DAC: inscrições abertas para a Oficina de Curadoria em Artes Visuais, até 29/3

14/03/2018 18:04

Kamilla Nunes na montagem da exposição Arquivos Implacáveis de Meyer Filho, Memorial Meyer Filho, 2017

O Departamento Artístico Cultural (DAC), da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte), da UFSC está com inscrições abertas para a Oficina de Curadoria em Artes Visuais, para este semestre.  A oficina será ministrada pela curadora e crítica de arte Kamilla Nunes e tem início no mês de abril. As inscrições estão abertas para toda a comunidade (interna e externa da Universidade) até o dia 29 de março. O pagamento é em taxa única de inscrição, sem mensalidade.

.Sobre a Oficina

Segundo a ministrante, a Oficina Curadoria em Artes Visuais foi elaborada a partir de referenciais históricos e contemporâneos que embasam a prática curatorial no Brasil e no mundo. A prática curatorial engloba diversas áreas do conhecimento, como a sociologia, a museologia, a antropologia, a filosofia e a educação, além de ser constituída a partir de formatos específicos, de acordo com as especificidades dos contextos institucionais, históricos, sociais, políticos e econômicos aos quais está vinculada. Significa dizer que, embora a curadoria tenha se tornado um fenômeno global e bastante mistificado, ela é, também, uma prática experimental e artística que está para além da organização de exposições.

A partir desta compreensão, esta oficina se organiza em dois momentos principais: o primeiro, teórico e expositivo, considerando a curadoria como um campo em constante expansão, e o segundo, prático, que envolve pesquisa de campo, visita a espaços de arte e ateliê de artistas e elaboração de um projeto curatorial coletivo.

Período de realização da oficina: 3 de abril de 2018 a 3 de julho de 2018

Carga Horária: 40 horas

Horários: Terças-feiras, das 14 às 17 horas

Requisitos: Somente candidatos com idade igual ou superior a 18 anos

Número de alunos: 15 alunos por turma  – mínimo 10

Inscrições: abertas até dia 29 de março, das 10 às 17 horas

Taxa de Inscrição (sem mensalidade): R$ 300,00

Procedimentos para matrícula

Preencher a Ficha de Inscrição e entregá-la na Coordenação do Projeto Cursos e Oficinas Livres de Arte do DAC, quando será emitido Boleto Bancário para o pagamento da taxa de inscrição. Após o pagamento apresentar o comprovante na coordenação para efetivar a inscrição.

O pagamento da taxa de inscrição (taxa única, sem mensalidade), no valor de R$300,00, deve ser efetuado, até a data do vencimento, na Rede Bancária através do Boleto Bancário, emitido no ato da inscrição, e a confirmação do pagamento da inscrição deve ser apresentada à Coordenação do Projeto Cursos e Oficinas Livres de Arte – DAC até o início das aulas, para efetivar a inscrição.

Sobre a Ministrante

Kamilla Nunes é curadora independente e crítica de arte, mestre no Programa de Pós-Graduação do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), e graduada em Artes Plásticas pela mesma universidade (2010). É gestora do Espaço Embarcação, em Florianópolis. Foi curadora do Espaço Cultural O Sítio (2015) e diretora do Instituto Meyer Filho (2010 a 2014). Foi integrante do grupo de curadoria de Frestas Trienal de Artes (SESC, 2014, Sorocaba) e curadora do programa de exposições do Memorial Meyer Filho de 2008 a 2014. É autora do livro “Espaços autônomos de arte contemporânea”, 2013.

:

O QUÊ: Inscrições para a Oficina de Curadoria em Artes Plásticas (Departamento Artístico Cultural  da UFSC), para o primeiro semestre de 2018. Aberto à comunidade.

QUANDO: Inscrições abertas até quinta-feira dia 29 de março de 2018.

ONDE: Inscrição Presencial: Teatro da UFSC (ao lado da Igrejinha) / Departamento Artístico Cultural (DAC), Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis-SC

QUANTO: Taxa de inscrição única, no valor de R$ 300,00. Sem mensalidade.

CONTATO: Departamento Artístico Cultural (DAC), (48) 3721-2498 / 3721-9447 / 3721-6493 – www.dac.ufsc.br

Paulo Marcos de Assis/Estagiário de Jornalismo/DAC/SeCArte/UFSC