Teatro da UFSC recebe a peça ‘Isto não é uma fábula’, da Cia duZEUSes, com alunos de Artes Cênicas

21/11/2017 23:22

A peça teve estreia recente na Universidade, em novembro, quando foi apresentada no Projeto Experimenta, e agora estará no Teatro da UFSC.

O palco do Teatro da UFSC (ao lado da igrejinha) recebe a peça ‘Isto não é uma fábula’ da Cia duZeuses. O espetáculo é uma adaptação de ‘A Raposa e as Uvas’, do dramaturgo brasileiro Guilherme Figueiredo e será apresentado por graduandos do Curso de Artes Cênicas da UFSC. A apresentação acontece em dois finais de semana – nos dias 25 e 26 de novembro e nos dias 02 e 03 de dezembro, às 20 horas. A entrada é gratuita e aberta à comunidade. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes do início da apresentação da peça.

Sinopse

A peça “Isto não é uma Fábula” se passa na cidade de Samos, na Grécia antiga. O escravo Esopo, contador de fábulas, é dado por um mercador ao filósofo Xantós. A aspiração maior de Esopo é obter sua liberdade. Para isso, ele livra seu dono de várias complicações com a promessa de que será libertado. Xantós, porém, se mostra um tirano e recusa-se a lhe dar a liberdade. Sem jamais abandonar seus princípios éticos e morais, Esopo luta por sua liberdade e confere a ela um valor inegociável.

Para os integrantes da companhia teatral, a peça evidencia questionamentos: Se mesmo na Grécia antiga, berço da democracia, havia tirania e arbitrariedade, o que dizer dos acontecimentos recentes que testemunhamos, no Brasil e nos países democráticos no mundo, que não espelham uma sociedade livre na qual o direito de liberdade individual é amplamente garantido? O que nos torna escravos hoje? Até onde você iria para garantir sua liberdade?

A Companhia, o autor e a montagem

A Cia duZEUSes (corruptela de “dos deuses”) surgiu do interesse de alguns graduandos do Curso de Bacharelado em Artes Cênicas da UFSC (vinculado ao Departamento de Artes, do Centro de Comunicação e Expressão), em aprofundar e pôr em prática o conhecimento adquirido nas disciplinas cursadas nas fases iniciais do curso. A partir de agosto de 2016, os membros da Companhia espontaneamente iniciaram uma pesquisa sobre dramaturgos brasileiros que produziram obras que fizessem referência aos textos gregos clássicos. O resultado surpreendeu a maioria dos membros da Companhia ao tomar conhecimento do texto ‘A Raposa e as Uvas’, de Guilherme Figueiredo. O inusitado está no fato do autor ser irmão do General João Baptista Figueiredo que governou o Brasil durante a ditadura militar. Guilherme de Oliveira Figueiredo foi autor, tradutor e um premiado dramaturgo na década de 1950. Suas obras geralmente retratam temas mitológicos através de uma abordagem cômica. Teve suas peças montadas por grandes companhias, diretores e atores do teatro brasileiro. Dentre suas obras dramatúrgicas, esta é a mais conhecida e premiada, tendo sido também aclamada internacionalmente.

Montagem

A montagem do espetáculo integra um projeto de extensão, sob orientação do Prof. Dr. Luiz Fernando Pereira (LF), que prioriza a utilização de materiais recicláveis e reaproveitáveis para a construção de cenários, figurinos e adereços. Foram feitas pesquisas a respeito da durabilidade desses materiais para que sigam fiéis ao seu propósito, no caso de um espetáculo cumprir uma longa temporada. Garrafas pet, embalagens tetra-Pack, papelão, filtros e embalagens de café, embalagens de manteiga, rolos de fitas, de tecidos, mangueiras descartadas e outros, estão na lista dos materiais utilizados pela Cia duZEUSes. O Projeto de Extensão será concluído em março de 2018 com a realização de 2 oficinas para partilhar as descobertas do grupo relacionadas ao uso desses materiais, e, assim, difundir conhecimento que possa tornar mais acessível a produção de espetáculos,  a custos reduzidos. Segundo os integrantes do grupo, nesse aspecto, “essa é, acreditamos, a meta de todas as Cias Artísticas acadêmicas”.

Texto: Isto não é uma fábula (adaptação de A Raposa e as Uvas, de

Guilherme Figueiredo)

Adaptação: Cia duZEUSes

Direção: Lucas Lima

Produção: Cia duZEUSes

Elenco: Arthur Dobler, Dayane Ros, Luã de Lima, Mariana Barreiros, Matheus

Marques.

Orientação: Luiz Fernando Pereira (LF)

Direção de Arte: LF

Confecção de Figurinos, Cenário e Adereços: LF, Cia duZEUSes e MaLu

Leite

Iluminação e Som: Cia duZEUSes

Operador de iluminação: Leonardo Engel

Servidores Técnicos: Gabriel Guedert e Rachel Teixeira

Fotos Divulgação: Mayara Souto

O QUÊ: Apresentação da peça “Isto não é uma fábula”

QUANDO: 25 e 26 de novembro e 02 e 03 de dezembro de 2017, às 20 horas

QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade. Os ingressos são limitados à capacidade do teatro (108 lugares) e serão distribuídos uma hora antes do início da apresentação da peça.

ONDE: Teatro da UFSC (ao lado da Igrejinha), Praça Santos Dumont,

Trindade, Florianópolis-SC

CONTATO: Teatro da UFSC – Departamento Artístico Cultural (DAC): (48) 3721-3853   –   www.dac.ufsc.br

CLASSIFICAÇÃO: 12 anos – Duração: 70 minutos