DAC abre inscrições para Workshop de Cenografia com Neno Brazil

17/04/2018 01:11

.

Estão abertas as inscrições para o Workshop de Cenografia com Neno Brazil, realização do Departamento Artístico Cultural (DAC), da Secretaria de Cultura e Arte da UFSC. O workshop, que acontece entre os dias 14 e 17 de maio, das 19 às 22 horas, tem uma carga horária de 12 horas e possui 18 vagas disponíveis. O workshop é aberto à participação de interessados de toda a comunidade (interna e externa à Universidade), para maiores de 18 anos.

A inscrição deve ser feita presencialmente na Coordenação de Cursos e Oficinas Livres de Arte do DAC (no Teatro da UFSC, ao lado da Igrejinha), na Praça Santos Dumont, Trindade, das 10 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. As inscrições acontecem por ordem de chegada e ficarão abertas até o início do workshop ou enquanto houver vagas.

Sobre o Workshop

O Workshop de Cenografia com Neno Brazil procura aproximar o participante do universo da cenografia por meio de projeções de três  curtas-metragens de Ronaldo dos Anjos, “O Santo Mágico” (2006), “Astheros” (2009) e “O Demônio e as Margaridas” (2016). Neno foi o cenógrafo e diretor de arte dos filmes que analisará criticamente com os participantes do workshop, do ponto de vista da cenografia e da arte. Paralelo a este exercício de apreciação cinematográfica crítica, será passado o conteúdo da apostila distribuída aos participantes que contempla aspectos históricos e técnicos da cenografia como ofício ou arte. Ao final do workshop será discutido o processo criativo do cenógrafo e o seu papel nos diversos desafios contemporâneos da cenografia.

Sobre o Ministrante

Neno Brazil é artista plástico há quase 40 anos, seu primeiro prêmio é de 1980 (Salão da UDESC). Cenógrafo e diretor de arte, publicitário e diretor de documentários, com prêmios em todas essas áreas. Também é toyoteiro, aventureiro e shaper, esculpe suas próprias pranchas de surf desde 1978.

Começou no teatro fazendo cartazes e programas para o Grupo Armação, mas na década de 1980 já começa a criar cenários para teatro; na mesma época se envolve com produção de vídeo e realiza alguns sets para TV e cenários de ficção. Nos anos 1980-1990 realiza alguns cenários premiados para o Armação, como “O Rapto das Cebolinhas”, “Os Órfãos de Jânio” e “Tchekov em dois Tempos”.

No cinema participa como Diretor de Arte e Cenógrafo premiado também na trilogia de curtas catarinenses do diretor Ronaldo dos Anjos, dos três filmes citados anteriormente. Em 2017 voltou a fazer cenário para teatro a convite do Grupo Armação, que comemorou 45 anos de atividades com a montagem de “Sopros de Paz e Guerra”.

 

SERVIÇO

O QUÊ: Inscrições abertas para Workshop de Cenografia com Neno Brazil

QUANDO: Inscrições: até 14 de maio de 2018 (ou enquanto houver vagas), de segunda a sexta, das 10 às 17 horas. Workshop: de 14 a 17 de maio, das 19 às 22 horas.

ONDE: Inscrição Presencial: Departamento Artístico Cultural (DAC), Teatro da UFSC (ao lado da Igrejinha), Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis-SC

QUANTO: Taxa de inscrição única (R$ 250,00). Aberto à comunidade, para maiores de 18 anos.

CONTATO: Departamento Artístico Cultural (DAC) da UFSC, (48) 3721-2498 ou 3721-9447 – www.dac.ufsc.br

 

Paulo Marcos de Assis/Estagiário de Joralismo/DAC/SeCArte/UFSC