Chamada Pública para Seleção de Instrutores para Oficinas e Workshops de Arte – DAC, 2018

13/12/2017 16:50

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Chamada Pública para Seleção de Instrutores para Oficinas e Workshops de Arte – DAC/SeCArte/UFSC, ano  2018

 

Projeto Cursos e Oficinas Livres de Arte do DAC

 

O Departamento Artístico Cultural (DAC), da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) abre Chamada Pública para Seleção de Instrutores para ministrarem Cursos, Oficinas e Workshops de Arte do Projeto Cursos e Oficinas Livres de Arte do DAC, para o ano de 2018, na modalidade de prestação de serviço por tempo determinado, para as áreas de Artes Visuais, Cerâmica, Cinema/Documentário,  Curadoria, Danças Circulares, Figurino, Fotografia Digital, História da Arte e Violão.

 

Os interessados devem apresentar:

  1. Ficha de Identificação do Proponente e Ficha Proposta para Cursos e Oficinas ou Workshops de Arte, preenchidas;
  2. Currículo Lattes (preferencialmente) ou Curriculum Vitae (comprovado);
  3. Fotocópia da Carteira de Identidade e do CPF,

 

A proposta para Cursos e Oficinas de Arte deve conter:

  1. Título
  2. Apresentação
  3. Ementa
  4. Objetivos Gerais e Específicos;
  5. Conteúdo Programático;
  6. Metodologia;
  7. Cronograma (horário);
  8. Relação mínima de materiais, equipamentos etc., necessários para realização dos Cursos, Oficinas e Workshops, compatíveis com a infraestrutura e o horário disponível nos espaços físicos do DAC;

 

A proposta deve ser enviada, com a documentação solicitada, por e-mail para , das 08 horas do dia 18 de dezembro de 2017 até às 18 horas do dia 02 de fevereiro de 2018 (será considerado o horário de envio do e-mail).

As propostas apresentadas deverão permitir ajustes conforme a necessidade do Projeto e abordar o máximo das Diretrizes Metodológicas do Projeto Cursos e Oficinas Livres de Arte do DAC, listadas mais abaixo.

Propostas apresentadas fora do solicitado e do horário estabelecido serão desconsideradas.

O Departamento Artístico Cultural reserva-se o direito de solicitar a comprovação do Currículo Lattes a qualquer tempo.

Para os Cursos e Oficinas Livres de Artes Visuais, Cerâmica, Figurino, Fotografia Digital, História da Arte e Cinema a carga horária é de 30 horas; para as Oficinas de Documentário e de Curadoria a carga horária é de 40 horas; para as Oficinas de Violão a carga horária é de 15 horas. Todas as oficinas poderão ser ministradas em no mínimo de 10 e no máximo 15 dias de atividades no decorrer de cada semestre em que forem oferecidas.

Os Cursos e Oficinas Livres são ofertados semestralmente, conforme a demanda da comunidade interna e externa da UFSC.

Os Cursos e Oficinas Livres de Arte poderão ser ofertados em mais de uma turma por semestre.

As Propostas para os Cursos e Oficinas Livres de Arte deverão abordar, sempre que possível, o máximo das Diretrizes Metodológicas do Projeto Cursos e Oficinas Livres de Arte do DAC, podendo ser readequadas para o desenvolvimento da proposta apresentada. Propostas que contemplem somente uma ou duas das Diretrizes Metodológicas do Projeto poderão ser apresentadas na forma de Workshop.

As propostas para os Workshops devem prever a carga horária de, no mínimo, 04 horas e de, no máximo, 20 horas/atividade e devem estar relacionadas com as áreas de atuação do DAC, a saber: Arte-Educação, Artes Visuais, Cinema, Dança e Música.

 

A Seleção constará de 03 etapas eliminatórias:

1- Análise de Currículo;

2- Avaliação da Proposta;

3- Entrevista.

Todas as etapas acima deverão ser realizadas por profissionais do Departamento Artístico Cultural da UFSC, que atuam como coordenadores do Projeto Cursos e Oficinas Livres de Arte do DAC, e por profissionais das áreas específicas – lotados no DAC, ou convidados de outros setores da UFSC, ou externos à instituição.

As propostas para os Workshops serão analisadas por profissionais do Departamento Artístico Cultural da UFSC, que atuam como coordenadores do Projeto Cursos e Oficinas Livres de Arte do DAC, e por profissionais das áreas específicas, lotados no DAC.

