‘Mostra Sylvio Back 8.0’ chega ao terceiro fim de semana com exibição de três filmes

21/09/2017 00:00

Neste fim de semana (22, 23 e 24 de setembro), a ‘Mostra Sylvio Back 8.0 – filmes noutra margem’ exibe outros três filmes do cineasta.

Neste fim de semana, 22, 23 e 24 de setembro, a “Mostra Sylvio Back 8.0 – filmes noutra margem” exibe outros três filmes do cineasta: “Guerra do Brasil”, “Radio Auriverde” e “Yndio do Brasil”, às 20h, no Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis.

Sylvio Back é homenageado pelos seus 80 anos de vida com a “Mostra Sylvio Back 8.0 – Filmes Noutra Margem”. A mostra exibe, durante os finais de semana de setembro, 12 filmes do cineasta – todas as exibições são gratuitas e abertas ao público.

Os filmes deste final de semana

22/09 às 20h – Guerra do Brasil  (1987 / 84 min)

23/09 às 20h – Rádio Auriverde   (1991 / 70 min)

24/09 às 20h – Yndio do Brasil     (1995 / 70 min)

Sinopses

Guerra do Brasil

Entre 1864 e 1870, a América do Sul é palco do maior e mais sangrento conflito armado do século, conhecido como a “Guerra do Paraguai”, ou “Guerra Grande”, para os paraguaios. Misturando realidade e ficção, o documentário debate este “ensaio” da I Guerra Mundial, que envolveu Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, vitimando em torno de um milhão de pessoas. No filme entrelaçam-se a história oficial, o imaginário popular e a crítica de militares, cronistas e historiadores, articulado a um complexo painel iconográfico e musical, e a um resgate visual do teatro de operações no Paraguai.
(Filmow)

DEDE

Rádio Auriverde
Um novo olhar sobre as ações do exército brasileiro na Itália, no período da Segunda Guerra Mundial, entre 1944 e 1945, buscando uma revisão histórica e uma perspectiva mais realista e factual dos acontecimentos através da montagem de imagens de arquivo da época, trechos de cinejornais, filmes do período.
(Adorocinema)

DEDE

Yndio do Brasil

Colagem de dezenas de filmes nacionais e estrangeiros de ficção, cinejornais e documentários, revelando como o cinema vê e ouve o índio brasileiro desde quando foi filmado pela primeira vez, em 1912. São imagens surpreendentes, emolduradas por músicas temáticas e poemas, que transportam o espectador a um universo idílico e preconceituoso, religioso e militarizado, cruel e mágico, do índio Brasileiro.
(Adorocinema)

Sylvio Back

Autor de 38 filmes e detentor de 76 prêmios nacionais e internacionais, Sylvio Back é cineasta, poeta, roteirista, escritor e produtor. Filho de imigrantes, pai húngaro e mãe alemã, nascido em Blumenau (SC), 1937.

Autodidata (ou, nas suas palavras: “Aprendi cinema vendo e ‘lendo’ filmes”), sem nunca ter sido assistente de outro cineasta, Back opta por trocar a contemplação pela realização. Desde “As Moradas” – seu primeiro curta –, Back roteirizou, dirigiu e produziu (e coproduziu) trinta e oito filmes – entre curtas, médias e doze longas-metragens, os mais recentes, o docudrama “O Contestado – Restos Mortais”’ (118 min., 2010) e “O Universo Graciliano” (84 min., 2013) – o primeiro filme sobre a vida-obra-e-morte do escritor Graciliano Ramos.

Referindo-se à mostra, que leva o jovial título de “Sylvio Back 8.0 – Filmes Noutra Margem”, Back sublinha que “nesse embalo de garimpo fílmico-existencial é que topei dar passagem a esta inestimável retrospectiva em Florianópolis para cravar minha nova idade. Que os filmes falem por mim, eles sempre foram melhores do que eu! […]’’.

Os Realizadores /Apoiadores da mostra:

Realização:

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) / Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte) / Departamento Artístico Cultural (DAC) e  TV UFSC

Apoio:

Governo de Santa Catarina – Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte / Fundação Catarinense de Cultura – FCC / Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina – MIS-SC / Cinemateca Catarinense – ABD.SC / 77 letras – Selo e Desenho Editorial / UNISUL – Universidade do Sul de Santa Catarina / Cinema & Audiovisual – Universidade do Sul de Santa Catarina / Cineclube Cinema Unisul

O QUÊ: “Mostra Sylvio Back 8.0 – Filmes Noutra Margem”, com apresentação dos filmes: “Guerra do Brasil”, “Rádio Auriverde” e “Yndio do Brasil”

QUANDO: dias 22, 23 e 24 de setembro de 2017, às 20 horas

ONDE: na sala de cinema do CIC – Centro Integrado de Cultura, da Fundação Catarinense de Cultura, em Florianópolis-SC (os filmes também serão apresentados no canal TV UFSC, NET 15 e 6.1 aberto, digital)

QUANTO: gratuito e aberto ao público.

CONTATOS: Cinema do CIC – Centro Integrado de Cultura: (48) 3664-2555

Departamento Artístico Cultural (DAC) da UFSC: www.dac.ufsc.br – (48) 3721-2385

Para saber mais sobre a ‘Mostra Sylvio Back 8.0’, acesse o link

Para ​ver trailers e making of de alguns filmes de Sylvio Back, acesse