Chamada Pública para Seleção de Instrutores para Oficinas e Workshops de Arte – DAC, 2018
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Chamada Pública para Seleção de Instrutores para Oficinas e Workshops de Arte – DAC/SeCArte/UFSC, ano 2018
Projeto Cursos e Oficinas Livres de Arte do DAC
O Departamento Artístico Cultural (DAC), da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) abre Chamada Pública para Seleção de Instrutores para ministrarem Cursos, Oficinas e Workshops de Arte do Projeto Cursos e Oficinas Livres de Arte do DAC, para o ano de 2018, na modalidade de prestação de serviço por tempo determinado, para as áreas de Artes Visuais, Cerâmica, Cinema/Documentário, Curadoria, Danças Circulares, Figurino, Fotografia Digital, História da Arte e Violão.
Os interessados devem apresentar:
- Ficha de Identificação do Proponente e Ficha Proposta para Cursos e Oficinas ou Workshops de Arte, preenchidas;
- Currículo Lattes (preferencialmente) ou Curriculum Vitae (comprovado);
- Fotocópia da Carteira de Identidade e do CPF,
A proposta para Cursos e Oficinas de Arte deve conter:
- Título
- Apresentação
- Ementa
- Objetivos Gerais e Específicos;
- Conteúdo Programático;
- Metodologia;
- Cronograma (horário);
- Relação mínima de materiais, equipamentos etc., necessários para realização dos Cursos, Oficinas e Workshops, compatíveis com a infraestrutura e o horário disponível nos espaços físicos do DAC;
A proposta deve ser enviada, com a documentação solicitada, por e-mail para , das 08 horas do dia 18 de dezembro de 2017 até às 18 horas do dia 02 de fevereiro de 2018 (será considerado o horário de envio do e-mail).
As propostas apresentadas deverão permitir ajustes conforme a necessidade do Projeto e abordar o máximo das Diretrizes Metodológicas do Projeto Cursos e Oficinas Livres de Arte do DAC, listadas mais abaixo.
Propostas apresentadas fora do solicitado e do horário estabelecido serão desconsideradas.
O Departamento Artístico Cultural reserva-se o direito de solicitar a comprovação do Currículo Lattes a qualquer tempo.
Para os Cursos e Oficinas Livres de Artes Visuais, Cerâmica, Figurino, Fotografia Digital, História da Arte e Cinema a carga horária é de 30 horas; para as Oficinas de Documentário e de Curadoria a carga horária é de 40 horas; para as Oficinas de Violão a carga horária é de 15 horas. Todas as oficinas poderão ser ministradas em no mínimo de 10 e no máximo 15 dias de atividades no decorrer de cada semestre em que forem oferecidas.
Os Cursos e Oficinas Livres são ofertados semestralmente, conforme a demanda da comunidade interna e externa da UFSC.
Os Cursos e Oficinas Livres de Arte poderão ser ofertados em mais de uma turma por semestre.
As Propostas para os Cursos e Oficinas Livres de Arte deverão abordar, sempre que possível, o máximo das Diretrizes Metodológicas do Projeto Cursos e Oficinas Livres de Arte do DAC, podendo ser readequadas para o desenvolvimento da proposta apresentada. Propostas que contemplem somente uma ou duas das Diretrizes Metodológicas do Projeto poderão ser apresentadas na forma de Workshop.
As propostas para os Workshops devem prever a carga horária de, no mínimo, 04 horas e de, no máximo, 20 horas/atividade e devem estar relacionadas com as áreas de atuação do DAC, a saber: Arte-Educação, Artes Visuais, Cinema, Dança e Música.
A Seleção constará de 03 etapas eliminatórias:
1- Análise de Currículo;
2- Avaliação da Proposta;
3- Entrevista.
Todas as etapas acima deverão ser realizadas por profissionais do Departamento Artístico Cultural da UFSC, que atuam como coordenadores do Projeto Cursos e Oficinas Livres de Arte do DAC, e por profissionais das áreas específicas – lotados no DAC, ou convidados de outros setores da UFSC, ou externos à instituição.
As propostas para os Workshops serão analisadas por profissionais do Departamento Artístico Cultural da UFSC, que atuam como coordenadores do Projeto Cursos e Oficinas Livres de Arte do DAC, e por profissionais das áreas específicas, lotados no DAC.