Os critérios para a Análise do Currículo e Avaliação da Proposta, e para a Entrevista são:

  1. Formação acadêmica em Nível Médio, equivalente ou superior, preferencialmente, na área da oficina em que pretende atuar como instrutor;
  2. Curso de formação e/ou capacitação (em nível médio, profissionalizante ou superior) na área da oficina que pretende atuar como instrutor;
  3. Atuação, com ênfase como instrutor/ministrante, na área artística da oficina pretendida, por período de um ano ou mais;
  4. Proposta em acordo com as Diretrizes Metodológicas do Projeto Cursos e Oficinas Livres de Arte do DAC.
  5. As questões da entrevista terão como base a relação entre os cursos de formação e a atuação profissional constante do currículo, e a relação entre os cursos de formação e o plano de ensino apresentado.

 

Somente participarão de Entrevista os candidatos que tiverem a Proposta e o Currículo aprovados pela comissão estabelecida pelo Departamento Artístico Cultural. As entrevistas serão agendadas, pela comissão, para o período de 15 a 22 de fevereiro de 2018. Os selecionados para entrevista serão comunicados via e-mail no dia 09 de fevereiro de 2018.

Os valores a serem pagos aos instrutores, ao final da atividade, será em conformidade ao número de alunos inscritos e que frequentem o Curso ou Oficina proposta, no valor de R$ 120, 00 (cento e vinte reais) por aluno que tenha efetivado a inscrição através do boleto de pagamento do ato da matricula.

 

Cronograma:

 

18/12/2017 a 02/02/2018 Entrega de Proposta e Curriculum Vitae ou Lattes
05/02/2018 a 09/02/2018 Seleção de Proposta e Currículo
09/02/2018 Comunicado para Entrevistas
15/02/2018 a 22/02/2018 Entrevistas
23/02/2018 Divulgação dos Resultados

 

Acesse as fichas em versão .doc nos links abaixo:

Ficha de Identificação do Proponente

Ficha de Proposta para Cursos e Oficinas Livres de Arte do DAC (com instruções para o preenchimento)

 

 

Diretrizes Metodológicas do Projeto Cursos e Oficinas Livres de Arte do DAC

 

Artes Visuais:

A Oficina tem por objetivo permitir ao aluno o desenvolvimento de diversas técnicas da Pintura e das Técnicas Mistas, explorando também os seus possíveis entrelaçamentos.

Conteúdos:

Questões conceituais no pensamento moderno contemporâneo;

As possibilidades de linguagem pictórica como veículo artístico;

Desenho à mão livre;

Técnicas de criação gráfica;

Teoria da cor;

Técnicas de desenho e desenho de representação;

Pintura;

Prática em suportes alternativos, além de telas, papel e madeira;

Proposição de projetos que envolvam a linguagem da pintura e interfaces.

 

Cerâmica:

A Oficina como um espaço para o estudo e a prática Cerâmica com ênfase em suas principais técnicas de construção e acabamentos, tais como acordelado, modelagem manual, torno, placas, moldes, engobes, terras sigillatas, esmaltação. Com o objetivo de estimular os participantes ao reconhecimento de suas poéticas, o curso pretende abordar diversas aplicações das técnicas estudadas.

Conteúdos:

Introdução ao conhecimento cerâmico;

História da Cerâmica;

Conceitos básicos; modelagens e acabamentos manuais;

Introdução às técnicas de torno e confecção de moldes de gesso; Desenvolvimento de pastas cerâmicas para usos específicos a partir dos processos desenvolvidos.

Elaboração de peças cerâmicas;

Queimas.

 

Cinema Stop-Motion:

A oficina visa iniciar alunos nos processos de construção narrativa e técnica da animação stop motion.

Conteúdos:

Animação dos Personagens e Objetos de Cena;

Movimento quadro a quadro e seus incrementos;

Regras para a fluidez da animação stop-motion;

Storyboard e Animatic;

Criação do Mise-en-scène;
Confecção dos objetos de cena;

Maquetes;

Máscaras;

Enquadramento, ângulo e movimentos de quadro no stop-motion;

Fotografia em miniatura;

Chroma Key;

Efeitos visuais;

Ciclos de animação.

 

Curadoria:

A Oficina busca formar o público para o entendimento da História da Arte, incluindo a arte contemporânea, bem como fornecer os pressupostos para exercícios de curadoria.

Conteúdos:

Debates sobre Arte Contemporânea;

Apresentação de referencial teórico e processos de artistas contemporâneos;

Estudos de casos;

Exercícios práticos de curadoria;

Planejamento de publicações e a elaboração de projetos curatoriais.

 

Danças Circulares:

Nesta Oficina busca-se trabalhar as Danças Circulares – que fazem parte da vida social humana desde a mais remota data e que contemplem o homem como um todo –, abrangendo os aspectos físicos emocionais, mentais e transcendentais.

