‘Mostra Sylvio Back 8.0’ chega ao segundo fim de semana com exibição de três filmes

15/09/2017 01:24

Neste fim de semana (15, 16 e 17 de setembro), a ‘Mostra Sylvio Back 8.0 – filmes noutra margem’ exibe outros três filmes do cineasta

O cineasta Sylvio Back é homenageado pelos seus 80 anos de vida com a “Mostra Sylvio Back 8.0 – Filmes Noutra Margem”. A mostra exibe, durante os finais de semana de setembro, 12 filmes do cineasta – todas as exibições são gratuitas e abertas ao público. Neste próximo final de semana (15, 16 e 17 de setembro) serão exibidos os filmes “Aleluia Gretchen”, “Revolução de 30” e “República Guarani”, às 20h, no Cinema do CIC – Centro Integrado de Cultura, em Florianópolis.

Os filmes deste final de semana

15/09 às 20h – Aleluia, Gretchen                                          (1976 /118 min)
16/09 às 20h – Revolução de 30                                          (1980 / 118 min)
17/09 às 20h – República Guarani                                       (1982 / 100 min)

Sinopses

Aleluia, Gretchen
Uma família foge da Alemanha nazista, desembarcando no Brasil por volta de 1937. Ao chegar, compra um hotel no interior do Paraná, que se torna ponto de simpatizantes do nazismo, apesar do chefe da família ter ideias mais liberais. Só que seus integrantes encontram muitos problemas de adaptação a essa nova terra, além de terem que enfrentar os traumas da guerra.

Revolução de 1930

Revolução de 30
Uma reconstituição dos fatos que antecederam a Revolução de 30 em São Paulo e os acontecimentos durante o movimento através da montagem de imagens de arquivo da época e outros recursos audiovisuais, como cinejornais, filmes do período, canções célebres daqueles anos, além de comentários de alguns historiadores.

República Guarani
Através de imagens de arquivos e depoimentos de célebres historiadores das mais diversas nacionalidades e linhas de pesquisa, Sílvio Back remonta os passos das missões jesuíticas que aportaram no Brasil e na América do Sul no século dezessete para compreender as formações e os costumes das antigas comunidades indígenas nativas que foram dizimadas pelo homem branco.

Sylvio Back

Autor de 38 filmes e detentor de 76 prêmios nacionais e internacionais, Sylvio Back é cineasta, poeta, roteirista, escritor e produtor. Filho de imigrantes, pai húngaro e mãe alemã, nascido em Blumenau (SC), 1937.

Autodidata (ou, nas suas palavras: “Aprendi cinema vendo e ‘lendo’ filmes”), sem nunca ter sido assistente de outro cineasta, Back opta por trocar a contemplação pela realização. Desde “As Moradas” – seu primeiro curta –, Back roteirizou, dirigiu e produziu (e coproduziu) trinta e oito filmes – entre curtas, médias e doze longas-metragens, os mais recentes, o docudrama “O Contestado – Restos Mortais”’ (118 min., 2010) e “O Universo Graciliano” (84 min., 2013) – o primeiro filme sobre a vida-obra-e-morte do escritor Graciliano Ramos.

Referindo-se à mostra, que leva o jovial título de “Sylvio Back 8.0 – Filmes Noutra Margem”, Back sublinha que “nesse embalo de garimpo fílmico-existencial é que topei dar passagem a esta inestimável retrospectiva em Florianópolis para cravar minha nova idade. Que os filmes falem por mim, eles sempre foram melhores do que eu! […]’’.

Os Realizadores /Apoiadores da mostra:

Realização:

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) / Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte) / Departamento Artístico Cultural (DAC) e  TV UFSC

Apoio:

Governo de Santa Catarina – Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte / Fundação Catarinense de Cultura – FCC / Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina – MIS-SC / Cinemateca Catarinense – ABD.SC / 77 letras – Selo e Desenho Editorial / UNISUL – Universidade do Sul de Santa Catarina / Cinema & Audiovisual – Universidade do Sul de Santa Catarina / Cineclube Cinema Unisul
Para saber mais sobre a ‘Mostra Sylvio Back 8.0’, acesse o link

O QUÊ: “Mostra Sylvio Back 8.0 – Filmes Noutra Margem”, com apresentação dos filmes: “Aleluia Gretchen”  (classificação indicativa: 16 anos), “Revolução de 30” e “República Guarani”

QUANDO: dias 15, 16 e 17 de setembro de 2017, às 20 horas

ONDE: na sala de cinema do CIC – Centro Integrado de Cultura, da Fundação Catarinense de Cultura, em Florianópolis-SC (os filmes também serão apresentados no canal TV UFSC, NET 15 e 6.1 aberto, digital)

QUANTO: gratuito e aberto ao público.

CONTATOS: Cinema do CIC – Centro Integrado de Cultura: (48) 3664-2555

.                           Departamento Artístico Cultural (DAC) da UFSC: www.dac.ufsc.br – (48) 3721-2385

Paulo Marcos de Assis/Estagiário de Jornalismo/DAC/SeCArte/UFSC