Os critérios para a Análise do Currículo e Avaliação da Proposta, e para a Entrevista são:
- Formação acadêmica em Nível Médio, equivalente ou superior, preferencialmente, na área da oficina em que pretende atuar como instrutor;
- Curso de formação e/ou capacitação (em nível médio, profissionalizante ou superior) na área da oficina que pretende atuar como instrutor;
- Atuação, com ênfase como instrutor/ministrante, na área artística da oficina pretendida, por período de um ano ou mais;
- Proposta em acordo com as Diretrizes Metodológicas do Projeto Cursos e Oficinas Livres de Arte do DAC.
- As questões da entrevista terão como base a relação entre os cursos de formação e a atuação profissional constante do currículo, e a relação entre os cursos de formação e o plano de ensino apresentado.
Somente participarão de Entrevista os candidatos que tiverem a Proposta e o Currículo aprovados pela comissão estabelecida pelo Departamento Artístico Cultural. As entrevistas serão agendadas, pela comissão, para o período de 15 a 22 de fevereiro de 2018. Os selecionados para entrevista serão comunicados via e-mail no dia 09 de fevereiro de 2018.
Os valores a serem pagos aos instrutores, ao final da atividade, será em conformidade ao número de alunos inscritos e que frequentem o Curso ou Oficina proposta, no valor de R$ 120, 00 (cento e vinte reais) por aluno que tenha efetivado a inscrição através do boleto de pagamento do ato da matricula.
Cronograma:
18/12/2017 a 02/02/2018 | Entrega de Proposta e Curriculum Vitae ou Lattes |
05/02/2018 a 09/02/2018 | Seleção de Proposta e Currículo |
09/02/2018 | Comunicado para Entrevistas |
15/02/2018 a 22/02/2018 | Entrevistas |
23/02/2018 | Divulgação dos Resultados |
Acesse as fichas em versão .doc nos links abaixo:
Ficha de Identificação do Proponente
Ficha de Proposta para Cursos e Oficinas Livres de Arte do DAC (com instruções para o preenchimento)
Diretrizes Metodológicas do Projeto Cursos e Oficinas Livres de Arte do DAC
Artes Visuais:
A Oficina tem por objetivo permitir ao aluno o desenvolvimento de diversas técnicas da Pintura e das Técnicas Mistas, explorando também os seus possíveis entrelaçamentos.
Conteúdos:
Questões conceituais no pensamento moderno contemporâneo;
As possibilidades de linguagem pictórica como veículo artístico;
Desenho à mão livre;
Técnicas de criação gráfica;
Teoria da cor;
Técnicas de desenho e desenho de representação;
Pintura;
Prática em suportes alternativos, além de telas, papel e madeira;
Proposição de projetos que envolvam a linguagem da pintura e interfaces.
Cerâmica:
A Oficina como um espaço para o estudo e a prática Cerâmica com ênfase em suas principais técnicas de construção e acabamentos, tais como acordelado, modelagem manual, torno, placas, moldes, engobes, terras sigillatas, esmaltação. Com o objetivo de estimular os participantes ao reconhecimento de suas poéticas, o curso pretende abordar diversas aplicações das técnicas estudadas.
Conteúdos:
Introdução ao conhecimento cerâmico;
História da Cerâmica;
Conceitos básicos; modelagens e acabamentos manuais;
Introdução às técnicas de torno e confecção de moldes de gesso; Desenvolvimento de pastas cerâmicas para usos específicos a partir dos processos desenvolvidos.
Elaboração de peças cerâmicas;
Queimas.
Cinema Stop-Motion:
A oficina visa iniciar alunos nos processos de construção narrativa e técnica da animação stop motion.
Conteúdos:
Animação dos Personagens e Objetos de Cena;
Movimento quadro a quadro e seus incrementos;
Regras para a fluidez da animação stop-motion;
Storyboard e Animatic;
Criação do Mise-en-scène;
Confecção dos objetos de cena;
Maquetes;
Máscaras;
Enquadramento, ângulo e movimentos de quadro no stop-motion;
Fotografia em miniatura;
Chroma Key;
Efeitos visuais;
Ciclos de animação.
Curadoria:
A Oficina busca formar o público para o entendimento da História da Arte, incluindo a arte contemporânea, bem como fornecer os pressupostos para exercícios de curadoria.
Conteúdos:
Debates sobre Arte Contemporânea;
Apresentação de referencial teórico e processos de artistas contemporâneos;
Estudos de casos;
Exercícios práticos de curadoria;
Planejamento de publicações e a elaboração de projetos curatoriais.
Danças Circulares:
Nesta Oficina busca-se trabalhar as Danças Circulares – que fazem parte da vida social humana desde a mais remota data e que contemplem o homem como um todo –, abrangendo os aspectos físicos emocionais, mentais e transcendentais.