Conteúdos:

O estudo sobre a simbologia do círculo;

Propriedades simbólicas do círculo; a perfeição e a ausência de distinção ou divisão;

Coreografias;

Danças de Roda; a Música; o Canto;

História e os mitos universais das diferentes tradições culturais;

Exercícios corporais;

Dinâmicas de grupo e de relações interpessoais.

 

Documentário:

Esta Oficina tem como objetivo estimular o olhar para leitura e realização de imagens cinematográficas documentais, por meio da análise de obras de diferentes cinematografias, de reflexões teóricas e exercícios práticos, dotando, portanto, o aluno de uma base de conhecimento referente à gênese e ao desenvolvimento do Documentário na História do Cinema e preparando-o para produção de imagens.

Conteúdos:

Breve introdução sobre a História do Cinema Documental;

Tendências do Documentário Contemporâneo;

Desenvolvimento de projeto.

 

Edição de Som:

Abordagem sobre a importância e relação dos efeitos sonoros e trilhas no desenvolvimento narrativo de peças audiovisuais.

Conteúdos:

História da Montagem;

Princípios de Montagem;

Criação de sentidos narrativos;

Ritmo da montagem do som;

Equipamento e softwares de montagem;

Edição e finalização.

 

Figurino:

Habilitar o aluno no processo criativo e na execução de figurinos para teatro, televisão, cinema e outras mídias, através do desenho, modelagem, costura e customização de artigos de vestuário.

Conteúdos:

História do figurino;

Figurino e a estética da encenação;

Noções orçamentais;

Visibilidade e cor;

Adequação à segmentação do espetáculo;

Noções de praticabilidade;

Tecnologia de Materiais;

Exercícios práticos de concepção de figurinos com base em dramaturgias.

 

Fotografia Digital:

A Oficina de Fotografia Digital tem por objetivo oportunizar o conhecimento básico da técnica, da história e da estética fotográfica conjugado a exercícios práticos de produção de imagens.

Conteúdos:

Apontamentos históricos e estéticos;

Noções de composição: plano, linhas, cores, perspectiva, volumes/luz; Conceitos fotográficos, a percepção visual;

A câmera fotográfica (corpo, obturador, diafragma, filme, foco, fotometria, distância focal /objetivas.);

Os conceitos digitais;

A fotografia contemporânea;

Ensaio temático.

 

História da Arte – Do Moderno ao Contemporâneo:

A Oficina propõe abordar a transição da arte moderna e contemporânea e os conhecimentos dos processos artísticos contemporâneos, movimentos e escolas. Os panoramas brasileiro e catarinense nas artes contemporâneas.

Conteúdos:

Abordar a transição da arte moderna e contemporânea;

Criar repertório de artistas contemporâneos do Brasil;

Abordar os processos artísticos contemporâneos por meio de obras e artistas que se destacam no cenário nacional;

Modernismo Brasileiro;

Concretismo e Neoconcretismo;

O que é o contemporâneo? ;

Arte Contemporânea no Brasil;

Arte Contemporânea Catarinense;

Arte fora do museu e da galeria;

Arte e tecnologia;

O artista como propositor.

 

Montagem e edição Audiovisual:

A oficina de Montagem tem a proposta de, a partir da análise sobre os métodos, processos, referências e linguagens dos filmes montados, discutir sobre diferentes propostas de montagem, o papel do montador e sua relação com o diretor do filme.

Conteúdos:

História da Montagem Audiovisual;

Princípios de Montagem;

Criação de sentidos narrativos;

Ritmo da montagem audiovisual;

Equipamento e softwares de montagem;

Tratamento de imagens; inserção de caracteres: créditos iniciais, finais e demais itens;

Edição e finalização.

 

Violão:

A Oficina de Violão tem como objetivo capacitar o aluno através de conteúdos teóricos e práticos para acompanhar musicas populares e eruditas, executar solos, desenvolver sua percepção, ritmo, leitura musical, harmonia, improvisação e composição, em nível iniciante e para turma em nível intermediário.

Conteúdos:

Elementos infraestruturais da técnica violonística;

Posturas do corpo, dos membros e das mãos;

Elementos de fisiologia;

Elementos de cinesiologia;

Exercícios de aquecimento;

Leitura musical violonística;

Símbolos e convenções específicos do violão;

Exercícios de escalas, arpejos, ligados e acordes.

 

 

Mais informações e esclarecimentos:

Pelo telefone (48) 3721–2498 e pelo e-mail:

 

Coordenação dos Cursos e Oficinas Livres de Arte do DAC

Departamento Artístico Cultural da UFSC

Secretaria de Cultura e Arte

Universidade Federal de Santa Catarina

 

www.dac.ufsc.br

 

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