica e comunidade em geral.

O Colóquio Internacional nasceu a partir do FITA – Festival Internacional de Teatro de Animação. Com onze edições realizadas, o FITA foi idealizado para que o público catarinense pudesse prestigiar espetáculos de formas animadas e, ao mesmo tempo, para atender aos anseios dos grupos teatrais, pesquisadores e estudantes, propiciando a eles um espaço de formação e visibilidade.  A 12ª edição do Festival não acontecerá em junho deste ano, como previsto no cronograma de execução, mas a coordenação do evento segue na busca de recursos financeiros que possam viabilizá-lo para o segundo semestre deste ano.

O Colóquio tem coordenação geral de Maria de Fátima de Souza Moretti (Sassá Moretti) do Departamento de Artes/CCE/UFSC, coordenação executiva de Zélia Sabino do Departamento Artístico Cultural/SeCArte/UFSC e produção executiva de Gustavo Bieberbach, doutorando do CCE/UFSC.

 

Paulo Marcos de Assis / Estagiário de Jornalismo / DAC / SeCArte / UFSC, com informações da coordenação e do blog do evento.