Conteúdos:
O estudo sobre a simbologia do círculo;
Propriedades simbólicas do círculo; a perfeição e a ausência de distinção ou divisão;
Coreografias;
Danças de Roda; a Música; o Canto;
História e os mitos universais das diferentes tradições culturais;
Exercícios corporais;
Dinâmicas de grupo e de relações interpessoais.
Documentário:
Esta Oficina tem como objetivo estimular o olhar para leitura e realização de imagens cinematográficas documentais, por meio da análise de obras de diferentes cinematografias, de reflexões teóricas e exercícios práticos, dotando, portanto, o aluno de uma base de conhecimento referente à gênese e ao desenvolvimento do Documentário na História do Cinema e preparando-o para produção de imagens.
Conteúdos:
Breve introdução sobre a História do Cinema Documental;
Tendências do Documentário Contemporâneo;
Desenvolvimento de projeto.
Edição de Som:
Abordagem sobre a importância e relação dos efeitos sonoros e trilhas no desenvolvimento narrativo de peças audiovisuais.
Conteúdos:
História da Montagem;
Princípios de Montagem;
Criação de sentidos narrativos;
Ritmo da montagem do som;
Equipamento e softwares de montagem;
Edição e finalização.
Figurino:
Habilitar o aluno no processo criativo e na execução de figurinos para teatro, televisão, cinema e outras mídias, através do desenho, modelagem, costura e customização de artigos de vestuário.
Conteúdos:
História do figurino;
Figurino e a estética da encenação;
Noções orçamentais;
Visibilidade e cor;
Adequação à segmentação do espetáculo;
Noções de praticabilidade;
Tecnologia de Materiais;
Exercícios práticos de concepção de figurinos com base em dramaturgias.
Fotografia Digital:
A Oficina de Fotografia Digital tem por objetivo oportunizar o conhecimento básico da técnica, da história e da estética fotográfica conjugado a exercícios práticos de produção de imagens.
Conteúdos:
Apontamentos históricos e estéticos;
Noções de composição: plano, linhas, cores, perspectiva, volumes/luz; Conceitos fotográficos, a percepção visual;
A câmera fotográfica (corpo, obturador, diafragma, filme, foco, fotometria, distância focal /objetivas.);
Os conceitos digitais;
A fotografia contemporânea;
Ensaio temático.
História da Arte – Do Moderno ao Contemporâneo:
A Oficina propõe abordar a transição da arte moderna e contemporânea e os conhecimentos dos processos artísticos contemporâneos, movimentos e escolas. Os panoramas brasileiro e catarinense nas artes contemporâneas.
Conteúdos:
Abordar a transição da arte moderna e contemporânea;
Criar repertório de artistas contemporâneos do Brasil;
Abordar os processos artísticos contemporâneos por meio de obras e artistas que se destacam no cenário nacional;
Modernismo Brasileiro;
Concretismo e Neoconcretismo;
O que é o contemporâneo? ;
Arte Contemporânea no Brasil;
Arte Contemporânea Catarinense;
Arte fora do museu e da galeria;
Arte e tecnologia;
O artista como propositor.
Montagem e edição Audiovisual:
A oficina de Montagem tem a proposta de, a partir da análise sobre os métodos, processos, referências e linguagens dos filmes montados, discutir sobre diferentes propostas de montagem, o papel do montador e sua relação com o diretor do filme.
Conteúdos:
História da Montagem Audiovisual;
Princípios de Montagem;
Criação de sentidos narrativos;
Ritmo da montagem audiovisual;
Equipamento e softwares de montagem;
Tratamento de imagens; inserção de caracteres: créditos iniciais, finais e demais itens;
Edição e finalização.
Violão:
A Oficina de Violão tem como objetivo capacitar o aluno através de conteúdos teóricos e práticos para acompanhar musicas populares e eruditas, executar solos, desenvolver sua percepção, ritmo, leitura musical, harmonia, improvisação e composição, em nível iniciante e para turma em nível intermediário.
Conteúdos:
Elementos infraestruturais da técnica violonística;
Posturas do corpo, dos membros e das mãos;
Elementos de fisiologia;
Elementos de cinesiologia;
Exercícios de aquecimento;
Leitura musical violonística;
Símbolos e convenções específicos do violão;
Exercícios de escalas, arpejos, ligados e acordes.
Mais informações e esclarecimentos:
Pelo telefone (48) 3721–2498 e pelo e-mail:
Coordenação dos Cursos e Oficinas Livres de Arte do DAC
Departamento Artístico Cultural da UFSC
Secretaria de Cultura e Arte
Universidade Federal de Santa Catarina
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