Exposição do fotógrafo Tasso Scherer abre no Hall da Reitoria da UFSC, nesta terça-feira, 17/10

13/10/2017 17:29

Abre nesta terça-feira, 17 de outubro, às 19 horas, a exposição “Imagens & Textos” do fotógrafo Tasso Scherer. A abertura acontece no Hall da Reitoria da UFSC onde a mostra poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 7 às 20 horas, até o dia 10 de novembro.

A exposição apresenta 32 fotos, na sua grande maioria coloridas, em tamanho de (40×60)cm, cada uma contendo um texto, uma leitura-depoimento, de pessoas de várias áreas de atuação, reconhecidas do cenário local, como professor, médico, engenheiro, artista plástico e de teatro, cineasta, jornalista; enfim, profissionais e amadores da fotografia que escreveram as suas impressões sobre as fotos do artista.

As fotos mostram aspectos da cultura de Florianópolis — cidade onde o artista nasceu, foi criado e ainda vive —, revelando paisagens, barcos, casarios, pessoas, momentos do cotidiano. Também há imagens de outras cidades do estado, mas sem serem identificadas; pois, para o artista, essas fotos ganham um caráter universal, uma vez que a beleza pode ser encontrada em qualquer lugar. As fotos não possuem título. Segundo o artista, isso foi proposital, deixando a liberdade para que cada espectador elabore a sua legenda, o seu texto para cada foto, conforme as percepções de cada um. Para esta mostra, cada foto foi apreciada por uma pessoa, que externou a sua relação com a imagem, e essa impressão foi registrada nos textos que acompanham as fotos.

O fotógrafo intensificou o seu trabalho com a fotografia há seis anos, após adquirir mais conhecimento das técnicas dessa arte, e desde então realiza as suas “saídas fotográficas” com a intenção de retratar e conhecer melhor a sua terra. “Apaixonado pela fotografia e pela terra catarinense, uni essas duas paixões para meu deleite e para deixar um pequeno registro de suas belezas arquitetônicas, naturais e da gente que aqui vive” completa o artista.

Com imagens selecionadas dentre centenas de fotos, a exposição tem curadoria da professora e artista plástica Ju Crispe e do cineasta Zeca Pires e é uma promoção do Departamento Artístico Cultural (DAC), da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Sobre o fotógrafo

Tasso Scherer nasceu no dia 17 de abril, de 1960, em Florianópolis. Cursou o Ginasial e o Colegial no Colégio de Aplicação da UFSC.

Foi aprovado no vestibular da UFSC, em 1978, para o curso de Economia, o qual cursou por 4 anos, sem concluir.

Começou a fotografar por volta de 2011, com o objetivo de fotografar o nascimento e o crescimento do seu último filho. Gostou da empreitada e não largou mais a câmera, que passou a ser o seu próprio olho.

Buscando novos conhecimentos, ingressou no Curso Técnico do SENAC, em maio de 2013, finalizando-o em julho do mesmo ano.

Em 2017 ingressou no Curso de Graduação em Fotografia da UNIVALI.

Atualmente o fotógrafo dedica-se exclusivamente à fotografia.

No Hall da Reitoria da UFSC, realizará a sua primeira exposição.

O quê: Abertura da exposição “Imagens & Textos” do fotógrafo Tasso Scherer.

Quando: terça-feira, 17 de outubro de 2017, às 19 horas. Visitação: de segunda a sexta-feira, das 7 às 20 horas, até 10 de novembro.

Onde: Hall da Reitoria da UFSC, Praça da Cidadania, Campus da UFSC, Trindade, Florianópolis (SC).

Quanto: gratuito e aberto à comunidade.

Contato: Departamento Artístico-Cultural (DAC) / Igrejinha da UFSC, Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis (SC) / 3721-3853 / 3721-9447 – www.dac.ufsc.br

[CW] DAC/SeCArte/UFSC, com informações dos organizadores da mostra.